Como fazer a fundação correta?

Meu pedreiro cavou uma sapata com 1,50 de profundidade, mais colocou as pontas do radie para baixo , existe algum problema ?

Como fazer a fundação correta?

Meu pedreiro cavou uma sapata com 1,50 de profundidade, mais colocou as pontas do radie para baixo , existe algum problema ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Patrick Samis
Psamis Engenharia (Curitiba, Paraná) Psamis Engenharia - há 1 año

Antes de iniciar uma fundação, é essencial que seja realizada uma sondagem de solo antes de qualquer procedimento, através dessa sondagem será analisado as características do solo existente na região, e assim subsequentemente o tipo de fundação a ser utilizada.

A respeito do procedimento utilizado pelo seu prestador de serviço, o procedimento utilizado é uma forma de garantir a ancoragem da sua estrutura de forma 'negativa' ( posicionamento das armaduras), quando o mesmo coloca elas no sentido voltadas para o solo, se cria uma elevação do solo e por consequência se aproximada linha neutra de flexão, aonde ocorre um desperdício de aço e de concreto, aonde será necessário compensar a elevação dessa armadura, fazendo a sua sapata um pouco mais alta.

Nesse caso seria ideal utilizar as esperas de ferro para cima, aonde sua armadura ficaria afastada da linha neutra, garantido eficiência, sua ancoragem e ficando assim dentro da área de concreto, reduzindo o consumo do mesmo.

Responder
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 1 año

Bom dia!

O ideal é fazer um ensaio de solo e contratar um engenheiro estrutural...fundação é o elemento principal de uma casa...se for mal feita e mal planejada dará problemas futuros com patologias em toda residência ou até chegar ao colapso e cair...dependendo muito do solo local....

Caso queira estou a disposição

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região