Como fazer a troca do chuveiro?

Estou prestes a trocar este chuveiro, e pretendo abolir esta instalação com tomada, devido aos riscos já conhecidos, além da inconformidade com a norma. Hoje, abri a caixa da tomada apenas para checar a ligação e a situação dos fios, e me deparei com isto que está nas fotos. Não compreendi este fio azul, que provavelmente seria o terra, na forma como está conectado. Suspeito que deve estar tudo errado. Daí pergunto se, na nova instalação, ele ainda entraria no jogo ou sairia fora? E, aproveitando, teria como saber qual dos 2 fios brancos é o fase e o neutro sem precisar usar caneta teste, que não possuo?

Como fazer a troca do chuveiro?

Estou prestes a trocar este chuveiro, e pretendo abolir esta instalação com tomada, devido aos riscos já conhecidos, além da inconformidade com a norma. Hoje, abri a caixa da tomada apenas para checar a ligação e a situação dos fios, e me deparei com isto que está nas fotos. Não compreendi este fio azul, que provavelmente seria o terra, na forma como está conectado. Suspeito que deve estar tudo errado. Daí pergunto se, na nova instalação, ele ainda entraria no jogo ou sairia fora? E, aproveitando, teria como saber qual dos 2 fios brancos é o fase e o neutro sem precisar usar caneta teste, que não possuo?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 1
Pedro de Sousa
De Sousar Eletrica (Biritiba-Mirim, São Paulo) De Sousar Eletrica - há 6 anos

Primeiro passo ter conhecimentos básicos dos riscos com trabalhos em manutenção elétrica por mais simples que pareça é perigoso, cuidado!! Segundo passo as cores padrão são: vermelho fases 220 volts ac , azul claro neutro e verde terra, se não tem certeza do que vai fazer contate um eletricista qualificado, seria errôneo informar uma pessoa que desconhece o alto grau do perigo, extremamente perigoso tentar fazer a manutenção, choques elétricos podem ser fatais, já presenciei isso.

Responder
Henrique
Henrique Eletricista (Curitiba, Paraná) Henrique Eletricista - há 6 anos

Não tem como fazer a medição de cabos sem ferramentas apropriadas. Em chuveiros costuma-se utilizar conetores de porcelana. Ai recomendo que solicite ajuda profissional, para se certificar se a instalação está segura e apropriada para o novo chuveiro, e executa-lá.

Responder
Ruhtra
Particular - há 6 anos

Olá prezados, agradeço pelos comentários deixados até então.

Ressalto que detalhes relacionados a amperagem, bitola dos fios, potência do chuveiro, e voltagem estão fora de questão por enquanto, pois já foi tudo verificado e está de acordo com disjuntores, fiação, etc. Inclusive, o chuveiro atual tem a mesma potência do anterior (6.400 W), que funcionou até hoje sem problemas. A questão é toda em relação a instalação desta tomada especificamente.

Logo, a opinião que mais se adequou à dúvida foi a do Ricardo Menezes. A voltagem na residência é de 220v, e como bem desconfiei, o fio azul realmente está fazendo papel de terra ligado ao neutro da rede. Já providenciei conectores WAGO para fazer a emenda dos fios, e eliminar de vez a tomada.

Particular - há 6 anos

R: Faça uma instalação nova, com cabos flexiveis e com aterramento;

A disposição;

Ivan Donizeti Carneiro Carneiro

Vc antes de mais nada deve avaliar as condições do fio do chuveiro. Além disso verificar a potência do chuveiro. É mais importante ainda se há aterramento correto para evitar possíveis choques ou acidentes.

O mais comum usado e a conexão de porcelana. e fica dentro da caixa que passa os fios.

Qualquer dúvida estamos a disposição

Ivan

Responder
Marcos Santiago
Manutenção E Pintura Santiago (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Manutenção E Pintura Santiago - há 6 anos

Aconselho você a chamar um eletricista para verificar a instalação, para evitar problemas futuro.

Responder
Jailton Pulino
Elétrica Residêncial ( Pulino ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Elétrica Residêncial ( Pulino ) - há 6 anos

Caro Ruthra sujiro a vc arrancar a tomada e verificar a bitola do condutor se bate com a potência do chuveiro pois dependendo do chuveiro a bitola pode alterar, se não tiver aterramento faça um aterramento independente co a bitola correta de aterramento quanto à verificação do VOLTS do fio é mais confiável uma caneta de verificar o volt tem outros meios só que é mais sujerido para pessoas da área

Ricardo Menezes
Particular - há 6 anos

Olá, caro amigo esse fio azul está ligado no neutro se a instalação do chuveiro for 127v, essa ligação terra é antiga , não se faz mais por questões de segurança, se a tomada for 220v , tire urgente pq está errado e pode causar um acidente.... aconselho a usar um multímetro para saber qual a voltagem dessa instalação.

José Camilo da Silva Neto

Colega troca estes fios por cabinho estes ainda são fios rigidos

pelo visto este chuveiro é 127 volts você quer tirar o plug e a tomada troca por um borne de louça com três terminais para conectar peça para um eletricista mudar sua instalação para 220volts se precisar temos a solução.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região