O que podem ser os barulhos na estrutura do prédio?

Estou morando há 9 meses em um apartamento nunca habitado que fica num condomínio novo, cuja construção em concreto iniciou há uns 2 anos e meio. Acontece que faz 1 mês mais ou menos que comecei a escutar uns barulhos estranhos vindo do teto parecendo algo pesado sendo arrastado e de vez em quando de uma bolinha quicando. Meu apto é no último andar da torre. Não há nenhum acima do meu. Também já ouvi um barulho como se um ferro tivesse batido ou caído. Mas os mais frequentes são desse arrastado e da bolinha e percebo que acontecem mais quando chove e até de madrugada. Mas durante o dia e no sol também. Outros moradores também ouvem. Teve uma madrugada de chuva forte e os barulhos foram mais intensos.

Até o momento não há fissuras nem rachaduras.

Mas estamos preocupados. Será que podem ser sinal de algo grave na estrutura que possa comprometer o bloco futuramente?

O que podem ser os barulhos na estrutura do prédio?

Estou morando há 9 meses em um apartamento nunca habitado que fica num condomínio novo, cuja construção em concreto iniciou há uns 2 anos e meio. Acontece que faz 1 mês mais ou menos que comecei a escutar uns barulhos estranhos vindo do teto parecendo algo pesado sendo arrastado e de vez em quando de uma bolinha quicando. Meu apto é no último andar da torre. Não há nenhum acima do meu. Também já ouvi um barulho como se um ferro tivesse batido ou caído. Mas os mais frequentes são desse arrastado e da bolinha e percebo que acontecem mais quando chove e até de madrugada. Mas durante o dia e no sol também. Outros moradores também ouvem. Teve uma madrugada de chuva forte e os barulhos foram mais intensos.

Até o momento não há fissuras nem rachaduras.

Mas estamos preocupados. Será que podem ser sinal de algo grave na estrutura que possa comprometer o bloco futuramente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 6
RONALDO GONCALVES
B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda - há 11 meses

Os barulhos podem advir de varios motivos como: 1) Por ser ultimo andar (não sei quantos andares tem) a movimentação é maior e podem ser estralos estruturais que podem ou não estar dentro de limites aceitaveis; 2) Tubulações de recalque, alimentação, esgoto ou aguas pluviais, provavelmente alguma dessas possuem desvios na cobertura, ou mesmo podem não estar bem fixadas; 3) Animais, ratos sobem até o ultimo andar de predios, é comum

Responder
Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

Ângela. bom dia. Os problemas em construção são sempre por somatória de fatores.

1 - Verificar a existência de animais.

2 - Pode ser um revestimento de parede ou piso ou argamassa de revestimento que está reagindo aos movimentos do prédio devido a sua dilatação.

3 - Problemas estruturais são mais difíceis de aparecer.

Responder
Max de Lisboa Costa
DE LISBÔA ENGENHARIA (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) DE LISBÔA ENGENHARIA - há 11 meses

Considere o recalque comum pelo carregamento de utilização! Se os barulhos permanecerem recomendo, que oriente o síndico a buscar uma avaliação da estrutura e projetos.

Espero que tenha ajudado.

DE LISBOA ENGENHARIA_____PARA_____VOÇÊ

Estamos aqui para atender.

Responder
ECUSA Construtora
ECUSA Construtora (Suzano, São Paulo) ECUSA Construtora - há 11 meses

Bom dia, Angela !!!

Fica difícil dar um diagnóstico só com essas informações.

Posso fazer uma visita ao prédio sem compromisso pra melhor poder avaliar.

Se vc precisar posso te auxiliar sem custo algum.

Desde que seja em São Paulo e não tão distante do meu escritório em Suzano.

Fico a disposição.

Engenheiro Enio

Responder
Betha Engenharia Projetos e Soluções LTDA
Betha Engenharia, projetos e soluções (Cubatão, São Paulo) Betha Engenharia, projetos e soluções - há 11 meses

O prédio tem alçapão/sótão ou a cobertura tem telhado? Tentem verificar primeiro se não existe algum bicho morando no alçapão do prédio, geralmente problemas estruturais ou de recalque são estralos, barulho de coisas sendo arrastadas e bolinhas quicando não são comuns.

Responder
Angela
Particular - há 11 meses

Tem alçapão e as telhas são de fibrocimento e engradamento

metálico.

As lajes abaixo dessas telhas não são impermeabilizadas. Ficam no último andar que é o meu, o 5°. O som da bolinha é como se fosse de uma bolinha de gude e do arrastado como de algo pesado se movendo. Um funcionário já subiu e não foram encontrados animais.