Como poderia fazer uma tomada de 220v em casa?

Olá! Gostaria de saber se posso fazer uma tomada de 220v usando uma fase de um transformador de um poste e outra fase de outro transformador de outro poste?

É que minha rede é 110v monofásico e o poste fica a 105 metros de distância e eu comprei um condicionador de ar 220v ,mas passa uma outra rede ao lado de casa a menos de 04 metros e eu queria saber se posso usar uma fase do outro transformador?

Como poderia fazer uma tomada de 220v em casa?

Olá! Gostaria de saber se posso fazer uma tomada de 220v usando uma fase de um transformador de um poste e outra fase de outro transformador de outro poste?

É que minha rede é 110v monofásico e o poste fica a 105 metros de distância e eu comprei um condicionador de ar 220v ,mas passa uma outra rede ao lado de casa a menos de 04 metros e eu queria saber se posso usar uma fase do outro transformador?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Eduardo Meneguin

Prezado Carlos, é incorreto tanto do ponto de vista técnico da instalação quanto do ponto de vista legal com a Concessionária de energia elétrica. A utilização de transformador 127/220 VAC é viável tecnicamente embora deverá adquirir um transformador com a potência adequada para o seu ar condicionado (que tem um custo considerável) e deva ser verificado os cabos que estão alimentando a tomada de energia onde você plugará o transformador e a proteção deste circuito deverá ser verificada. Ao meu ver a solução é a solicitar para a Concessionária que passe a ser atendido com um fornecimento bifásico 220/127 VAC e faça um circuito independente para alimentar o ar condicionado.

Responder
Siep Elétrica e Proteção
Siep Empreiteira Elétrica (Contagem, Minas Gerais) Siep Empreiteira Elétrica - há 6 anos

A SIEP Elétrica e proteção Fica Feliz Em Tirar Sua! :)

Carlo Alberto, NÃO é Bom Você , Porque? Se Você Usar Uma Da Sua Fase e Uma Da Consecionaria Vai Funcionar Sim! Você Levando o Aterramento Do Seu Padrão Terá a Proteção Normal Ou Fazendo Um Aterramento;.. MAS Te Trará Problema Pois a Rede Externa Da Consecionaria Sempre Da Alteração De Corrente e Você Pode Ter Perda,. Ou a Mesma Pode Te Multar .

A SIEP fica Feliz em Responder

4 fotos
Responder
Thiago Lucena
Triad3 Clean Energy (Arroio do Meio, Rio Grande do Sul) Triad3 Clean Energy - há 6 anos

Carlos, NÃO faça isto. alem de utilizar pontos diferentes de ligação, como s colegas acima comentaram, você não tem autorização para realizar ligação ao poste de concessionária, este pode ser considerado ilegal e de risco para você.

Muito mais barato e correto é você adquirir um transformador para seu equipamento.

Responder
Arnaldo
Particular - há 6 anos

Carlos, não tente fazer uma coisa destas. as grandezas elétricas necessitam de algumas referências tais como o ponto onde está aterrado o neutro do transformador e o seu ângulo de fase interno, a ligação que vc pretende fazer pode lhe acarretar muitos prejuízos, é muito melhor vc adquirir um transformador para o ar condicionado ou solicitar uma ligação bifásica.

Particular - há 6 anos

R: O ideal é que se use as fases de uma mesma ligação, pois é determinada; Se for utilizar fases de padrões diferentes, poderá ter queda com frequencia...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região