Qualquer eletricista pode instalar o padrao ligth?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

26 Respostas

Guilherme
E H Sorocaba (Sorocaba, São Paulo) E H Sorocaba - há 7 anos

Meru caro Itamar, o problema não é se qualquer eletricista pode executar essa tarefa, e sim se a pessoa escolhida está qualificada para executa-la. cada região do país tem uma concessionária de energia, e cada uma delas tem padrões diferentes para ligação. É preciso que o profissional que irá executar essa ligação conheça as normas básicas de eletricidade ( NBR5410) e que conheça também as normas da concessionária da região onde será executado o serviço. Dependendo da carga a ser instalada, será necessário um projeto técnico e uma ART, assinada por um engenheiro eletricista.

Responder
Guilherme
E H Sorocaba (Sorocaba, São Paulo) E H Sorocaba - há 7 anos

Meru caro Itamar, o problema não é se qualquer eletricista pode executar essa tarefa, e sim se a pessoa escolhida está qualificada para executa-la. cada região do país tem uma concessionária de energia, e cada uma delas tem padrões diferentes para ligação. É preciso que o profissional que irá executar essa ligação conheça as normas básicas de eletricidade ( NBR5410) e que conheça também as normas da concessionária da região onde será executado o serviço. Dependendo da carga a ser instalada, será necessário um projeto técnico e uma ART, assinada por um engenheiro eletricista.

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Ola boa tarde, é sempre bom lembrar que sempre que tiver uma ocorrência ou fazer uma obra nova sempre procure profissionais qualificado e de preferencia faça mais de um orçamento e escolha um profissional mais detalhado lhe lhe passe confiança.

Responder
Agenemilson Rodrigues Cordeiro
Agerc. Instalações e Consertos Elétrica (Barueri, São Paulo) Agerc. Instalações e Consertos Elétrica - há 7 anos

para faze a instalação de caixa de padrão eletropaládio! sempre procurar por um eletricista que já trabalho com isso a muito tempo e que tem todos os requisito necessário para esse tipo de serviço.

Responder
Jaime Silva Amorim
Particular - há 7 anos

bom dia itamar qualquer nao tem que ser eletrecista conlhecer as normas ok

Euzebio Borba Filho
Ebf - Projeto E Instalação Eletrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ebf - Projeto E Instalação Eletrica - há 7 anos

Com eletricidade não se brinca. Um eletricista com formação técnica pode montar, executar e interpretar qualquer projeto elétrico. Há escolas especializadas, que ensinam como planejar e dimensionar cargas necessárias para residencia, baseado na norma ABNT 5410 (baixa tensão) e os padrões exigidos pelas companhias elétricas.

Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 7 anos

Isso vai depender da carga que o cliente precisa. Acima de determinadas cargas é exigido projeto elétrico e ART. Portanto, se a carga ultrapassar esse limite, a resposta é não. Precisará de um engenheiro à frente.

Mas se a carga não ultrapassar o que estipula a norma da Light, pode ser sim qualquer eletricista que tenha conhecimento. Desde que ele atenda todas as exigências da norma. Pois caso alguma coisa saia do padrão da norma a concessionária não fará a ligação e ainda pode cobrar uma multa por visita improdutiva a cada tentativa de ligação.

Responder
Agenemilson Rodrigues Cordeiro
Agerc. Instalações e Consertos Elétrica (Barueri, São Paulo) Agerc. Instalações e Consertos Elétrica - há 7 anos

Isso vai depender da carga que o cliente precisa. Acima de determinadas cargas é exigido projeto elétrico e ART. Portanto, se a carga ultrapassar esse limite, a resposta é não. Precisará de um engenheiro à frente.

Mas se a carga não ultrapassar o que estipula a norma da Light, pode ser sim qualquer eletricista que tenha conhecimento. Desde que ele atenda todas as exigências da norma. Pois caso alguma coisa saia do padrão da norma a concessionária não fará a ligação e ainda pode cobrar uma multa por visita improdutiva a cada tentativa de ligação.

Responder

Aliancon Construção & Reformas -Limpeza de Conndomínios

Bom dia Itamar dejeto algum elétrica não importa que tipo de instalação seja feita lembre se que instalações elétrica so pode ser feita por profissional qualificado ou poderá colocar seu imóvel em risco . mais informações ligue que poderemos resolver seu problema sem riscos

Responder
Agenemilson Rodrigues Cordeiro
Agerc. Instalações e Consertos Elétrica (Barueri, São Paulo) Agerc. Instalações e Consertos Elétrica - há 7 anos

Bom dia agel eletricista , a instalação elétrica não importa que tipo de instalação seja feita lembre se que instalações elétrica so pode ser feita por profissional qualificado e habilitado por que não poderá colocar seu imóvel em risco . mais informações ligue que poderemos resolver seu problema sem riscos

Responder

Lafitte Ribeiro Pinto
Arterelevopinturasespeciais (Campo Grande, Mato Grosso do Sul) Arterelevopinturasespeciais - há 7 anos

Bom dia,na verdade pode porém existem muitas pessoas que se aventuram nas profissões de seu eletricista for realmente experiente é provar isso sem problemas porém as próprias agências de energia indicam profissionais que podem dar total suporte ao cliente sem causar transtornos.

Aconselho que procure essas empresas em sua região .

Responder
Agenemilson Rodrigues Cordeiro
Agerc. Instalações e Consertos Elétrica (Barueri, São Paulo) Agerc. Instalações e Consertos Elétrica - há 7 anos

Bom dia,na verdade pode porém existem muitas pessoas que se aventuram nas profissões de seu eletricista for realmente experiente é provar isso sem problemas porém as próprias agências de energia indicam profissionais que podem dar total suporte ao cliente sem causar transtornos, que tem bastante experiencia e praticas com o serviço e habilitado.

Aconselho que procure essas empresas em sua região .

Responder

Miguel Luzia Freire
Elev Station Com. E Manutenção De Elevadores (São José dos Campos, São Paulo) Elev Station Com. E Manutenção De Elevadores - há 7 anos

Se for um profissional na área, deve procurar a distribuidora de energia e pedir os requesitos necessários para a aprovação do

padrão de energia, estes requisitos podem ser diferentes entres regiões.

Roberto Correa
Elétrica Em Geral (Itaquaquecetuba, São Paulo) Elétrica Em Geral - há 7 anos

Bom amigo, primeiramente as concessionárias de energia elétrica, não indicam eletricita para executar montagem t padrão. Segundo em qual região você quer montar o padrão?

Se for em São Paulo você tem edp bandeirante,eletropaulo, elektro e cpfl cada uma exige uma forma de montagem, um padrão a seguir.

É bom você procurar um profissional que entenda o que esta fazendo, caso contrário vc pode perder dinheiro. Vale lembrar que para algumas situações e necessário projeto elétrico e projeto civil (coluna fachada).

Boa sorte!

A disposição. ..

Roberto Correa
Elétrica Em Geral (Itaquaquecetuba, São Paulo) Elétrica Em Geral - há 7 anos

Bom amigo, primeiramente as concessionárias de energia elétrica, não indicam eletricita para executar montagem t padrão. Segundo em qual região você quer montar o padrão?

Se for em São Paulo você tem edp bandeirante,eletropaulo, elektro e cpfl cada uma exige uma forma de montagem, um padrão a seguir.

É bom você procurar um profissional que entenda o que esta fazendo, caso contrário vc pode perder dinheiro. Vale lembrar que para algumas situações e necessário projeto elétrico e projeto civil (coluna fachada).

Boa sorte!

A disposição. ..

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região