Como instalar o ar-condicionado?

Qual a amperagem de um padrão trifásico para uma carga de 6 ar condicionado de 60000 BTUs

Como instalar o ar-condicionado?

Qual a amperagem de um padrão trifásico para uma carga de 6 ar condicionado de 60000 BTUs

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Zilvan Molina de Oliveira

Boa tarde, o ideal para você seria fazer um cálculo de demanda total da sua instalação acrescidos dos 6 aparelhos de ar condicionado mais uma reserva técnica de 20℅, como não sabemos a sua demanda instalada, não há como determinar corretamente qual seria a demanda do novo medidor de energia.

Qualquer coisa é só entrar em contato, será muito bom te-lo como nosso cliente.

Responder
Zilvan Molina de Oliveira

Boa tarde, o ideal para você seria fazer um cálculo de demanda total da sua instalação acrescidos dos 6 aparelhos de ar condicionado mais uma reserva técnica de 20℅, como não sabemos a sua demanda instalada, não há como determinar corretamente qual seria a demanda do novo medidor de energia.

Qualquer coisa é só entrar em contato, será muito bom te-lo como nosso cliente.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O padrão deveria ser com cabo 25 e dijuntor de 100A

A disposição;

Alex
Alex Branquinho (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Alex Branquinho - há 6 anos

Para calcular a amperagem "A" do seu ar condicionado, você precisa da potencia em Watts "W", você encontra no site do inmetro por fabricante e modelo do seu ar e a voltagem "V", normalmente 220 V.

Com estes dados é só calcular I=W/V.

para um ar condicionado de 60mil BTU a potencia média é 17Kw ou 17000W, logo A=17000W/220V ; A= 77Amp. por aparelho.

No site da Light, você encontra um simulador bastante interessante, faça um teste e qualquer duvida pode me perguntar.

Responder
Rafael Santiago Santiago
Rst Serviços Elétricos (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Rst Serviços Elétricos - há 6 anos

Bom dia, nesse caso é necessário um projeto com cálculo de demanda. Para poder verificar qual medidor realmente te atenderia. Não só para os ar condicionados mas em si também para toda a elétrica existente. Contrate um técnico Eletrotécnico para fazer isso para o senhor. Fazemos esses serviços, qualquer coisa e se chamar. Abraço

Responder
Rafael Santiago Santiago
Rst Serviços Elétricos (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Rst Serviços Elétricos - há 6 anos

Bom dia, nesse caso é necessário um projeto com cálculo de demanda. Para poder verificar qual medidor realmente te atenderia. Não só para os ar condicionados mas em si também para toda a elétrica existente. Contrate um técnico Eletrotécnico para fazer isso para o senhor. Fazemos esses serviços, qualquer coisa e se chamar. Abraço

Responder
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 6 anos

Bom dia, o ideal primeiramente e conferir qual sua carga quantos amper você tem,e ver se há necessidade de aumento de carga ou não, cada ar deste

puxa aproximadamente 17 A.

Responder
Samuel Miguel de Melo

Boa, noite José,um ar desse , aproximadamente tem um consumo de 18A,e necessário fazer um projeto ,ver o quantitativo em Watts ,já existentes somar , provavelmente já tenha um trifásico 40A terá que fazer aumento de carga acredito que um 200 A te atende ser Enel ou lgth ok

Wilian Couto

Isto equivale à 17 kW / 2 = 8 kWh de consumo médio cada aparelho, que no Brasil devido à falta de isolamentos adequados, (vidros duplos, isolamento térmico no piso, paredes e teto, e nas portas) no ambiente controlado fazem o consumo subir.

Um condicionador de ar trifásico 220VCA consome uns 40% menos que um bifásico/monofásico 220VCA.

kVA consumidos cada condicionador trifásico:

8.000 W = 3/1,73 x 220 x I x 0,85;

I = 24,81 Amps;

220VCA x 24,81 Amps = 5,46kVA cada;

O consumo total dos 6 aparelhos trifásicos seria então 32,75kVAh;

Para os aparelhos bifásicos:

8.000 W / 220 = 36 Amps;

220 x 36 = 7,92 kVA cada;

Total consumido 47,5 kVAh;

Como poderá ver, os 6 aparelhos trifásicos consomem menos energia que os 6 aparelhos bifásicos. Outra consideração seria a bitola reduzida dos fios e dispositivos de segurança de menor amperagem para instalação dos aparelhos trifásicos.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região