Quais os fios que devo colocar na fiação nova de uma casa?

Tenho uma casa, com a rede desligada há anos. Irei trocar as fiação da casa, pois são fios, mas o padrão monofasico da Coelba eles liga com Cabos? Ou fios? Fios rígidos. Na hora de deixa F+N no medidor pode ser flexível? Ou rígido?

Quais os fios que devo colocar na fiação nova de uma casa?

Tenho uma casa, com a rede desligada há anos. Irei trocar as fiação da casa, pois são fios, mas o padrão monofasico da Coelba eles liga com Cabos? Ou fios? Fios rígidos. Na hora de deixa F+N no medidor pode ser flexível? Ou rígido?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 4 anos

Tudo irá depender da potência elétrica que sua instalação irá utilizar, por isso é necessário um projeto elétrico antes de dimensionar o cabeamento elétrico. Ex: Casas simples com um chuveiro, microondas, máquina de lavar, geladeira, cabos de 10 mm2 na entrada, sendo 2 pretos (fases), 1 azul (neutro)7 e 1 verde (terra). Após o painel elétrico, cabos de 2,5 mm2 para tomadas, 1,5 mm2 para iluminação e 6 mm2 para chuveiro.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Pode ser flexivel

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Jose Bermudes
Restaura Lar (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Restaura Lar - há 4 anos

Boa noite

Neste caso, use cabo de 10 mm da caixa do relógio até a caixa de distribuição "disjuntores"

Da caixa de disj. até o chuveio ( s ) use cabo de 6 mm

Torneira elétrica 6 mm

Micro ondas 4 mm

restante como tomadas em 110 V use cabinho 2,5 mm com terra

Iluminação 2,5 mm caso tenha paralelo ou paralelo com intermediario pode usa cabinho de 1,5 entre eles

Todas as tomadas tem que colocar terra.

Restaura Lar

José Bermudes de Souza

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região