O que é Segurança do Trabalho?

Oque é segurança e por onde devemos começar?

O que é Segurança do Trabalho?

Oque é segurança e por onde devemos começar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 2
Susana   Rodrigues
Ibisem Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ibisem Engenharia - há 8 anos

A Segurança do Trabalho atua na prevenção dos acidentes do trabalho. A áreas de maior risco são:eletricidade, máquinas e equipamentos, incêndios, armazenamento e transporte de materiais, manuseio de produtos perigosos, ferramentas manuais e contato com agentes biológicos. O agente de segurança do trabalho atua principalmente na concientização do risco somado a outros fatores a depender da área de atuação do trabalhador.

Responder
Antonio Carlos  Lima Pereira
Jac Instalação E Manutenção Elétrica Ltda. (Piracicaba, São Paulo) Jac Instalação E Manutenção Elétrica Ltda. - há 8 anos

Conforme Chiavenato (2004), pode se definir a segurança do trabalho como o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. A segurança do trabalho está relacionada com condições de trabalho seguras e saudáveis para as pessoas.

Responder
BEZERRA ESTRUTURAL ENGENHARIA Bezerra
Bezerra Estrutural Engenharia (Caruaru, Pernambuco) Bezerra Estrutural Engenharia - há 8 anos

Prezada gecelia alves,

a segurança do trabalho como o próprio nome já indica é um conjunto de procedimentos regulamentados pela norma nr 18 - condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção (ministério do trabalho) nb 1367 (nbr 12284) - áreas de vivência em canteiros de obras (abnt) que visam minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do operário.Em síntese, pode-se definir segurança do trabalho como uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.

Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho:

prevenção de acidentes

promoção da saúde

prevenção de incêndios

para a felicidade de empregado e empregador, hoje as condições de segurança do trabalho de acordo com a norma técnica, é fiscalizada pelo ministério do trabalho em todo território nacional o que seguramente reduziu consideravelmente a incidência de acidentes do trabalho em obras em geral.

Abraços

Responder
Geraldo Souza
Previna Assessoria Em Segurança Do Trabalho (Jaú, São Paulo) Previna Assessoria Em Segurança Do Trabalho - há 8 anos

Trata-se de uma obrigação legal e obrigatória, preservando a integridade do trabalhador, zelando pelo cumprimento das Normas Regulamentadoras do Ministerio do Trabalho.

Documentos como ordem de serviço, ASO, e ppra são alguns obrigatorios...