padrão de entrada

boa tarde abençoado!! to começando agora na área elétrica. posso montar o padrão de entrada sem o CREA? ou somente o engenheiro pode montar?

padrão de entrada

boa tarde abençoado!! to começando agora na área elétrica. posso montar o padrão de entrada sem o CREA? ou somente o engenheiro pode montar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Cahetmel Freitas Vigorito Constancio

Santos.

A montagem do padrão de entrada e sempre feita seguindo as normas ditadas pela concessionária local.

Aqui no RJ-Capital a Light tem o RECON-BT que é o manual que explica como deve ser montados os padrões para a baixa tensão.

A montagem do padrão pode ser feito por qualquer eletricista, desde que esteja de acordo com as normas da concessionária.

Porém a solicitação de alguns serviços técnicos junto a concessionária só poderá ser feita por profissionais registrados no CREA. Isso você terá de verificar na concessionária pois cada uma tem sua regra.

Espero ter ajudado

Responder
Wilian Flavio Félix
Ateneia Engenharia (Santos, São Paulo) Ateneia Engenharia - há 8 anos

Bom dia Sr. Freire, vai depender da potencia a ser instalada e varia também com a concessionaria de energia elétrica, geralmente eles pedem pelo menos a ART e dependendo da carga o projeto elétrico também. Agora se for algo muito pequeno pode ser feito sem a ART. Se puder entrar em contato com os dados mais específicos podemos ajudar de forma mais eficiente. Obrigado. Ateneia Engenharia

Responder
Marcello Seggiaro
Elétrica Segura (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Segura - há 8 anos

Prezado Santos, depende do potência instalada. A rigor, o valor de potência a ser considerado depende da empresa Distribuidora presente na localidade da obra. Normalmente, para entradas de serviço com baixa carga, como por exemplo 20kW, não é necessária a elaboração de ART junto ao CREA. Acima disso é necessária relação de cargas, projeto da nova entrada e ART.