O que e melhor? Modulados ou Sob Medida?

Gostaria de saber qual a diferença entre esses dois sistemas de trabalho, lembrando que lojas multimarcas atuam modulados e marceneiros com sob medida, o que é melhor?

O que e melhor? Modulados ou Sob Medida?

Gostaria de saber qual a diferença entre esses dois sistemas de trabalho, lembrando que lojas multimarcas atuam modulados e marceneiros com sob medida, o que é melhor?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Ronaldo Candido
Veritate Marcenaria (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Veritate Marcenaria - há 7 anos

Com exceção as lojas de revenda de móveis que só revendem móveis prontos de determinadas fábricas, ou seja, aqueles móveis que são expostos em grandes magazines, como Casas Bahia, Marabraz e lojas do tipo, os demais revendedores de móveis - ditos planejados - na sua maioria vendem MÓVEIS MODULADOS.

Os móveis modulados são aqueles oferecidos pela maioria das lojas de revenda autorizada dos grandes fabricantes de móveis do Brasil e possuem variações de medidas pré estabelecidas pelo fabricante. Por exemplo, um módulo inferior de 2 portas para ser usado em uma cozinha terá variações entre 100 e 200mm na largura, ou seja, os módulos de 2 portas podem ter 300, 400, 500...1000mm de largura mas NÃO podem ter medidas "quebradas" (452, 683 etc). Isso significa que quando um consumidor ou arquiteto precisa ocupar um determinado espaço de um cômodo da casa ou escritório e queira preenchê-lo de fora a fora, quase sempre haverá necessidade de um "tapa buraco". Em uma cozinha, por exemplo, a revenda irá lhe oferecer um porta toalhas, ou um suporte para garrafas de vinho ou ainda um galheteiro...em sua maioria são artifícios para preencher o espaço não ocupado pela medida padrão dos módulos utilizados pelo fabricante.

Já os móveis planejados sob medida são aqueles produzidos especialmente para um determinado espaço e local, não importa se a medida necessário é fracionada ou não (452, 683, 1042 etc). Isso quer dizer que o móvel será construído especialmente para aquele cliente e para aquele espaço, sem necessidade de artifícios de "complementos de decoração". Obviamente que um cliente poderá querer um porta toalhas ou um galheteiro um sua cozinha, por exemplo, mas esse complemente só será feito se o cliente quiser e não por uma necessidade de preenchimento de espaço.

Em suma, os móveis PLANEJADOS podem ser:

1. MODULADOS (variações de medida pré determinada pelo fabricante) ou;

2. SOB MEDIDA (o móvel é construído na medida exata para o local onde será instalado).

O termo "planejado" nada mais é do que a designação de qualquer móvel que foi "pensado" para ser construído, o que em tese serve para qualquer móvel. Infelizmente o termo passou a ser adotado para designar móveis modulados (lojas de revenda) como se um móvel feito por uma marcenaria por exemplo não fosse também planejado.

Responder
Beloarte Planejados
Particular - há 7 anos

André, o ideal é você fazer primeiro um projeto do que deseja e depois orçar tanto na loja quanto na marcenaria. Depois disso, pegue o máximo de informações destes lugares e só depois compare.

Pois não adianta comparar um lugar que trabalho com aglomerado com outro que trabalha com MDF.....

Paulo
Particular - há 8 anos

nossos moveis sob medida sao de alta qualidade bom preço atendimento imediato materiais de alta qualidade preservamos a nossa amizade com muito carinho varios elogios de qualidade do moveis falha pode acontecer mais muito pouco trabalhamos com profiocionais qualificados no serviço fassa seu orçamento sem conpromiço

Arlei dos Santos Silva
Particular - há 8 anos

normalmente em alguns aspectos a loja e os profissionais liberais são idênticos, mas tanto com um quanto com outro pode haver falhas, mas vamos ao que interessa. quando você trata com uma pessoa que é profissional liberal ou mesmo empresa de pequeno porte, há uma preocupação maior com entrega, compra de materiais, qualidade com relação a acabamento e o próprio bem estar do cliente. lógico nas lojas grande (algumas) isso também acontece. mas o que vejo são materiais de baixa qualidade com uma capa muito bonita ou bem elaborada mas, que não tem tão boa qualidade, mas quando quiser fazer um móvel planejado pesquise se informe a respeito dos materiais. boa sorte.

Leugim    Ritter
Lr Móveis (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Lr Móveis - há 9 anos

Pessoal, segue minhas dicas para quem tem duvidas sobre móveis sob medida e planejado.

Diferenças :

Quando o móvel escolhido é sob medida, significa que o profissional especializado irá projetá-lo com base na medida exata do imóvel, partindo do zero. Neste formato, cada peça tem um corte específico para encaixar milimetricamente nos espaços. “A técnica sob medida permite que alguns móveis sejam trabalhados de forma mais detalhada, com aplicação de molduras mais elaboradas, além de preencher todos os espaços”, explica Antônio Roberto Alves, marceneiro com experiência de mais de 30 anos de mercado.

Já o móvel planejado, consiste em uma modulação padrão de medidas. Ou seja, para um projeto, são utilizados módulos pré-fabricados em dimensões padronizadas que se encaixam entre si, sendo finalizados com peças de acabamento. “O móvel planejado trabalha com a fabricação de modulados, ou seja, todas as peças são feitas em medidas padrão. A partir das peças já determinadas pela fábrica, as lojas do ramo desenvolvem o projeto, desenhando através de programas computadorizados”, explica Daniela Soares, arquiteta.

Obrigado !

Responder
Donizeti Saltorato de Faria
Particular - há 9 anos

Ambos são de boa qualidade se for feita por pessoas especializadas, a vantagem do modulado é que são feitos em módulos separados daí vem o seu nome, no caso de manutenção por vazamento ou qualquer outro tipo de problema você pode trocar apenas o modulo afetado ou se quiser mudar de ambiente tem a possibilidade de alternar os módulos para que caiba em outro espaço.

Os módulos de loja geralmente vem definidos em medidas padronizadas para favorecer a fabricação, por isso desenvolvI módulos sob medida, o cliente vaI ter o seu modulado na medida certa de acordo com sua parede.

Jorge Luis
Particular - há 9 anos

Apesar de trabalhar com móveis sob-medida acho esta questão entre Modulados e Sob-medida irrelevante. Tanto que não existe consenso. Pois o importante é que o projeto atenda a necessidade dos clientes e muitas vezes os modulados também conseguem. E quando não conseguem adaptam-se os módulos.

Entendo que o cliente deve se preocupar com a qualidade final e tanto marcenarias como lojas de modulados podem oferecer péssima qualidade.

Por isto avalie o comprometimento da empresa na funcionalidade do projeto. O Compromisso com o prazo de entrega. A qualidade dos acabamentos (tipo de fita de bordas utilizadas, cortes e puxadores). As ferragens para montagem dos móveis. A capacitação técnica dos montadores e os materiais utilizados (ferragens e madeiras) e por último e não menos importante o preço cobrado.

Espero que tenha ajudado.

Rubens  Berloffa Junior
Particular - há 9 anos

Os modulados atendem bem ao cliente, porém nas marcenarias os projetos são personalizados e únicos de acordo com o perfil de cada cliente, é elaborado um projeto diferenciado oferecendo qualidade e eficiência além da escolha de padrões otimizando custos/ benefícios e prazos, para melhor satisfação dos clientes.

Evandro Ferreira
Q Arte Móveis (Capivari, São Paulo) Q Arte Móveis - há 9 anos

Bom dia, vou tentar explicar de uma maneira facil para que vc entenda:

Modulado são caixas prontas com medidas padrão, onde irão tentar encaixar no seu espaço, da forma que eles acharem melhor onde vc não tem muita opção de escolha,

Planejados são móveis totalmente exclusivo onde será aproveitado todo seu espaço proporcionando mais praticidade e beleza, e vc tambem pode fazer as divisões internas e gavetas como vc quieser, fora a qualidade muito superior "depende do profissional que vc escolher é claro"

Q Arte Móveis

Responder
Deocleciano da silva
Moviatti Móveis Sob Medida (Embu, São Paulo) Moviatti Móveis Sob Medida - há 9 anos

olá !

Marcenaria é melhor , principalmente se vc precisa de moveis mais funcionais e de melhore qualidade.

pois é um serviço vip podemos dizer assim , totalmente feito do gosto do cliente e feito pra aproveitar o maximo de espaço.

o que não acontece nas lojas pois raramente seus representantes vão as residencias dos cliente, e eu acho que isto é a parte mais importante do trabalho.

grato!

Responder
Maurizio  Frasca
Particular - há 9 anos

Bom, na verdade também lojas trabalham sob medida.. Hoje temos muitos móveis com várias medidas para resolver a questão dos espaços limitados. E interesse das lojas, não perder os, clientes por causa de centímetros. Elas também cortam as peças moduladas para atender a demanda.

Se formos analisar custos... O marceneiro torna-se mais barato. E você ainda, escolhe a madeira que será usada. Na, loja isso não acontece. Mas nas lojas têm assistência a longo prazo...

Ao final, quem decide o que é melhor e você!

Preço, variedade, atendimento, prazos de entrega.

Tudo deve ser do seu gosto. Isso decide. Se lhe atende nas, áreas citadas...isso é o melhor.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de móveis na sua região