O que é preciso saber antes de começar um projeto arquitetônico?

Estou prestes a comprar um lote para a construção da minha casa e me interessei por um projeto que será adquirido pela internet, da Arquelux, mas não sei as informações do lote que eles precisarão.

Pesquisei na internet mas vi algo somente sobre a sondagem.

Preciso da suas ajuda. O que o arquiteto precisa saber antes de dar inicialização no projeto?

Obrigada.

O que é preciso saber antes de começar um projeto arquitetônico?

Estou prestes a comprar um lote para a construção da minha casa e me interessei por um projeto que será adquirido pela internet, da Arquelux, mas não sei as informações do lote que eles precisarão.

Pesquisei na internet mas vi algo somente sobre a sondagem.

Preciso da suas ajuda. O que o arquiteto precisa saber antes de dar inicialização no projeto?

Obrigada.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Thereza Alves
Alves Arquitetas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Alves Arquitetas - há 5 anos

Olá Tamires, para a realização de um bom projeto arquitetônico que atenda as suas necessidades , para o conforto e bem estar dos moradores e principalmente que te faça feliz com o resultado você precisa se atentar para algumas questões.

O projeto precisa estar compatível com o terreno em que ele será construído, um projeto para terreno plano, sem considerar a declividade (desnível) do seu terreno, não irá lhe atender da forma adequada.

O arquiteto vai fazer a análise das leis do município onde reside para fazer a sua residencia de acordo os parâmetros exigidos, que variam de cidade para cidade. Então mesmo com a aquisição de um modelo pela internet, é necessário a orientação de um profissional sobre a aprovação e atendimento dos critérios dessa planta para as leis da sua cidade.

Um projeto personalizado, pensado para você, te trará inúmeros benefícios, em relação ao bem estar, ventilação, iluminação, funcionalidade, cuidado e pode acreditar , ele pode ser econômico!

Precisando de orientação, a Alves Arquitetas está à sua disposição.

Responder
Ivan Zenha
SIM arquitetura e construção (Belo Horizonte, Minas Gerais) SIM arquitetura e construção - há 5 anos

Boa tarde Tamires, gostaria de dizer que o projeto escolhido é muito bom, porem para um terreno plano. Pela foto do terreno que você postou, o desnível deve ser em torno de 8 metros ou mais, praticamente inviabilizando este projeto. Caso queira conversar sobre escolha do terreno, tecnologias aplicadas como energia solar, projetos ou obra, estamos a disposição.

Responder
Adriane Vilela
Adriane Vilela Arquitetura E Interiores (Belo Horizonte, Minas Gerais) Adriane Vilela Arquitetura E Interiores - há 5 anos

Boa tarde Tamires. Mesmo que você compre um projeto pronto será necessário um profissional para fazer a aprovação desse projeto na Prefeitura. Na minha opinião o mais importante para iniciar um projeto é saber os parâmetros urbanísticos aplicáveis ao lote, principalmente em grandes cidades como Belo Horizonte. Nesse caso, um profissional da área poderá te ajudar. Se precisar estou à disposição.

Responder
Débora
Débora Vieira Arquitetura e Design (Poços de Caldas, Minas Gerais) Débora Vieira Arquitetura e Design - há 5 anos

Cada terreno exige um projeto diferenciado, isso porque diz respeito a uma localização com relação ao norte (que permite o estudo de iluminação natural e ventilação adequadas), vistas que devem ser valorizadas entre outras particularidades, por isso o projeto deve ser feito para este local e quanto mais informações, melhor. Com relação ao terreno em si, a sondagem permite verificar o solo e facilita o calculo estrutural. O levantamento topográfico informa como o projeto pode tirar melhor partido do relevo. Isto tudo leva a um projeto com custo x benefício melhor, onde o projeto será melhor utilizado pelo proprietário e bem aproveitado dentro do terreno adquirido e dos limitantes. Alem disso, pesquise bastante e envie informações sobre o que te faz feliz na sua casa!! Isso é um bom começo de conversa...

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região