Orientação sobre Altura pós Pé direito.

Olá Boa Tarde...

Meu nome é Willames e gostaria que alguém pudesse me ajudar na questão do telhado da minha casa, eu comecei a construção recentemente, só que após concluir a parte do telhado eu tô achando que está abaixo do normal...

Por esse motivo gostaria de saber qual a altura certa acima do pé direito? o pé direito da minha casa tem 2,80 mt, só que eu queria saber acima dessa altura, quantos metro deve ter pra desempena ? pois como foi dito, estou achando baixo, pois coloquei telha americana.

Medidas da Casa. COMPRIMENTRO: 15 mt. / LARGURA: 7,5 mt.

Orientação sobre Altura pós Pé direito.

Olá Boa Tarde...

Meu nome é Willames e gostaria que alguém pudesse me ajudar na questão do telhado da minha casa, eu comecei a construção recentemente, só que após concluir a parte do telhado eu tô achando que está abaixo do normal...

Por esse motivo gostaria de saber qual a altura certa acima do pé direito? o pé direito da minha casa tem 2,80 mt, só que eu queria saber acima dessa altura, quantos metro deve ter pra desempena ? pois como foi dito, estou achando baixo, pois coloquei telha americana.

Medidas da Casa. COMPRIMENTRO: 15 mt. / LARGURA: 7,5 mt.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Pinheiro Barbosa
Particular - há 7 anos

Inclinação correta de um telhado.

O caimento do telhado depende do tipo de telha escolhida, mas a altura da empena depende também da altura da caixa d’água que ficará debaixo do telhado.Não esqueça de deixar espaço para abrir a tampa da caixa d'água.Instale a caixa sobre uma base em madeira com caibros ou vigas, com uma distância mínima de 1,50m entre o fundo da caixa d'água (base em madeira)e o chuveiro, para que a água desça com pressão suficiente.Observar que as telhas devem ser colocadas de modo a terem um caimento ( queda d’água) de no mínimo 20% e no máximo 50% em relação à laje ou respaldo das paredes de acordo ao seu comprimento acrescentando o beiral, dependendo do tipo da telha utilizada Telhas Duplas (conjugadas capa e canal) ou Telha simples ( capa e canal separadas)

GRÁFICO PARA TELHAS DUPLAS (Capa e canal conjugadas) nas imagens.

Para se calcular a quantidade correta de telhas de um telhado multiplica-se o rendimento (ocupação) de telhas fornecida pelo fabricante X metragem do telhado. Faz-se necessário levar em conta a inclinação, as sobreposições e o comprimento dos beirais.

EXEMPLO

Telha a ser usada é a Romana, informação fornecida pelo fabricante é de 16 peças por 1 m²

Metragem do Telhado = 130 m² (Já com inclinação e beirais)

16 peças m² X 130 m² = 2.080 telhas

Cumeeiras são usadas 3 peças por ml.

MADEIRAMENTO DE UM TELHADO

É fundamental que a estrutura do telhado esteja em perfeito esquadro para que não haja empeno no madeiramento (madeira) e não prejudicar o efeito estético e a segurança do mesmo.

Usar madeiras de qualidade, de boa resistência e durabilidade (Peroba Rosa).

Quando usar madeiramentos aparelhados, recomenda-se comprar sempre bitola maior do que a especificada, como viga especificada 6x12 comprar 6x16, ripa 1,5x5 comprar 2,5x5 e assim por diante, pela perda de grossura no aparelhamento.

Usar vigamento com no mínimo 6 x 12 na cumeeira, terças e tesouras (quando houver).

Terças intermediárias com distanciamento de no Máximo 1,50 Mts.

Os caibros devem Ter medidas mínima de 5 x 6 e distanciamento de 50 cm no máximo eixo a eixo.

A colocação das ripas inicia-se de cima para baixo, ou seja, da cumeeira para o beiral e distanciamento (galga) de acordo com a telha a ser usada. Não aconselhamos que inicie a colocação das ripas sem ter o lote das telhas a serem usadas disponível na obra.

As ripas devem ter medida padrão de 1,5 x 5cm ou ripão de 2,5x5cm, conforme a telha a ser utilizada.O verdadeiro calculo das necessidades de resistência e suporte de um telhado, deve ser feito por um profissional habilitado, as medidas informadas são somente para orientar, pois cada vão e cada tipo de cobertura tem suas próprias especificações. A sua disposição,

abraços.

Pinheiro,

2 fotos
Nivaldo dos Santos
Nivaldo Construções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Nivaldo Construções - há 7 anos

Pela foto mostrada e a altura dita de dois e oitenta o problema é só por 30% do comprimento de cada caimento do telhado, 15 metros se dividir no meio 7.5 tem que levantar 2.25 metros uma porcentagem de 30% para um caimento perfeito para que não haja retorno de água simples

Responder
Souza Mendes Engenharia
Souza Mendes Engenharia (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Souza Mendes Engenharia - há 7 anos

Boa noite Willames,

1º - Você precisa saber o tipo de telha que era utilizada, para saber a inclinação mínima pela tipologia das telhas.

2º definir o ponto mais baixo que te atenderá na residência.

3º com essas definições ( inclinação mínima e pé direito mínimo) você consegue garantir que o ponto mais baixo de sua residência não ficará baixo demais, independentemente do pé direito na cumieira.

Responder
Tiago Rodrigues
Firmamento Construções (João Pessoa, Paraíba) Firmamento Construções - há 7 anos

Olá Willames, para uma boa circulação de ar e resfriamento da sua residencia, te aconselho que suba a altura desse seu pé direito, pelo menos a 3,50 mt para prover uma boa queda dágua e que seu beiral não fique tão baixo, impossibilitando a entrada de ventilação.

Responder
Francisco Rocha Reis
Construtora Aguas Lindas (Águas Lindas de Goiás, Goiás) Construtora Aguas Lindas - há 7 anos

Na minha opniao o pe direito era para ter ficado pelo menos com 2,98 mts, dessa forma resolveria a questao da altura da casa, uma vez que a caida da agua tem que ter os 30 graus.Pelo fato de nao poder subir muito a desempena devido ao telhado pesado.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Williames, bom dia!

Basicamente p seu telhado é de duas águas e a altura da empena será em função do tipo de telha utilizada, nesse caso, para telha canal, o caimento da água deverá ser de 30º no mínimo, para não haver refluxo em dias de chuvas fortes.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região