O que eu faço pra reforçar uma laje que selou?

Obra: Garagem coberta. Vão livre (11 C x 5,5 L ). Nas laterais, 2 cintas reforçadas de 50cm cada. Deu barriga de uns 13cm no inicio da laje. Essa parte mais crítica é do início até a 7° treliça, no restante selou pouco.

A treliça foi daquelas reforçadas, usou aquela grade por cima, ferros compatíveis, cintas laterais bem estruturadas e tal. Concreto usinado 25 mpa, espessura 5mm.

O erro parece ter sido no escoramento. Acontece que agora estou insegura demais, tenho medo desa laje cair, esteticamente falando, tá horrível rsrsrs e gostaria de ajuda para definir qual o melhor recurso/solucão/reforço?!

O que eu faço pra reforçar uma laje que selou?

Obra: Garagem coberta. Vão livre (11 C x 5,5 L ). Nas laterais, 2 cintas reforçadas de 50cm cada. Deu barriga de uns 13cm no inicio da laje. Essa parte mais crítica é do início até a 7° treliça, no restante selou pouco.

A treliça foi daquelas reforçadas, usou aquela grade por cima, ferros compatíveis, cintas laterais bem estruturadas e tal. Concreto usinado 25 mpa, espessura 5mm.

O erro parece ter sido no escoramento. Acontece que agora estou insegura demais, tenho medo desa laje cair, esteticamente falando, tá horrível rsrsrs e gostaria de ajuda para definir qual o melhor recurso/solucão/reforço?!

5 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Engenheiro Civil Dirceu Biochi Junior

resolver com aço parece a mais simples mas voçê pode resolver usando também concreto só que o nível da laje vai aumentar então:

- se no meio da laje supinar com macaco hidráulico e rafazer sob o meio da laje uma viga transversal com apoio lateral de no mínimo 40cm de altura com reentrancia para a laje, depois solta a laje por cima e feito.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Isso é tipica falha de escoramento; Dá para fazer um reforço estrutural metálico... dependendo da carga sobre a laje daria para estabilizar a flambagem ou mesmo para diminuir com o uso de macaco hidraulico, me passe as medidas que orçarei para voce

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Regiane
Particular - há 4 anos

Grata pela atenção, seria ótimo um orçamento para eu ter noção aproximada do quanto vai ficar, mas estou em Bh, e ví que a Scala é em Sp. Não vou te ocupar só pra me dar um orçamento . Vou seguir a direção que vc me deu e vou procurar por aqui

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região