Paineis solares

Li em algum lugar que em alguns países da Europa o governo possui um plano de ajuda para aquelas pessoas que desejam instalar painéis solares nas suas casas. Isso aqui no Brasil também existe? Alguém poderia me ajudar a esclarecer essa dúvida?

Paineis solares

Li em algum lugar que em alguns países da Europa o governo possui um plano de ajuda para aquelas pessoas que desejam instalar painéis solares nas suas casas. Isso aqui no Brasil também existe? Alguém poderia me ajudar a esclarecer essa dúvida?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Eduardo Ramirez
Eficieng Engenharia E Incorporadora Ltda. (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Eficieng Engenharia E Incorporadora Ltda. - há 9 anos

Existe sim... Smartgrid: Se você possui o sistema instalado em outro local, no mesmo CPF, também pode utilizar os créditos gerados.

Nas casas (até 20KWp) é micro geração e o sistema é bem simples e prático.

Se quiser um orçamento:

Responder
Luís Cláudio Correia
Engesol Energia Renováveis (Recife, Pernambuco) Engesol Energia Renováveis - há 9 anos

Prezado Ney,

Complementando as informações dos nossos colegas, como bem informando a resolução 482 da ANEEL de 2012 foi um passo muito importante no sentido de promover a Micro Geração, entre elas a Geração de Energia Solar Fotovoltaica, pois facilitou a conexão desses sistemas às redes concessionárias de Energia elétrica, bem como ajudou a reduzir os custos do sistema com instalação de baterias uma vez que estabeleceu a condição de compensação de energia, mais conhecido lá fora como Net Metering, ou seja, já existem países fora do Brasil que trabalham com esse modelo.

Alguns países europeus adotam o feed in tariff, onde essa tarifa tem um valor diferente da tarifa da sua concessionária de energia, na grande maioria dos casos maior para incentivar a instalação, ou seja, lá quando se instala o sistema, você passa a vender a energia á concessionária, diferente nossos caso que você faz um empréstimo como mesmo valor e depois pode utilizar como crédito.

Para incentivar mais ainda esse tipo de investimento, o Governo poderia disponibilizar uma linha de financiamento específica para clientes residenciais com juros muito parecidos com os existente para pessoa jurídica, que podem chega a ter uma taxa de 4, 505% ao ano, também precisam definir sobre a cobrança de ICMS que alguns estados estão fazendo quando você injeta a energia na rede elétrica.

Se precisar de mais informações, é só informar.

Atenciosamente,

Luís Cláudio

EngeSol Renováveis

Responder
Eduardo Alves de Souza
Yuz Automação E Iluminação (Campinas, São Paulo) Yuz Automação E Iluminação - há 9 anos

Ola Ney, tudo bem?

No Brasil há a resolução da ANEEL Nº 482 de 17 de Abril de 2012, onde estabelece as condições de Micro e Mini geração de energia onde entra os sistema de geração de energia solar. Em resumo essa resolução permite que você instale o sistema fotovoltaica no seu imóvel e quando esse sistema gerar mais energia que o seu imóvel consumir esse excedente vai para concessionária e gera créditos em kw/h que você poderá utilizar em até 36 meses para abater de sua contas de energia.

Atualmente o retorno sobre o investimento em sistemas fotovoltaicos esta em torno de 10% ao ano e se considerarmos que esses sistemas duram mais de 20 anos é um bom investimento.

Obrigado,

Eduardo Souza

YUZ Dómotica e Energia Solar

Responder
Roberto Filho
Particular - há 9 anos

O sr Irwin está certo, mas o governo não oferece incentivos para este setor. Infelizmente não temos fábricas de placas fotovoltaicas no Brasil em função do custo em comparação às importadas. Estou fazendo de tudo para entrar no mercado que acredito ser o mais promissor nos próximos anos, mesmo sem incentivos do governo. Não dizem que o "jeitinho brasileiro" resolve? Pois é! Estamos chegando lá!! Muitas pessoas estão trabalhando "por baixo dos panos", para não terem suas inovações boicotadas, e quando tomar volume, será muito interessante. Pesquise no portal solar que tem muitas informações interessantes. Abraço!!

Irwin Gomes
Ampères Soluções (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ampères Soluções - há 9 anos

Olá Ney, tudo bem?

Sim, isso já existe no Brasil desde 2013.

Hoje, você pode gerar energia na sua casa através de fontes renováveis como os painéis solares. Seu sistema atuará paralelamente ao da concessionária.

Caso sua casa gere mais energia do que gaste, a concessionária lhe reembolsará através de créditos na conta. E ainda tem mais! Esses créditos podem ser utilizados em qualquer outra edificação que esteja no seu nome.

Contudo, esse benefício tem sido pouco divulgado pela mídia e pelas concessionárias de energia. Busque saber como a concessionária da sua região tem se posicionado e utilize esse benefício.

Grande abraço!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de painéis solares na sua região