O que deve vir primeiro o projeto ou o terreno?

Gostaria de saber se é possível que seja elaborado um "projeto conceito", sem detalhes, a partir de uma noção de um terreno que se deseja. Por exemplo: ainda não comprei o terreno, mas tenho convicção que será em declive. É possível realizar um "projeto conceito" da casa, sem ter medidas do terreno?

O que deve vir primeiro o projeto ou o terreno?

Gostaria de saber se é possível que seja elaborado um "projeto conceito", sem detalhes, a partir de uma noção de um terreno que se deseja. Por exemplo: ainda não comprei o terreno, mas tenho convicção que será em declive. É possível realizar um "projeto conceito" da casa, sem ter medidas do terreno?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 4
Valdemir Nogueira Chagas

Luiz, bom dia!

Não aconselho fazer antes poderá ser um trabalho perdido. O estudo preliminar do projeto deve ser feito a partir da aquisição do terreno, pois envolve vários fatores para o projetista fazer um projeto eficiente, ou seja, é a orografia do local que determinará a elaboração do projeto. Orografia é o levantamento das condições locais, tais como: topografia, clima, vizinhança, posicionamento em relação ao nascer do Sol, vento, tipo de solo, árvores e outros que possam influenciar na execução da construção. A CKS Consultores fica a sua disposição para maiores esclarecimentos ou mesmo para desenvolver o projeto, pois além do projeto de arquitetura, realizamos projetos de instalações elétricas, hidráulicas, estrutural, design de interiores e paisagismo.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
A M Arquitetura e Urbanismo
Particular - há 7 anos

Bom dia Luiz!

Tudo bom?

Sua pergunta é muito importante!

Inicialmente, realizar um simples estudo para efeito ilustrativo, é possível.

Quero lhe ressalvar de que primeiramente você deve iniciar a procura do terreno com as dimensões que o sr acredite ser necessária para atender sua ideia, para isso, procure um terreno sempre acompanhado de um profissional da arquitetura.

Em seguida da escolha e aquisição do terreno o sr deve realizar o levantamento planialtimétrico, que é feito por um topógrafo. Com esses dados em mãos você pode iniciar seu projeto.

Espero que eu tenha esclarecido suas dúvidas.

Fernando Berti
Prefeitura Municipal Macedônia Sp (Macedônia, São Paulo) Prefeitura Municipal Macedônia Sp - há 7 anos

Com a ideia do numero de cõmodos, banheiros garagens pra qtos veículos tipo de arquitetura, pode ser feito um ante projeto estudo prevendo uma declividade que venha a contribuir com o estudo arqutetônico, este estudo pode ser feito de tal forma que permita uma visão do cliente leigo em imaginar como ficara sua casa depois de pronta. para isso utilizamos programas que geram imagens em três dimensões incluindo mobilha e acabamentos. Mas frizamos bem que este será apenas um estudo que para executar o projeto final será necessário os dados do terreno real com suas características fornecidas, tais como tipo de solo; aclive ou declive, dimensões exatas localização etc.estamos a disposição para elaborar estes estudos. GAIA ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL.

Responder
Bruno-Engenharia 3d - Projetos e Consultorias

sim e possivel desde que se tenha ja em mente a cidade onde sera construído pois cada cidade tem uma lei em relacao aos recuos. mas caso queira ter uma idéia nos desenvolvemos o projeto entre em contato

Responder
Inativo Não Funciona
Particular - há 7 anos

Boa tarde,

É possível realizar um projeto conceitual e buscar um terreno que se encaixe nessas características.

Após a compra do terreno deve ser realizado um projeto detalhado, totalmente adaptado ao terreno e incluindo os projetos complementares.

Murbren Engenharia
Murbren Engenharia (Ribeirão Preto, São Paulo) Murbren Engenharia - há 7 anos

Boa tarde, Luiz.

Tudo bem?

Meu nome é William, sou engenheiro civil. Tenho uma empresa e trabalho com obras e projetos.

Bom, respondendo a sua pergunta.

Primeiramente você precisa definir algumas coisas. Como a localização que pretende construir e a tipologia de sua construção. O ideal é que você busque um profissional capacitado para ajudar-lhe a escolher um terreno que atenda a suas necessidades.

São diversos fatores que influenciam na hora de projetar uma casa. Tanto no aspecto arquitetônico, como no estrutural. Esses fatores, podem causar frustrações futuramente a você.

Portanto, contrate um profissional da área. Esse é um investimento que trará a você economia, segurança e qualidade.

Espero ter ajudado.

Boa sorte!

MURBREN ENGENHARIA

Engº. William Fujii

Responder
William Martins
William Martins Engenharia Ltda. (Caraguatatuba, São Paulo) William Martins Engenharia Ltda. - há 7 anos

A exemplo de Brasília, tudo pode ser planejado, depois de discutidas as ideias, vem a fase do detalhamento e execução. Voce está nesta fase, é bom contar com especialistas no assunto, e com os recursos da tecnologia, quase tudo pode ser realizado "on line", fique a vontade para avançar em seus planos. .

Responder
David Nacci
Lda-inbrasil (Ipatinga, Minas Gerais) Lda-inbrasil - há 7 anos

Bom dia Luiz,

Um projeto sem um terreno onde inseri-lo seria uma especulação de ideias que pode somente te ajudar a tirar duvidas sobre as suas reais necessidade de espaços (casa+terreno). Como já sugerido aqui, seria ideal visitar os terrenos, ou lotes, conjuntamente com um arquiteto em modo tal analisar todas as questões intrínseca da área, assim podendo descartar os terrenos inapropriados as suas necessidades e se direcionar somente nas caraterísticas que vão te atender (dimensão, inclinação, orientação, ambiente, preço, etc.)

Responder
Antonio César Blumer
Projectra Elétrica Ind E Com. Ltda Me (Piracicaba, São Paulo) Projectra Elétrica Ind E Com. Ltda Me - há 7 anos

Se você tem um ideal de projeto, isto é, o que você pretende ter em sua residência, pode ser feito um pre-projeto para se ter noção de tudo, então buscar um local ideal para executar o projeto. colocar no papel é ideal para planejamento, onde comprar por exemplo, a tecnologia que você pretende, produzir energia elétrica, aquecer água, aquecer piscina.

levantar todo custo, qual a infraestrutura para atingir todos os item, poço ir acrescentando as tecnologias sem ter que fazer outra obra.

Responder
Presley Virgem de Andrade
Projalpha - Projetos De Engenharia (Palmas, Tocantins) Projalpha - Projetos De Engenharia - há 7 anos

É possível desde que se tenha noção da media dos tamanhos do lote que existe na cidade. A partir daí pode-se fazer o projeto de arquitetura. O projeto de fundações e estrutura somente depois de ter o lote e fizer a investigação do solo.

A PROJAPLHA está a disposição para esclarecer mais dúvidas.