Onde posso encontrar projeto estrutural, ou memorial de cálculo de um edifício de 50 anos atrás?

Preciso saber o peso que a laje da varanda do meu apartamento suporta. Caso não exista o projeto, chamando um engenheiro ele consegue saber? o espaço possui uma extensão de 13m por 5m, com cinco pilares em uma das laterais de 13metros espaçados de 3 em 3 metros aproximadamente. Será que suporta canteiros com plantas. Não é possível ter acesso ao piso inferior da laje, pois é comercial.

Onde posso encontrar projeto estrutural, ou memorial de cálculo de um edifício de 50 anos atrás?

Preciso saber o peso que a laje da varanda do meu apartamento suporta. Caso não exista o projeto, chamando um engenheiro ele consegue saber? o espaço possui uma extensão de 13m por 5m, com cinco pilares em uma das laterais de 13metros espaçados de 3 em 3 metros aproximadamente. Será que suporta canteiros com plantas. Não é possível ter acesso ao piso inferior da laje, pois é comercial.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Sergio Rabay
Sergio Rabay Studio (Jambeiro, São Paulo) Sergio Rabay Studio - há 4 anos

Prezada Miranda somos especialistas em cálculo estrutural e tambem conhecemos profundamente reparos e reforços estruturais.

Ha 50 anos não era obrigatório apresentar o memorial de calculo estrutural ao construtor nem aos proprietários . Mas alguns calculistas tinham o zelo de manter esse registro junto com os projetos.

Não existiam normas nacionais de cálculo estrutural. A primeira foi a NB 1 de 1978.

Usavam as normas alemãs , americanas ou espanholas.

Com uma inspeção no local e algumas medidas podemos determinar a real capacidade de suporte da sua laje.

Isso é feito através de um parecer técnico que fica vinculado à uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao CREA da sua região com.

Nos contate se interessar maiores detalhes.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Se conseguir localizar o construtor ele pode ter ainda em papel, pois se guardava isso como um trofeu na epoca, ou mesmo veja se a area comercial autoriza um eventual reforço estrutural;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.