O que pesa mais: uma laje de isopor ou um telhado de cerâmica?

Laje de isopor ou telhado de cerâmica com madeiras Massaranduba e barrotinho Massaranduba, qual pesa mais?

O que pesa mais: uma laje de isopor ou um telhado de cerâmica?

Laje de isopor ou telhado de cerâmica com madeiras Massaranduba e barrotinho Massaranduba, qual pesa mais?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Eng MF Consultoria & Soluções
Antonio Marcos Fonseca De Jesus (Caieiras, São Paulo) Antonio Marcos Fonseca De Jesus - há 1 mês

Valter, depende de muitas variáveis a serem analisadas, pois precisa definir a finalidade para entendermos melhor sua necessidade, qual sua priorização, se conforto térmico seria ao longo a ser levado em conta, dimensão da área a ser coberta, em via de regra a laje teria um peso maior, porém recomendo uma visita técnica de um profissional capacitado e habilitado para verificar in loco e tirar sua dúvidas.

Permaneço a disposição para mais informações.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 mês

Infelizmente. Não se pode comparar os dois tipos, pois eles possuem funçoes totalmente diferente. Se comportam completamente diferente diante do sol e chuva. Se apoiam de forma totalmente diferente sobre a casa... Além disso, o conforto térmico e desempenho são diferentes. Além da laje exigir outros cuidados para servir como cobertura... Se você quer cobrir a casa pra proteger da chuva. o ideal é um telhado bem feito. se possível com telha sanduíche que vai lhe proporcionar conforto térmico e baixíssima manutenção... Mas consulte um Engenheiro da sua região e pague um visita técnica pra ele te orientar in loco... Eu prefiro com total certeza um telhado bem feito... mas com forro por dentro pra evitar bichos..

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Valter, bom dia!

A sua pergunta carece de dados para que eu possa responder com precisão aproximada. Falta medidas da área a ser coberta, falta onde será apoiada tanto a laje como o telhado, é necessário saber o que será coberto, para uma avaliaçao de conforto ambiental. Lembro também que laje na substitui telhado pois com o tempo, em função da variação de temperatura, ela com certeza apresentará visuras e trincas, permitindo infiltração e o telhado sem laje permite entrada de ruídos, vento e até pássaros. Mais que o peso, o importante é saber qual o objetivo da minha cobertura.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS

Responder
Valter
Particular - há 1 mês

O objetivo e pra colocar bugigangas e estender roupas aqui onde mora e no 3 andar aí queria tira um aparte do telhado e fazer uma laje de isopor

JVR Engenharia
Jvr Engenharia (Bauru, São Paulo) Jvr Engenharia - há 1 mês

Depende do vão que você vai vencer e a altura e largura das vigotas. Hoje as placas de isopor tem por exemplo 50cm de largura. Se você ultrapassar um certo vão e colocar uma vigota de concreto armado de 15x15cm a cada 50cm por exemplo, vai ficar mais pesado que o telhado de cerâmica. No entanto, dependendo de como foi executado, a laje pode ser usada para travar as paredes, e o telhado apoiado faria o oposto.