João Fernando R Caçador
Orçamentos de empresas de reformas (construtora, empreiteira, escritório de arquitetura, etc)

Boa tarde. Preciso fazer uma reforma grande numa casa pequena e gostaria que tivesse um projeto com preço fechado(mão de obra, material e prazo determinado).As construtoras, empreiteiras, etc oferecem orçamento sem compromisso.Minhas dúvidas: 1)Para fornecer o orçamento, depois da visita, não precisaria antes de um projeto? 2) Se precisa, esse projeto normalmente é gratuito ou é cobrado? Se é cobrado, o proprietário tem que pagar o projeto (mesmo não tendo fechado com a empresa) para obter o orçamento gratuito? Obrigado pela atenção.

Orçamentos de empresas de reformas (construtora, empreiteira, escritório de arquitetura, etc)

Boa tarde. Preciso fazer uma reforma grande numa casa pequena e gostaria que tivesse um projeto com preço fechado(mão de obra, material e prazo determinado).As construtoras, empreiteiras, etc oferecem orçamento sem compromisso.Minhas dúvidas: 1)Para fornecer o orçamento, depois da visita, não precisaria antes de um projeto? 2) Se precisa, esse projeto normalmente é gratuito ou é cobrado? Se é cobrado, o proprietário tem que pagar o projeto (mesmo não tendo fechado com a empresa) para obter o orçamento gratuito? Obrigado pela atenção.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

RBP - PROJETOS CONSTRUÇÃO E REFORMA Eu legalizo a sua obra

João Fernando, Bom Dia,

A minha orientação para você é a mesma que feita pelo Engenheiro Civil VALDEMIR CHAGAS.

Caso Precise de mais orientação este e o meu contato.

Responder
J Roberto Nunes de Assis
Particular - há 7 anos

João Fernando, bom dia.

Um projeto DESENHADO, nada mais é que um RELATÓRIO ESCRITO DA VONTADE DO CLIENTE; sendo assim, em uma obra de reforma, o projeto desenhado é um REFERENCIAL VISUAL para a execução, uma "visão futura" de como ficará a sua reforma.

Um bom orçamento é aquele que é JUSTO E CERTO, pode-se realizar um orçamento justo e certo mesmo sem um projeto desenhado; variações sempre haverá (mesmo em projetos desenhados) seja por variação de mercado, seja por troca de linha de produção; mas, um bom orçamento chega bem próximo a realidade.

O Cronograma físico, o cronograma financeiro, a relação de material, a variação vista pelo projeto desenhado ou o projeto escrito, nao se altera muito, basta que o executante e o cliente, estejam juntos sempre, fiscalizando e controlando a obra.

Um grande abraço e boa sorte

Luis Koury
4K Reformas e Obras (São Paulo Zona Norte, São Paulo) 4K Reformas e Obras - há 7 anos

Bom dia João Fernando, um orçamento dado sem o projeto detalhado é uma estimativa de custos baseado em preços médios praticados no mercado. Isso é válido para que você, o proprietário, tenha uma base de preço.

A maior variação vai aparecer na escolha dos acabamentos, então é bom perguntar quais os materiais estão sendo considerados em cada orçamento prévio.

O grande problema de começar uma obra apenas com esse orçamento estimativo é que aparecerão muitos serviços extras, não planejados nem considerados ao princípio, com isso vem os custos extras!

Espero ter ajudado, um abraço, Luís Fernando Koury

Responder
Paulo cesar Ferreira
Paulo Ferreira Construtor (Promissão, São Paulo) Paulo Ferreira Construtor - há 7 anos

Bom dia,para fazer um orçamento de mão de obra matériais e preciso ver primeiro a casa ou a obra e também ter as medidas aí sim os orçamentos de mão de obra e materiais,é outra o projeto só é preciso se for mexer com a estrutura da casa aí é preciso de um engenheiro.

Se for preciso estarei à sua disposição por Enquanto obrigado.

Att:Paulo Ferreira construtor.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

João Fernando, boa tarde!

Com certeza. Sem que haja o projeto (design de interiores) e o memorial descritivo, não há como elaborar uma planilha com quantidades e preços, o que resultaria no orçamento, forma de pagamento e prazo de execução. Entendeu?

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

João Fernando, bom dia!

São dois serviços distintos. Um é o projeto da reforma, que é composto por plantas, planilhas e cronograma físico-financeiro, e o outro é a obra propriamente dito. O projeto deve ser cobrado pois demanda tempo, pesquisa e material, pois é a partir do projeto completo que se fará o orçamento justo. Espero ter respondido.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
João Fernando R Caçador
Particular - há 7 anos

Valdemir, Bom dia. Obrigado pela sua resposta. Só não entendi como as empresas de construção conseguem dar orçamento mesmo sem o proprietário ter um projeto que especifique o tipo, modelo, marca, quantidade, etc. dos materiais. Ou seja, esse orçamento não deve ser preciso e sim estimativo.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região