Onde comprar esse tipo de proteção para calhas?

Estou em São Paulo. Onde consigo encontrar este tipo de proteção para calhas. Vou construir em local com árvores.

Onde comprar esse tipo de proteção para calhas?

Estou em São Paulo. Onde consigo encontrar este tipo de proteção para calhas. Vou construir em local com árvores.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 3
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

Prezada Cleuza,

Na verdade se trata de uma tela metálica hexagonal que você encontra em casas de materiais para construção, ou facilmente pesquisando na internet.

Se me permite, gostaria de lhe dar uma sugestão, do meu ponto de vista como Engenheiro essa técnica vai ajudar evitar o entupimento das calhas da sua casa, porém isso pode lhe gerar outros problemas.

Como você disse, vai construir em um local com árvores próximas e possivelmente pode vir acontecer que as folhas caiam no seu telhado, e irão se acumular onde se pretende instalar a "Tela" e consequentemente obstruir seu escoamento, isso ira fazer com que a água se acumule no teclado podendo resultar em vazamento no encontro das telhas. Eu acredito que isso se torne um problema maior.

Lembre-se que calhas necessitam de manutenção/limpeza periódicas de prevenção.

Responder
Laércio Lopes da Silva
Laércio Lopes Serralheiro (Araraquara, São Paulo) Laércio Lopes Serralheiro - há 7 anos

Ola Cleuza eu já realizei este tipo de trabalho e não aconselho executar este serviço da forma que foi executada e não com este tipo de material.O material que eu aconselho é a tela mais conhecida como tela galinheiro ,mas não essa ai galvanizada por ter um arame muito fino ,ela com o acumulo de folhas que infelizmente acontecerá não durará muito tempo,eu aconselho você a usar uma tela de nylon (imagem anexada)com uma vida útil de mais de cem anos.E a execução não deve ser dessa forma,a forma correta seria colocar a tela apenas dentro da calha deixando um espaço entre a tela e a ponta da telha de no minimo 2 centímetro .

O acumulo de folha tendo como causador as arvores próximas ,será inevitável sendo necessária manutenções periódicas,desde de que executada da forma correta o projeto ,as folhas naturalmente se desintegram em pequenos pedaços que facilmente são levados pela chuva dentro da calha observar também o condutor que está instalado em sua calha se for da medida menor de condutor você pode facilmente pedir para um calheiro aumentá-la diminuindo ainda mais o seu problema e verificar também a caída da calha que dever ter no minimo 0,5% de queda.

Espero ter ajudado.

2 fotos
Responder
Edson
Particular - há 7 anos

O correto mesmo seria impermeabilizar essa calhas com duas demoes de galvite, e colocação um uma tela quadrada pequena que cubra somente o condutor, porem com manutenção a cada 6 meses e bem próximo do tempo chuvoso..

Marcos Antonio de Souza
Pinturas, Elétrica,hidráulica (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Pinturas, Elétrica,hidráulica - há 7 anos

Boa tarde com simples telas conforme as fotos abaixo fácil instalação e não causa danos Eng Civil Marcos Souza

2 fotos
Responder
Rodolfo Mendes de Oliveira

No museu de pesca da ponta da praia trocamos 400 mtrs de calha onde o engenheiro aconselhou que fizéssemos a calha com o lado externo menor que o lado interno, está lá até hoje é quando da sinal de folhas e possível fazer a manutenção no local sem transtorno para o prédio foi uma grande idéia, e tem muitas árvores no pátio.

Responder
Rodolfo Mendes de Oliveira

Aqui em Santos onde a muitas árvores observei em casa coloniais de mais de 100 anos que os espanhóis que trouxeram este tipo de serviços Caldeiraria em chapas finas onde eles faziam calhas em cobre de metrô em metro e nas saídas faziam coletores maiores que o duto tendo passagem para manutenção, ainda existe patrimônio histórico tombados nesta região com esse tipo de serviço juntamente com grelhas dentro das calhas, no museu da ponta da praia a frente da calha e menor que os fundos, por este motivo.