O que posso construir num terreno em viela. Alguém pode me dar uma luz?

O terreno está bem localizado,mas fica em uma travessia. Entendi que trata-se de passagem para pedestres e para o escoamento da água de chuva. Não sei se posso construir algo nesse terreno. Nele, há uma casa e o acesso é feito por um pequeno portão. Pesquisei o código de obras, mas não encontrei informação sobre essa temática. Encontrei essa lei de 1967. Gostaria de saber se ainda é válida."Art. 739. É permitida a abertura de vielas destinadas ao trânsito de pedestres, ao escoamento de águas ou, concomitantemente, às duas finalidades. Essas vielas deverão ter a largura mínima de 4,00 metros e terão disposições adequadas - a Juízo da Prefeitura - para vencer rampas, quando sua declividade exceder a 15%. Parágrafo Único - Os lotes lindeiros às vielas de que trata este artigo não poderão ter para estas qualquer modalidade de acesso ou abertura, e as construções que neles se fizerem ficarão sujeitas ao afastamento mínimo de 1,60 metros, em relação aos alinhamentos das mesmas vielas."

O que posso construir num terreno em viela. Alguém pode me dar uma luz?

O terreno está bem localizado,mas fica em uma travessia. Entendi que trata-se de passagem para pedestres e para o escoamento da água de chuva. Não sei se posso construir algo nesse terreno. Nele, há uma casa e o acesso é feito por um pequeno portão. Pesquisei o código de obras, mas não encontrei informação sobre essa temática. Encontrei essa lei de 1967. Gostaria de saber se ainda é válida."Art. 739. É permitida a abertura de vielas destinadas ao trânsito de pedestres, ao escoamento de águas ou, concomitantemente, às duas finalidades. Essas vielas deverão ter a largura mínima de 4,00 metros e terão disposições adequadas - a Juízo da Prefeitura - para vencer rampas, quando sua declividade exceder a 15%. Parágrafo Único - Os lotes lindeiros às vielas de que trata este artigo não poderão ter para estas qualquer modalidade de acesso ou abertura, e as construções que neles se fizerem ficarão sujeitas ao afastamento mínimo de 1,60 metros, em relação aos alinhamentos das mesmas vielas."

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Ludmilla Righi Orsi
Lud Arquitetura (Avaré, São Paulo) Lud Arquitetura - há 3 anos

Olá Pedro,

Lamento informar, mas em geral as vielas são de uso publico, são um espaço do bairro, pertence a cidade e por isto sua propriedade (posse) é entregue ao município. Quando o loteador entrega a prefeitura as ruas, postes, instalações, praças e vielas, passam a fazer parte do uso comum, publico.

Por isto é proibido realizar qualquer espécie de construção nas vielas sanitárias. Mesmo que alguém já tenha se apropriado da viela, ou construído acessos, portões e casas ou outros, a qualquer momento a prefeitura poderá vir e demolir tudo o que está construído ali. E desta forma você poderia perder tudo o que construiu do dia para a noite.

Espero ter ajudado! Se precisar estou a disposição!

Arq. Ludmilla Orsi | Lud arquitetura

Responder
Particular - há 3 anos

R: O mais adequado é contratar um arquiteto local para ver o zoneamento e a legislação do local em especifico; depois aprovar o projeto para enfim iniciar qualquer tipo de construção...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Pedro
Particular - há 3 anos

Olá, obrigado pela resposta. A cidade é São Paulo. Zoneamento é ZM. Já fiz essa pesquisa no geosampa. A minha dúvida é a questão da viela, mesmo.

Como não é muito comum, creio que até arquitetos tenham algumas dúvidas com relação ao tema.

O setor de fiscalização da subprefeitura não está atendendo adequadamente por conta das restrições da "quarentena" e, por isso, não estou conseguindo informações precisas.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região