Galinho de quintal
O que vocês engenheiros acham?

Sou engenheiro civil, iniciei a pouco tempo nesse site.

Mas já entendi a metodologia do site, só não concordo com uma coisa.

Tem empresas que estão prostituindo a nossa profissão aqui.

Conheci um cliente que queria fazer um laudo de autovistoria.

Para um condomínio empresarial, um preço médio para esse serviço pela quantidade de sala e andares, é de entorno de 4 mil reais o laudo.

O cliente me mostrou a proposta de um dos meus concorrentes desse site. Pois são apenas quatro que disputam o serviço né, Para saber se eu cobriria a proposta dessa empresa. Não vale apena citar o nome da empresa, mas um serviço de 4 a 5 mil reais, essa empresa cobrou R$ 1.100,00 para fazer. Achei inacreditável. Que no caso era um arquiteto, mas achei inacreditável como prostituí a nossa profissão.

O que vocês acham? E tem alguma brecha para notificarmos essa empresa, pela concorrência desleal? Ao CREA ou CAU?

O que vocês engenheiros acham?

Sou engenheiro civil, iniciei a pouco tempo nesse site.

Mas já entendi a metodologia do site, só não concordo com uma coisa.

Tem empresas que estão prostituindo a nossa profissão aqui.

Conheci um cliente que queria fazer um laudo de autovistoria.

Para um condomínio empresarial, um preço médio para esse serviço pela quantidade de sala e andares, é de entorno de 4 mil reais o laudo.

O cliente me mostrou a proposta de um dos meus concorrentes desse site. Pois são apenas quatro que disputam o serviço né, Para saber se eu cobriria a proposta dessa empresa. Não vale apena citar o nome da empresa, mas um serviço de 4 a 5 mil reais, essa empresa cobrou R$ 1.100,00 para fazer. Achei inacreditável. Que no caso era um arquiteto, mas achei inacreditável como prostituí a nossa profissão.

O que vocês acham? E tem alguma brecha para notificarmos essa empresa, pela concorrência desleal? Ao CREA ou CAU?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 4
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 5 anos

Há tabelas divulgadas pelo CREA, mas já vi tabelas de valores indicados por outros grupos. Os preços mudavam. Essa falta de uniformização prejudica a categoria e passa a existir uma guerra dos preços.

Para piorar, conheço tabelas extremamente desatualizadas e há concorrência com desenhistas e técnicos. Esse pessoal geralmente cobra bem barato para serviços de arquitetura. No Mercado Livre tem vários. Não sabem valorizar a profissão, provavelmente devido a desespero, etc.

Já dei preço para um projeto estrutural de um prédio e o cliente disse que achou por R$6/m² e o preço tabelado era R$17/m2 acima de 400m².

A grande verdade é que posso fazer um projeto rápido e barato, mas, certamente que estará superdimensionado e o prejuízo do cliente será na obra com material e com a equipe.

Responder
Glaucio Castilho
Universo Serviços Técnicos Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Universo Serviços Técnicos Ltda - há 5 anos

Ainda tem aqueles que pedem laudo de auto vistoria sem existir o tal laudo. Apenas pedem preço médio para que possam entrar no mercado pela porta dos fundos. Infelizmente o site não pede veracidade do pedido do cliente

Responder
Searom Engenharia e Construção

Assim como para comprar um carro você pode pagar 25k ou 500k, acredito sim que o profissional tem o direito de cobrar o que achar justo pelo seu serviço.

Já imaginou se as montadoras de veículos entrassem nessa mesma conversa e quisessem vender seu GOL 1.0 sem ar condicionado pelo mesmo valor de uma LANBOGUINI? Além de puto, eu teria que andar a pé pois não pagaria este valor nos carros.

O CREA não tem como atribuição fixar e fiscalizar preço. No máximo ele oferece uma tabela de referência.

O profissional tem sim que se dar ao valor, mas acredito que mais importante é este saber qual cliente está atendendo, se é o cara do Gol 1.0 no osso ou o cara da lamborguini completa com cor exclusiva.

Eu não tenho vergonha nenhuma de assumir aqui que faço projetos até por R$1.00/m2 e ainda faço com muito orgulho quando vem um pai de familia humilde com um projeto feito a mão perguntando quanto ficaria pra construir uma casa dessas. Cobro esse valor pois um projeto desse não demanda nenhum trabalho (coisas simples), e o valor cobrado é utilizado para pagar a ART e a aprovação do projeto. Nesses casos se ele ainda quiser, acompanho, também com valor bem abaixo da tabela, porque, mesmo que todo engenheiro não queira admitir, uma casa popular, térrea, onde o próprio dono irá construir (como a maioria das casas do Brasil) não vão cair. Agora, quando cehgar alguem querendo construir uma casa de 600m2, o valor do serviço muda totalmente.

O mesmo pode acontecer com o caso que foi comentado do laudo técnico. O cara que fez a proposta de $1000 pode ser aquele CLT que nas horas vagas quer "ganhar um troco" e pra garantir o serviço joga sempre lá pra baixo ou tem um escritório e decide começar a fazer laudos no seu tempo livre para diversificar a renda, mesmo sem precisar. Se muitos fazem isso podemos presumir que não dá pra viver de laudo técnico ou que a tabela do CREA de 4k está bem distante do mercado.

O que muitos esquecem é que nos ultimos 10 anos o numero de engenheiros se multiplicou por 15, logo, o mercado regula o preço pra baixo mesmo.

Pra resumir, penso que o profissional define seu preço e que começe a concorrência para equilibrar o valor. Todos sabem dos riscos e das consequencias, então se alguem acha que o valor do mercado pra projetos está muito baixo, não faça projetos, faça laudos, se achar que está barato, faça acompanhamento, se achar barato, estude direito, farmacia, medicina, etc.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Este é um tema otimo a ser discutido; Sabemos que no mercado existem todo o tipo de profissionais; uns tem conhecimento e vende os seus serviços pela expertise que possui, a experiencia adquirida e a dedicação dispensada; Outros trabalham simplesmente para "comer", cobrando valores abaixo do mercado, para ganhar o serviço, porém não dão um bom atendimento, não possuem amparo técnico no que se propõe e o pior de tudo é que acabam prostituindo um mercado inteiro;

Tenho como principio, que não devemos entrar em leilão, ou mesmo baixar nossos custos para ganhar um cliente apenas; Devemos atender clientes que valorizam o trabalho e a expertise de cada profissional; O importante em nossas propostas mostrar os diferencias que o cliente esta comprando junto com os serviços e não simplesmente o valor e o tema do orçamento solicitado; Um orçamento bem elaborado conquista o cliente certo...

Trabalhamos com estruturas metálicas e no nosso mercado é muito desleal, mas tem tem qualidade, bom atendimento e a expertise, deve cobrar o preço justo e se o cliente optar por um mais barato é porque não é o cliente que esta buscando...

A disposição;

Lucas Freitas
Particular - há 5 anos

Um dia ouvi essa frase "Quem por preço vem, por preço vai embora, Quem vem por qualidade, por qualidade fica".

Amigos ofereçam serviços com alta qualidade, apresentam excelente propostas que basicamente, cliente iram pagar o valor que seu trabalho merece.

Cassio Geraldo Marques Silva
Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me (Santana de Parnaíba, São Paulo) Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me - há 5 anos

Prezados colegas, prestadores de bons e corretos serviços de engenharia, só há uma maneira de combatermos a concorrência desleal e desonesta: Apenas apresentarmos propostas para clientes que saibam valorizar e de fato necessitem de serviços de qualidade e com competência comprovada pela experiencia. Por que não fazemos campanha de divulgação de CAT (Certidão de acervo Técnico). Cabe a nós elevarmos o nível da nossa nobre profissão. Em nosso pais, cuja cultura é de "compradores de preços" sem que façam qualquer análise ou tenham o discernimento do conteúdo/escopo do serviço técnico que pretendem contratar, não há outro modo de se proceder, infelizmente!