Qual o padrão e fiação ideal para suportar 2 chuveiros?

Comprei um imóvel novo com padrão monofásico e disjuntor de 70 Amperes mono e fiação de 4 mm, porem a casa tem 2 banheiros, quero saber se suporta bem os dois chuveiros desta forma ou tenho q mudar o padrão para bifásico?

Qual o padrão e fiação ideal para suportar 2 chuveiros?

Comprei um imóvel novo com padrão monofásico e disjuntor de 70 Amperes mono e fiação de 4 mm, porem a casa tem 2 banheiros, quero saber se suporta bem os dois chuveiros desta forma ou tenho q mudar o padrão para bifásico?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

40 Respostas

Nicácio Ada Silva Barbosa
Particular - há 5 anos

O Sr. Claudemir está correto,é preciso fazer uma vistoria para fazer o certo para que no futuro não tenha problema .Se o dispositivo de proteção como você falou é 70 A o cabo deverá ser de 16 mm, pelo que eu entendi a fiação da casa que é com condutor de 4 mm ,depois do dimensionamento dos circuitos no geral saindo do quadro de distribuição para os circuitos, á bitola esta boa, pois neles serão fixados os restantes da fiação das lâmpadas e tomadas em suas caixas teto ou parede.A fiação do chuveiro deverá ser conforme especificação no

aparelho com circuito independente e nunca ligar este na rede de lâmpadas e tomadas pois pode queimar toda instalação. Para dois chuveiros seria bom uma mudança de carga ou seja 110 v para 220 v para que o dimensionamento fique melhor também é bom instalar IDR e DPS ,mais se todos os circuitos de lâmpadas e tomadas chegarem a uma potência de 3.000w vc pode colocar dois chuveiros de 4.500w na tensão de 127v não podendo ultrapassar os 12.500w liberado pela concessionária ,após este a carga será de 220v em diante .Abraço.NICACIO.

Torbes  Santos Queiroz
Tq Soluções E Piscinas, Saunas, Spa, Banheira De Hidromassagem E Aquecimento Solar. (Belo Horizonte, Minas Gerais) Tq Soluções E Piscinas, Saunas, Spa, Banheira De Hidromassagem E Aquecimento Solar. - há 7 anos

Boa tarde.

O ideal é padrão bifásico, cabeamento de 10 mm té quadro de disjuntores.

Disjuntores de 40 amp, e cabeamento de 6 mm até os chuveiros.

Att.

Responder
Manoel  messias dos santos
Particular - há 7 anos

se sua rede é monofasica e seu dj de entrada é 70a,vc tem que calcular a potencia dos dois chuveiros+ a carga de demanda da sua casa,tomadas lampadas e outros,para ver quanto sobra de carga para os chuveiros,ai sim vc pode saber qual a carga a ser usada

Edmilsom dos Santos Dourado

oi bom dia leila ,,, como seu padrão é monofasico na verdade sai mais caro instalar chuveiros 127 volts na sua residençia ///os fios tem de ser no minimo de 6mm separado para cada chuveiro e o disjuntor de padrão de entrada tem de ser no minimo 100 amper ,,se ligar dois chuveiros requer atenção ,,, por isto tem de chamar um profissional e analisar todo o circuito da casa ,,duvidas pode contactar edmilsom empreiteira linear

Responder
Jose Fernando
Jose Fernando (Cláudio, Minas Gerais) Jose Fernando - há 7 anos

leila boa tarde seu padrao pode ser monofazico porem teria que ter os cabos interno 16mm com dijuntor 70a ,para voce fazer adistribuiçao dentro de sua casa seria o ideal .para cada chuveiro cabo 6mm ,minha casa e com 2 chuveiro e funciona com padrao desta forma obrigado fernando

Responder
Joaoa Tome
Manutenção E Instalação Elétrica Residencial E Comercial (Varginha, Minas Gerais) Manutenção E Instalação Elétrica Residencial E Comercial - há 7 anos

Vai depender da tensão de entrada, disjuntor e da potencia dos chuveiros. Se a tensão for de 220 v e o chuveiro com potencia de 5800 usa-se disjuntor de 30 A com cabos de 6 mm. (isso para cada chuveiro). Não esquecendo que o disjuntos de entrada não pode ser de menor valor que os demais.

a

Responder
Helio Arantes
Hl-eletric (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Hl-eletric - há 7 anos

Não se pode falar enfaticamente em padrão para uma casa, um trabalho técnico bem executado vai demandar levantamentos e calculos que vão definir o diâmetro de seus condutores e a corrente nominal de sua proteção. Te passar um valor seria irresponsabilidade pois o seu chuveiro por exemplo pode ser de 2500w ou 7500w essa diferença faz variar e muito os dimensionamentos de seu circuito.

Responder
Luiz Américo Machado Costa

Prezada Leila, da forma que você descreveu sua instalação, caso ligue os dois chuveiros simultaneamente, pode ocorrer um desarme do disjuntor geral do seu quadro de distribuição, principalmente se os dois chuveiros estiverem selecionados para inverno. O ideal realmente é que você troque a sua instalação e padrão de entrada para Bifásico. Para isto você deverá solicitar o aumento de carga junto à sua concessionária de energia, que te informará a documentação necessária para tal.

Responder
Alfredo Lara
Construsete.com (Sete Lagoas, Minas Gerais) Construsete.com - há 7 anos

Leila, em qual estado você está? Pois cada concessionaria tem seus padrões próprios.

Em se tratando de especificação técnica, é preciso seguir o que recomenda o fabricante do chuveiro, pois se der algum problema você estará dentro da garantia. Sendo que cada equipamento pede instalação individual, ou seja, cabos e disjuntor em separado para cada chuveiro.

A instalação da sua casa precisa ser verificada por um profissional habilitado, recomendo um técnico em eletrotécnica, não se iluda com eletricistas que não tem conhecimento teórico de dimensionamento de circuitos, pois só a prática destes profissionais não é garantia de segurança.

Aqui em Minas Gerais as normas da CEMIG não permitiriam ligar dois chuveiros juntos (5,40 kW/ cada) com este Disjuntor - 70A (monofásico); portanto você precisaria levantar toda a carga elétrica a ser utilizada na residência e fazer um pedido de aumento de carga; aí sim você inclui no dimensionamento total os dois chuveiros.

Espero ter ajudado, se ficou mais alguma dúvida estou à sua disposição.

Engº Alfredo Lara

Responder
Leila
Particular - há 7 anos

Pois é Alfredo, estou em Minas Gerais, a casa que adquiri é geminada e o vizinho teve a luz ligada pela Cemig nessas mesmas condições, achei estranho. vou mudar mesmo pra bifasico e ficar mais tranquila. só acho q isso deveria ter sido feito pelo construtor. Obrigada pela orientação.

Jorge Wilson Alexandre da Silva

Bom dia Leila,

Em primeiro lugar, vc precisaria verificar a quantidade e aparelhos eletrônicos em sua residência, pois ai se verificaria a necessidade da troca do seu relógio de monofásico para Bifásico ou Trifásico, porém isto é feito através de um eletricista.

Em relação aos seus chuveiros, hj cada modelo/marca já trás no seu corpo, as especificações necessárias para sua instalação, ou seja o disjuntor e a bitola do fio necessário, aconselho ao fazer esta instalação, ter separado para cada chuveiro um disjuntor, como tb em relação aos demais disjuntores de sua residencia.

Nós da ROKU Serviços estamos prontos para atende-la.

Orçamento sem compromisso.

Boa Sorte

Jorge Wilson

ROKU Serviços

Responder
Jose Ademir Pereira
Serviços Eletricos Em Geral (Nova Lima, Minas Gerais) Serviços Eletricos Em Geral - há 7 anos

Leila, sugiro, que vc mude o seu padrão para 220 V bifásico. Já no quadro de distribuição, vc deverá utilizar um disjuntor termomagnético bipolar de

40 A, e, dependendo da distância cabo flexível de # 6 mm².

Responder
Rodrigo ALVES
Elétrica Digão (Poços de Caldas, Minas Gerais) Elétrica Digão - há 7 anos

Bom dia, o ideal é trocar o padrão pra 220v e mudar a fiação pra 6mm e fazer circuitos separados dos chuveiros. Um circuito pra cada chuveiro.

Responder
Claudio Silva Souza
Eletricista Predial Instalador Em Geral (Nova Lima, Minas Gerais) Eletricista Predial Instalador Em Geral - há 7 anos

Bom dia! Na minha pouca experiência e vc poder passar seu medidor que é o padrão p 220v é melhor com cabo de 6 mm e para cada chuveiro e disjuntores de 40 amperes o de 127v também vai te atender mas não com a mesma eficiência que a de 220v e tenha um bom dia?

Responder
Andre Luis Alulas Alulas
Andre Luis Alulas (Pouso Alegre, Minas Gerais) Andre Luis Alulas - há 7 anos

Bom dia Leila! aconselho sim aumento de carga, no caso padrão bifásico.

E trocar bitola de 4 para 6 mm a fiacão dos chuveiros.obrigado.espero ter ajudado.

Responder
Vander gomes
Marido de Aluguel (Contagem, Minas Gerais) Marido de Aluguel - há 7 anos

Bom dia. Na minha casa tem dois chuveiros com ligaçao separada pra cada um com cabo de 6mm e disjuntor de 40. Sem problema.

Responder
Arnaldo
Particular - há 7 anos

Leila, vc não informou a tensão de fornecimento. Imaginando que seja de 127V, na minha opinião vc deverá substituir o padrão para 220V (bifásico) e adquirir chuveiros também de 220V, digo isso porque com dois chuveiros ligados a sua instalação ficará no limite. Contrate um bom eletricista.

Arnaldo
Particular - há 7 anos

Leila, vc não informou a tensão de fornecimento. Imaginando que seja de 127V, na minha opinião vc deverá substituir o padrão para 220V (bifásico) e adquirir chuveiros também de 220V, digo isso porque com dois chuveiros ligados a sua instalação ficará no limite. Contrate um bom eletricista.

Valdemir Nogueira Chagas

Leila, bom dia!

Desculpe, mas acho que você está enganada, falando tecnicamente, um disjuntor de 70 amperes é para suportar cabo de 16mm², caso você esteja certa, se houver um curto, o fio vai pegar fogo e o disjuntor na desarmará. Se você comprar um chuveiro elétrico, verá nas instruções que o acompanha, sendo ele de 4.500 watts, o recomendável seria disjuntor de 40 amperes e cabo de 6,0 mm², para cada um. Espero ter ajudado.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Leila, bom dia!

Você deve contratar um profissional para reavaliar a sua instalação elétrica e provavelmente terá que trocá-la totalmente. Se você tiver a planta baixa do seu imóvel poderei fazer o Projeto de Elétrica para você.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Jcb
Particular - há 6 anos

Bom, não sei se estou correto

Para se dimensionar a amperagem dos disjuntores

Dividir a potência pela tensão!!!

Exemplo 7500w / 220v(35A) cabo 6mm segue nesta terra,fase,fase. + Tomada especial. Vou por na caixa separados (40A x6 mm) dois banheiros.

Muitos utilizam a essa potência 40A fio cabo 6mm

Joao o F
Particular - há 6 anos

bom dia seu calculo está errado, um padrão de 70A não pode ser utilizado um cabo de 16mm, pois o mesmo suporta 68A,então próximo cabo seria de 25mm,e a respeito do chuveiro errado 4500w, se utiliza cabo de 8mm e disjuntor de 34A para proteger o equipamento,e não se utiliza disjuntor com corrente maior que o equipamento suporta.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região