O sistema elétrico da Enel Sp é monofásico ou bifásico?

Olá galera , vou refazer o sistema da minha elétrico da minha casa(muito antigo).

Ocorre que, na conta de luz e no próprio medidor está falando *monofásico”, mas eu tenho 3 fios entrando em casa, 2 entram no medidor 2 saem e 1 passa reto, esses 3 fios vem do poste, não é aterramento pois não tenho.

Com esses 3 fios consigo tanto 220v ligando os 2 que entram e saem do medidor e 110v ligando 1 só do medidor junto com o fio que passa reto e vai pro barramento.

Minha dúvida é, o relógio é monofásico. na conta de luz tá escrito monofásico. mas será que o sistema não é bifásico?

Caso fosse, teria algum prejuízo não passar o neutro pelo relógio como está acontecendo?

Existe a possibilidade de um sistema monofásico com dois neutros pra conseguir 110v e 220v?

A tarifa pra sistema monofásico e bifásico é a mesma?

To perguntando isso porque to achando muito estranho estar tudo assinado como monofásico e entrar 3 fios que dá pra usar tanto 220v como 110v.

Muito obrigado!

O sistema elétrico da Enel Sp é monofásico ou bifásico?

Olá galera , vou refazer o sistema da minha elétrico da minha casa(muito antigo).

Ocorre que, na conta de luz e no próprio medidor está falando *monofásico”, mas eu tenho 3 fios entrando em casa, 2 entram no medidor 2 saem e 1 passa reto, esses 3 fios vem do poste, não é aterramento pois não tenho.

Com esses 3 fios consigo tanto 220v ligando os 2 que entram e saem do medidor e 110v ligando 1 só do medidor junto com o fio que passa reto e vai pro barramento.

Minha dúvida é, o relógio é monofásico. na conta de luz tá escrito monofásico. mas será que o sistema não é bifásico?

Caso fosse, teria algum prejuízo não passar o neutro pelo relógio como está acontecendo?

Existe a possibilidade de um sistema monofásico com dois neutros pra conseguir 110v e 220v?

A tarifa pra sistema monofásico e bifásico é a mesma?

To perguntando isso porque to achando muito estranho estar tudo assinado como monofásico e entrar 3 fios que dá pra usar tanto 220v como 110v.

Muito obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Victor Deodato
Victor Deodato Construção E Reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Victor Deodato Construção E Reformas - há 3 anos

Bom dia

Existe os dois tubos de instalação mono e bi. Pelo seu relato e melhor chamar um profissional para avaliar o ramal de entrada.

Avaliar tensão que cada cabo está recebendo, e se a bitola deles e compatível com seu planejamento da casa.

Pois instalações antigas mesmo bi , podem ser insuficiente para atender os padrões de consumo atual.

Além disso energia e coisa séria, um cálculo errado de carga pode te trazer sérios problemas no futuro.

Se desejar temos profissionais altamente qualificados para te prestar este auxílio

Espero ter ajudado

Responder
Particular - há 3 anos

R: A concesionaria dispoe de rede mono, bi ou ate mesmo trifasica... basta solicitar junto a concessionaria... provavelmente precisara trocar o poste de entrada..

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região