O recuo frontal poder ser coberto?

Gostaria de saber se em SP Capital o recuo frontal pode ser coberto? Ele terá 8 metros seria 4 livre e 4 coberto

O recuo frontal poder ser coberto?

Gostaria de saber se em SP Capital o recuo frontal pode ser coberto? Ele terá 8 metros seria 4 livre e 4 coberto

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Respostas úteis 1
Valdemir Nogueira Chagas

Fernanda, bom dia!

Em São Paulo, Capital, normalmente o afastamento frontal é de 5,0 metros, e não deve ser coberto, pois trata-se de área "non edificant".

A Prefeitura não aprova o Projeto que apresenta este tipo de cobertura, porém o que vemos, na sua totalidade é cobertura desse espaço, após a emissão do "Habite-se". Caso a Prefeitura constate tal construção, haverá aumento de área construída, consequentemente aumento do IPTU, além é claro de uma multa de praxe.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua dúvida.

R: Deve-se verificar o zonamento e as diretrizes de construção para seu terreno; Geralmente o recuo é de 5m

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Bonfim Pinheiro
Bomfim Empreiteira (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Bomfim Empreiteira - há 22 dias

Ola boa noite.

É permitido ou não a construção de coberturas como pérgula ou mesmo com telhado comum no recuo frontal para o uso de garagens, área de festas, churrasqueiras e outras finalidades?

O recuo frontal é aquele espaço que fica entre a calçada e parede da sua casa, isto visto do ponto de vista frontal. É uma regulamentação para novas construções, já que antigamente não era necessário deixar nenhum espaço entre a construção é a calçada. Então é importante observar que apenas as novas construções estão obrigadas a observar o recuo, contudo se uma casa antiga que foi feita na divisa da calçada for demolida para dar lugar a uma nova construção, neste caso o novo projeto já entra pelas regras atuais e, portanto é necessário observar o recuo.

Qual é o tamanho do recuo frontal?

recuo frontal da casa

Cada cidade deve ter o seu devido planejamento urbano ou o plano diretor como é também conhecido. Ele deverá estabelecer diversas diretrizes para a cidade, incluindo as diretrizes para a construção civil que incluirá o tamanho mínimo do recuo frontal que uma nova construção deverá ter. Na minha cidade atualmente é cinco metros para as novas construções, mas a minha antiga casa tinha apenas 4 metros o que indica que o valor foi atualizado.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de construção casas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.