Para reformar minha casa é necessário a contratação de um engenheiro civil ou arquiteto?

Olá!

Minha mãe tem uma casa com garagem coberta por laje, sendo que o cômodo ligado a ela possui apenas telhado e forro. Queremos montar um comércio e por isso estamos com a ideia de colocar laje no cômodo e derrubar a parede que o separa da garagem, fazendo um único ambiente. Gostaria de saber se para fazer essa construção eu deverei contratar um engenheiro civil e pedir autorização junto a prefeitura de minha cidade ou somente é necessário um pedreiro de confiança? Qual é o preço cobrado por um engenheiro para autorizar a construção? A outra dúvida é nessa mesma linha. No fundo da mesma casa, no nível da rua, tem uma laje, sobre um cômodo, que agora faz divisa com um terreno de um empreendimento imobiliário, sendo que eles já colocaram as contenções encostadas na parede que sustenta essa laje. Quero cercar esse espaço sobre a laje com um muro de uns 2 metros, colocar piso e cobrir. Minha dúvida é a mesma questionada acima. Também quero saber se posso fazer isso, mesmo antes de eles chegarem com a garagem do prédio na altura da minha laje.

Para reformar minha casa é necessário a contratação de um engenheiro civil ou arquiteto?

Olá!

Minha mãe tem uma casa com garagem coberta por laje, sendo que o cômodo ligado a ela possui apenas telhado e forro. Queremos montar um comércio e por isso estamos com a ideia de colocar laje no cômodo e derrubar a parede que o separa da garagem, fazendo um único ambiente. Gostaria de saber se para fazer essa construção eu deverei contratar um engenheiro civil e pedir autorização junto a prefeitura de minha cidade ou somente é necessário um pedreiro de confiança? Qual é o preço cobrado por um engenheiro para autorizar a construção? A outra dúvida é nessa mesma linha. No fundo da mesma casa, no nível da rua, tem uma laje, sobre um cômodo, que agora faz divisa com um terreno de um empreendimento imobiliário, sendo que eles já colocaram as contenções encostadas na parede que sustenta essa laje. Quero cercar esse espaço sobre a laje com um muro de uns 2 metros, colocar piso e cobrir. Minha dúvida é a mesma questionada acima. Também quero saber se posso fazer isso, mesmo antes de eles chegarem com a garagem do prédio na altura da minha laje.

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 3
Gióia Bispo
Gióia Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Gióia Arquitetura - há 7 anos

Cara Vivian,

Contrate um arquiteto ou engenheiro. Esses profissionais lhe auxiliarão com todo o projeto, planejamento e execução da obra, inclusive com a documentação para prefeitura.

Num primeiro momento isso pode lhe parecer tomar muito tempo e ser muito custoso, mas no final você verá que o compensará.

Pular a etapa de planejamento pode custar muito caro no final ao se contabilizar, também, os problemas.

Responder
Augusto Cesar de Almeida Santos
Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Augusto Cesar A. Santos Orçamentos, Obras, Planejamentos e Projetos - há 7 anos

ola.... vamos por partes

qualquer obra, por teoria, deveria ter acompanhamento de profissional especializado....

Segundo as normas do CREA, TODA obra de construção , demolição, ampliação de imóvel deverá ter projeto feito por especialista e pedido de autorização junto aos órgãos competentes. A sra pode fazer tudo isso sem seguir essas normas, mas corre o risco de ser denunciada e ter a obra paralisada... mesmo porque seu comercio precisará de alvará para funcionar e para crescer.... e se ele oficialmente não existe perante a PBH ele não pode funcionar...

O preço de um profissional varia muito de região para região e de serviço para serviço... mas a média para um engenheiro administrar sua obra é de no máximo 20% do valor total da obra..ou aproximadamente de 4 a 9 mil reais mensais.... mas como somos imediatistas podemos pensar num primeiro momento que num primeiro momento um pedreiro é mais barato... é sim... só nesse primeiro momento... visto que sua obra não será registrada... não haverá seguro civil... responsabilidade civil... controle de material.... cálculos ... projetos...apenas a experiência do profissional... em relação a parte de traz do seu terreno eu não entendi muito bem... mas no geral a sra pode fazer o que quiser, contanto que siga as normas técnicas vigentes pelo municio, que informa o limite para construções em cada regional ... mas como eles iniciaram uma obra na divisa, seria mais prudente a sra esperar que eles terminem, para evitar colapso no terreno e na estrutura e acontecer um acidente....

espero ter ajudado

estamos sempre à disposição

Responder
Edvaldo Pereira Da Silva Pereira
Epds Prestação Deserviços Reforma E Construção (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Epds Prestação Deserviços Reforma E Construção - há 7 anos

Boa noite vivian só para reforçar o que meu amigo osmar minelli falor contrate um pedreiro que ele vai executar muito bem a sua obra sai mais barato quanto o cômodo que não tem laje é só em mandar uma com a outra e por as viga e laje espero ter te ajudado

Responder
Ruy Lessa de Oliveira

CARA VIVIAN, TODA REFORMA E/OU CONSTRUÇÃO DEVE SER REALIZADA ATRAVÉS DA CONTRATAÇÃO DE UM PROFISSIONAL HABILITADO E INSCRITO NOS CONSELHOS FEDERAIS. TRATA - SE DE UMA QUESTÃO PREVISTA PELOS CÓDIGOS CIVIL E CRIMINAL. ALÉM DISTO, QUANDO DA AVERBAÇÃO DAS MELHORIAS DO IMÓVEL NO CARTÓRIO, UMA DAS EXIGÊNCIAS EMITIDAS PELO ORGÃO SERÃO OS DOCUMENTOS DE REGULARIZAÇÃO DO MESMO JUNTO À PREFEITURA. NÃO FAÇA SUA REFORMA SEM APOIO DE UM ENGENHEIRO OU ARQUITETO, POIS SERÁ IMPORTANTE PARA A PRESERVAÇÃO DE SUA SAÚDE...RSSSSS...OBRIGADO

Responder
Osmar Minelli
Kolli Pinturas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Kolli Pinturas - há 7 anos

Boa tarde, a respeito de contratar um engenheiro ou um técnico em edificações sempre é bom são profissionais pra essa parte técnica,

mas algumas questão são relevantes, primeiro qual é o porte da obra nesse caso é pequena,em relação custo beneficio não é viável um técnico para avaliação .

Contrate um bom profissional como pedreiro de sua confiança ele irá realizar uma vistoria e dizer o que é necessário realizar na edificação.

Responder
Evanio
Etpl Engenharia Ltda (Barueri, São Paulo) Etpl Engenharia Ltda - há 7 anos

Prezada Vivian,

Apenas reforço as opiniões dos profissionais que respondeam anteriormente.

Por mais simple que a sua necessidade possa parecer, existem aspectos que apenas profissionais especializados em cálculo de concreto podem resolver com segurança como é o caso do reforços das lajes para mudança de finalidade.

Por outro lado, em se tratando de um investimento para uso comercial, a opinião de um arquiteto pode ser muito útil para o melhor aproveitamento de área e até do "charm" final da loja . Quem sabe não seria possível emendar o cômodo com a garagem sem ter que construir uma laje?

Abraço

Responder
Paulo Celso de Sá
Particular - há 7 anos

Vivian

Caso o seu objetivo seja ter o imóvel perfeitamente regularizado, você precisa de um Arquiteto ou um Engenheiro para te orientar e obter todas as permissões de construção e ocupação do imóvel.

Este profissional também deve detalhar em forma de desenhos e especificações (projeto) todas as intervenções a serem realizadas de forma a definir o escopo dos serviços que você vai contratar junto ao seu pedreiro de confiança, garantindo o atendimento às normas técnicas, legais e de segurança.

Ele emitirá um documento chamado ART, que o qualifica como responsável técnico pela obra, respondendo civil e criminalmente por quaisquer problemas que venham a surgir por conta desta. Para isso ele deve ser innscrito na prefeitura e no conselho regional (CAU ou CREA).

O custo deste profissionall é muito pequeno em relação ao custo da obra, além do que ele pode tornar a sua obra mais econômica.

Sérgio Santana Secanechia

Prezada Vivian,

Em resumo ao seu questionamento, a resposta simples e objetiva é que de fato, há necessidade da contratação de um profissional tecnicamente capacitado para executar tal serviço, analisar os riscos e garantir a segurança tanto de quem está trabalhando, quanto de quem vai habitar o local. Ninguém melhor do que um profissional especializado no assunto para tal função.

Levando em consideração que a sua intenção de reforma envolve alterações de cargas na estrutura, sim... há necessidade de estudar o impacto que pode ser gerado na estrutura atual e criar soluções que tecnicamente serão viáveis e custo benefício aceitável. Quanto ao questionamento sobre a preferencia para Engenheiros e Arquitetos, isso caberá a você questionar e investigar no momento da contratação se o profissional realmente tem especialização para executar o serviço que necessita.

Geralmente os Arquitetos não se especializam na área de cálculo estrutural, já os Engenheiros Civis... sim. Embora os Arquitetos tenham mais conhecimentos sobre legislação e prefeituras que os Engenheiros.

Olha... eu digo geralmente, mas não é uma regra... que meus colegas entendam o que estou falando.

Abraço, espero poder ter ajudado.

Responder
Carlos Alberto Gomes de Paiva

( Master House Soluções - Mogi das Cruzes - SP )

Para resolver as questões que você menciona, será necessário a contratação de um arquiteto que vai elaborar um projeto detalhado da execução desses serviços, de acordo com as normas técnicas vigentes e exigências da prefeitura local ( valor aproximado de R$ 35,00 a R$ 45,00 por metro quadrado ). Após esse projeto detalhado, você pode orçar e contratar a mão de obra para a execução dos serviços com empreiteiro ou "pedreiro" de sua confiança.

Responder
Carlos  Castro
Engenheiro Carlos Castro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Engenheiro Carlos Castro - há 7 anos

Vivian

O resultado final de uma obra é sempre proporcional à qualidade dos profissionais envolvidos. O custo inicial pode ser um pouco maior, mas você recupera essa diferença na redução de problemas pos obra e na menor necessidade de manutenção.

Quanto melhor o projeto e as soluções técnicas maior será a sua satisfação com o resultado.

Contrate sempre um Arquiteto ou Engenheiro com experiência e mão de obra com boas referências.

Defina a sua necessidade real antes de iniciar qualquer serviço.

Responder
Concregesso
Concregesso Ltda-me (Itanhaém, São Paulo) Concregesso Ltda-me - há 7 anos

Bom dia Vivian,

É recomendado que você contrate um arquiteto ou um engenheiro para que possa planejar a sua obra de acordo com suas necessidades. Esse profissional também fará todo o trâmite de documentação na prefeitura de sua cidade.

Nossa empresa conta com parcerias de engenharia e arquitetura que dão todo o suporte necessário aos nossos clientes.