Como rebocar parede antiga?

Olá a todos

Planejo rebocar uma parede da minha casa, mas tenho algumas dúvidas

A - Dados

* Idade da parede: +50 anos

* Local: Porão de casa

* Área: 12m²

* Tipo: Parede de arrimo

* Reboco:

Poucas marcas de infiltração

Frágil, sem aderência a parede

Sem chapisco

* Tijolos:

Maciços e alguns frágeis

Esfarelando (raspáveis com a espatula)

* Argamassa das juntas dos tijolos:

Esfarelando muito (textura pouca coesa, raspáveis com o dedo)

B - Métodos

1) Remoção do reboco antigo

2) Limpar a superfície com vassoura e água (sempre sai poeira)

3) Fundo preparador (?)

4) Impermeabilizante de 18kg (uma demão)

5) Chapiscar 1:3 + aditivo adesivo

6) Rebocar 1:6 + plastificante

C – Dúvidas

1) Alguma opinião dos meus métodos, algum passo desnecessário, sugestões?

2) Como solucionar o problema do esfarelamento, insisto na limpeza física ou uso o fundo preparador de pintura?

3) Tampo com massa os buracos antes de aplicar o impermeabilizante ou no reboco?

Desde já agradeço a atenção

Como rebocar parede antiga?

Olá a todos

Planejo rebocar uma parede da minha casa, mas tenho algumas dúvidas

A - Dados

* Idade da parede: +50 anos

* Local: Porão de casa

* Área: 12m²

* Tipo: Parede de arrimo

* Reboco:

Poucas marcas de infiltração

Frágil, sem aderência a parede

Sem chapisco

* Tijolos:

Maciços e alguns frágeis

Esfarelando (raspáveis com a espatula)

* Argamassa das juntas dos tijolos:

Esfarelando muito (textura pouca coesa, raspáveis com o dedo)

B - Métodos

1) Remoção do reboco antigo

2) Limpar a superfície com vassoura e água (sempre sai poeira)

3) Fundo preparador (?)

4) Impermeabilizante de 18kg (uma demão)

5) Chapiscar 1:3 + aditivo adesivo

6) Rebocar 1:6 + plastificante

C – Dúvidas

1) Alguma opinião dos meus métodos, algum passo desnecessário, sugestões?

2) Como solucionar o problema do esfarelamento, insisto na limpeza física ou uso o fundo preparador de pintura?

3) Tampo com massa os buracos antes de aplicar o impermeabilizante ou no reboco?

Desde já agradeço a atenção

6 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 3 anos

R: No descritivo esta os passos adequados... mas o ideal seria uma visita técnica de engenheiro no local...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Flávio Nunes
Prime Predial Pinturas & Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Prime Predial Pinturas & Reformas - há 3 anos

Pelo que vi tem muitas perguntas sua no aplicativo,você é uma pessoa que pega esses tipos de trabalhos pra fazer né ? Impossível uma moradora ter tantos problemas, primeiro eu acho que pra vc pegar esses tipos de trabalho você já tem que ter seu próprio conhecimento,ou fazer um curso, ficar pegando idéias de outros prestadores não é uma boa.

Responder
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 3 anos

Iza, antes do remédio, o diagnóstico é preciso. Chame um Engenheiro, que é um profissional que tem obrigação de saber o que diz. Pedreiro não tem. Tem que avaliar localmente as condições da parede, se tem alguma patologia, algum sinal de dano, alguma coisa assim, pra partir pra ação. As casas antigas têm reboco tipo um areião. A minha tem 63 e é assim, esfarela mesmo, mas não cai hehe. E como é linda, meu Deus... Se o ambiente tiver cheiro de mofo, depois da avaliação do Engenheiro, que é o mais importante, eu descascaria essas paredes e deixaria só no tijolo, com as marcas do tempo valorizando o espaço. o tijolo cru respira e evapora uma possível umidade, mantendo a parede seca. Não impermeabilize, se vc o fizer, irá represar a água dentro da parede e isso causará problemas fatalmente.

Quero muito ver como irá ficar, ok? Depois coloque as fotos aqui nos comentários.

Abraço!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região