O que utilizar para acabamento nas paredes? Gesso, Massa Corrida, Bianco?

Olá pessoal, as paredes internas da casa que estou reformando estavam pintadas sobre o reboco.

O pedreiro que estava lá, resolveu fazer uma mistura de Vedacit, Areia, Cimento e Água, pois, segundo ele, dava mais aderência quando fosse receber o Gesso ou Massa Corrida. O problema é que em alguns pontos, essa mistura vira pó quando passo a mão com força.

O Gesseiro, falou para eu fazer uma mistura de Bianco com Gesso Cola e passar sobre esse pó com o rolo, para depois ele fazer o Gesso ou Massa Corrida.

O que vocês acham?

O que utilizar para acabamento nas paredes? Gesso, Massa Corrida, Bianco?

Olá pessoal, as paredes internas da casa que estou reformando estavam pintadas sobre o reboco.

O pedreiro que estava lá, resolveu fazer uma mistura de Vedacit, Areia, Cimento e Água, pois, segundo ele, dava mais aderência quando fosse receber o Gesso ou Massa Corrida. O problema é que em alguns pontos, essa mistura vira pó quando passo a mão com força.

O Gesseiro, falou para eu fazer uma mistura de Bianco com Gesso Cola e passar sobre esse pó com o rolo, para depois ele fazer o Gesso ou Massa Corrida.

O que vocês acham?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Horacio Silva
Dekor Pinturas (Campinas, São Paulo) Dekor Pinturas - há 8 anos

Ola Lucas!

Ótima idéia a de passar o Bianco nas

paredes, realmente vai ajudar muito na aderência do reboco desde que seja feita sua mistura e aplicação de forma correta. O Bianco não requer ser adicionado em algo a mais, sua mistura é devida apenas pelos componentes que o acompanham, fazendo dessa forma terá um excelente aderente e um ótimo impermeabilizante.

Quanto ao gesso e a massa corrida o gesso tem um custo beneficio melhor que a massa corrida, mais o acabamento mais fino em nossa opinião sempre será a massa corrida.

Espero que nossa opinião te ajude.

Abraço!

Responder
Glauber
Particular - há 6 anos

Raspe o máximo que poder até que a superfície não solte com facilidade. Depois aplique fundo preparador de paredes ,aguarde a secagem conforme a recomendação do fabricante e daí sim aplicar o acabamento de sua escolha.( massa corrida ou acrílica, revestimento , etc.) Esse é o correto o bianco não resolve nesse caso se usar vc poderá ter problemas no futuro. se tiver duvida ,ligue no sac da vedacit que é fabricante do bianco que eles vão te informar o correto

GLAUJUMONTAGENS E PINTURAS CIVIL E INDUSTRIAL E CONSTRUÇÕES

Olá. Lucas boa noite,no meu parecer,teria que rancar todo o embolso refazer para poder receber a massa corrida ou o gesso,pedreiro que é pedreiro faz a coisa certa não inventa moda.

Responder
Jefferson rubin Toledo
Toledo Pinturas (Hortolândia, São Paulo) Toledo Pinturas - há 8 anos

Olá Lucas, infelismente o seu pedreiro cometeu uma gafe ao usar o vedacit, pois alguns não sabem ler a bula do produto e com certeza foi desproporcional as misturas e os reagentes deram esse resultado então primeiro faça uma demarcação onde está esfarelando e aparecendo o pó depois descasque-os remova tudo até no tijolo, pois quando chover e molhar a parede por fora voltara a aparecer manchas e pó, removido tudo ai sim passe o bianco com um pouco de cimento para dar melhor aderêrencia ao gesso e pronto, pedreiro adora usar vedacit na massa de reboco pois ela substitui o cal para puxar a massa mais rápido assim eles desempenam a massa mais rapido também, porem 50 mls serve pra uma massada e os fulanos tacam sem controle e ai aparecem microfissuras na massa de reboco, quando em bloco de cimento voçe vê as mesmas manchas e pó tipo escorrendo depois o sol bate e some e volta constantemente, desperdício de material né não é muito aconselhável adicionar água ao bianco mas um chorinho de 10 a 15 % é tolerável para render um pouquinho mais,, okkk

Responder
Emerson Ribeiro
Grupo Spartanian (São José dos Campos, São Paulo) Grupo Spartanian - há 8 anos

Bom dia!

A opção do bianco e valida, porem recomendo que utilize o bianco com cimento CPII após ter raspado o máximo de tinta para aumentar a aderência para ambos.

O gesso hoje esta sendo a opção pelo custoxbeneficio.

Tendo um bom profissional qualquer das opções vai ficar com ótimo acabamento.

Abraços!

Responder
Glauber
Particular - há 6 anos

Raspe o máximo qie poder e em seguida aplique um fundo preparador de paredes .aguarde a secagem de acordo com o fabricante e em seguida fazer o acabamento com sua preferencia (massa corrida ou acrílica entre outros.

Renato Gois
Rd Gois Engenharia e Manutenções Predial (Jundiaí, São Paulo) Rd Gois Engenharia e Manutenções Predial - há 8 anos

O certo é vc picotar toda a parede quanto mais vc picotar mais reforçado vai ficar depois bata com um batedor e uma furadeira o bianco com o cimento deixe secar bem e ai só alegria gesso lisso na parede.

Obs:nós aqui usamos a furadeira sds na função martelete com um ponteiro pra fazer os picotes

Responder
Walleson José da Silva Nunes

O lucas com o passar do tempo a tinta que já estava por baixo ela irá ficar fofo podendo deixar o seu gesso fofo mesmo VC passando biando o certo seria vc fazer alguns riscos na parede e tentar retirar o máximo possível da tinta para depois aplicar o banco com cimento e argamassa e aplicar com uma brocha para ficar mais rústico para o gesso poder pega melhor.