Que disjuntor usar para fio de 4mm?

Qual disjuntor usar para banheiro com cabo 4 mm?

Na sala tenho 5 tomadas qual dijuntor usar?

Cada quarto tenho 7 tomadas qual dijuntor usar?

Cozinha tenho 10 tomadas qual usar

E lavanderia 5 tomadas qual usar?

Qual disjuntor seria adequado para cada cômodo da casa?

No caso um comodo é independente do outro! tudo com cabo 4 mm

Que disjuntor usar para fio de 4mm?

Qual disjuntor usar para banheiro com cabo 4 mm?

Na sala tenho 5 tomadas qual dijuntor usar?

Cada quarto tenho 7 tomadas qual dijuntor usar?

Cozinha tenho 10 tomadas qual usar

E lavanderia 5 tomadas qual usar?

Qual disjuntor seria adequado para cada cômodo da casa?

No caso um comodo é independente do outro! tudo com cabo 4 mm

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 6
Antonio Carlos Dias Da Silva
Elétrica D + D (Embu, São Paulo) Elétrica D + D - há 1 mês

Bom dia!

Respeitando muito a opinião dos colegas, pois cada um tem a sua opinião

Se o seu chuveiro for de 5500w pode usar um Disjuntor de 25A mas estaria bem no limite então sugiro um Disjuntor bipolar de 32A curva B que é recomendado para cargas resistivas,tomadas da sala 16A

Quartos 16A iluminação 10A

Cozinha dependendo da quantidade de equipamentos e circuitos recomendaria de 16A a 20A depende muito do tipo de equipamento a ser ligado área de serviço circuito separado dependendo do equipamento 16A a 20A então meu amigo pra definir a amperagem exata de cada cômodo da casa é importante saber oque seria usado mas para tomadas tugs normalmente usa_se 16A vale lembrar que se um dia tiver a intenção de trocar o chuveiro por um mais potente é preciso também trocar a bitola do fio e a amperagem do Disjuntor,recomendo também o uso de IDR e DPS

Responder
Cleber
Particular - há 1 mês

Olá e no caso dos disjuntores de padrao de entrada qual.usar ,o meu q vem da rede tá cabo de 16mm e o q vai para caixa de distribuição com cabo de 10mm qual dijuntor usar nesse caso tanto para ligar o de 16 no de 10mm tanto pra distribuir na caixa interna da casa ?

Francisco Vitalino dos Santos
Ftchesco Serviços E Manutenção Em Residências (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Ftchesco Serviços E Manutenção Em Residências - há 1 mês

Disjuntor de 40

Responder
Efraim Joao de Sousa

Concordo com as duas respostas a cima, quero apenas para um bom funcionamento, sem sobrecarga, para o chuveiro o ideal é uma instalação exclusiva, ou seja uma para banheiro outra para chuveiro, eu pessoalmente para equipamentos de alto consumo costumo exagerar na elétrica, como chuveiro. Uso fio de 6 mm e disjuntor de 40a mesmo que o chuveiro tenha baixo consumo, nunca sabemos que colocaremos chuveiro mais potentes, tenho experiência de chegar no local para instalar ou reparar chuveiro, e a instalação elétrica ser fraca, (padrão) 4 mm e 32a, esse "padrão" tem dado muita dor de cabeça em muitos clientes.

Responder
Janiel
Jann (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Jann - há 1 mês

No seu caso aí necessariamente cabo de 4 mm deve ser usado para chuveiro e o disjuntor é de acordo com a potencia do chuveiro que vai ser instalado que vem marcado no próprio o tipo de cabo e o disjuntor a ser usado,agora nos outros cômodos sugiro que você não use cabo de 4 mm para tomadas TUG e sim de acordo com a norma que é de 2,5mm,e os disjuntores tem que ser de acordo com o que vai ser ligado na tomada de cada cômodo porque pode ser um de 16A ou de 20A e isso tem que ser calculado cada circuito da instalação elétrica para diferenciar os disjuntores e o tipo de cabo a ser colocado. Espero ter ajudado um pouco.????

Responder
Ricardo Lopes Lima

Na verdade o que deve ser levantado é a carga máxima que terá sua residência em cada um destes circuitos, mas genericamente usamos disjuntor de 16a para locais com carga baixa, tipo tv, som, carregadores de celular e similares. Na cozinha recomenda-se 25A . Na área onde será ligado máquina de lavar também 25A e no banheiro recomenda-se 32A por causa do chuveiro

Responder
Alex Alves
Acom Solutions (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Acom Solutions - há 1 mês

Cléber, Boa Tarde

Para um fio com seção nominal de:

2,5mm - com dois condutores carregados até 24A

4mm - com dois condutores carregados até 32A

6mm - com dois condutores carregados até 41A

Estes são os limites para o fio e disjuntor.

Espero ter ajudado.

Segue a tabela para auxiliar em anexo.

Abraço

Alex Alves

Responder
Humberto Roman Pellegrini Villalonga

Um condutor de 4,0 mm², se for isolamento de PVC (70°C) e o circuito for com até dois condutores carregados tem capacidade de condução de corrente de 32 A na instalação em eletroduto (método de referência B1 da NBR5410). Neste caso o disjuntor poderia ser o de 32 A. Ocorre que se este circuito estiver num eletroduto com outros circuitos teria que aplicar o fator de agrupamento e sua capacidade de condução ficaria reduzida de acordo com o referido fator. É por estas questões, entre muitas outras, que as instalações carecem de um projeto que considere todas as condições para o correto dimensionamento.

Responder
Paulo Sosa
Paulo Sosa - Marido de Aluguel (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Paulo Sosa - Marido de Aluguel - há 1 mês

só um adendo, se vc está usando cabo 4 para o chuveiro, do poderá usar um de no máximo 7000w se for 220, se 110, chuveiro de 3500w, há sim, escolha de disjuntor é calculado com a carga que será usada em cada área (soma das potencia de todos os aparelhos de cada área)

Responder
Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se

Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.