A laje de isopor é segura?

Tenho uma laje de 10x06, só que a laje e de isopor, é seguro?

A laje de isopor é segura?

Tenho uma laje de 10x06, só que a laje e de isopor, é seguro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Luiz Carlos.

Tudo bem?

Apesar de muitos não saberem, o EPS (isopor) é apenas um material de enchimento e não suporta o peso da estrutura. Ou seja, o EPS não tem função estrutural, ele apenas enche os locais onde não é interessante ter concreto (zonas de tração), gerando economia se comparada a uma laje maciça, por exemplo.

Imagine o quanto iria gastar a mais se onde tivesse EPS fosse preenchido com concreto? Bem mais, não é?

Se você retirasse todo o EPS da laje não alteraria sua resistência. Mas não retire, ele serve de isolamento térmico/acústico, proteção e facilita o acabamento!

Observe a imagem que anexei, a laje de fato é a parte cinza (concreto) e não o isopor.

Espero tê-lo ajudado!

Responder
SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Esqueci de dizer, o que vai deixar sua laje SEGURA, são os cálculos que o Engenheiro Civil fez durante a elaboração do projeto da estrutura de sua casa.

No projeto estrutural, ele calculou o peso de tudo (paredes, acabamentos, pessoas, móveis, carros etc) e dimensionou as lajes, vigas, pilares e fundações de forma que elas suportem todo esse peso e mais um pouco, proporcionando segurança para os habitantes do imóvel.

Apenas o CÁLCULO feito na elaboração dos projetos é que pode dar a CERTEZA DE SEGURANÇA ao seu imóvel.

Abraço!

Claudia Moreno Bellas
Bellas Arquitetura (Niterói, Rio de Janeiro) Bellas Arquitetura - há 6 anos

Prezado, não tenho trabalhos executados com esse material, porque prefiro indicar materiais não cambustíveis. Porém esse material é encontrado no mercado e cumpre função de enchimento, geralmente escolhido por ser de menor peso, ter resistencia e ser de praticidade para execução, o que vem a ser sua característica principal. Isso permite criar estruturas mais leves e por consequencia mais baratas. Se já possui uma laje pronta com 10 x 6 m e funcionando sem problemas, cuide para que as instalações elétricas estejam com suas cargas bem dimensionadas, distribuídas, executadas e seu caminhamento com isolamento anti chamas quando forem próximos ao material, assim irá trabalhar no sentido da segurança.

Responder
Willian
Particular - há 6 anos

Acho segura sim... Tenho duas casa duplex feita de lajes de isopor e nunca me deram problemas...mas terá de ver a qualidade do profissional q irá executar o serviço

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região