Posso retirar a parede entre dois quartos do meu apartamento?

Comprei um apartamento, quero retirar uma parede entre dois quartos (a parede não é estrutural), estou com dúvida se legalmente posso fazer isso e o que tenho que fazer.

Posso retirar a parede entre dois quartos do meu apartamento?

Comprei um apartamento, quero retirar uma parede entre dois quartos (a parede não é estrutural), estou com dúvida se legalmente posso fazer isso e o que tenho que fazer.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Ayrton Vecchiatti
Facility Projetos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Facility Projetos - há 6 anos

Boa Tarde, Jaqueline!

Como meus colegas disseram, é possível, mas para que você seja autorizada a fazer qualquer tipo de alteração em seu apartamento, você precisa por lei de um laudo de reforma, pois além de cumprir uma lei, você estará garantindo a segurança de todos no prédio.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Procure um engenheiro para fazer um laudo e verifique com seu sindico ou a administradora liberação por parte da construtora;

A disposição;

Paiva`s Drywall
Paiva`s Drywall (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Paiva`s Drywall - há 6 anos

Como informaram acima precisa de um técnico ou alguém da área de construção civil para avaliar, mas acaso seja uma alvenaria de drwall ela pode ser retirada sem problemas e sem avaliação devido ao fato do drywall não apresentar qualquer influência sobre a edificação.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Jaqueline, bom dia!

Como já comentado anteriormente pelo meus colegas; primeiramente você deve contratar consultoria com Engenheiro Civil ou Arquiteto para elaboração de "Laudo Técnico", acompanhado de ART ou RRT (Responsabilidade Técnica junto ao Conselho Regional), visando atender ao disposto na NBR 16.280/2015, da ABNT, instrumento obrigatório e exigido para qualquer tipo de intervenção em prédios.

A CKS Consultores presta tal serviço.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Rejane Costa Arquitetura & Interiores

Jaqueline conforme os profissionais acima citaram, fazer qualquer tipo de alteração em local sem uma avaliação técnica. Isso é uma coisa séria envolve muita complexidade, para sua tranquilidade e de seus vizinhos e melhor fazer a coisa certa.

Responder
LUArq Arquitetura e Design

Jaqueline

Bom dia,

Hoje a lei obriga a ter um responsável técnico para qualquer tipo de obra, desde o simples derrubar uma parede. Portanto, você terá que ter uma RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) para realizar este serviço.

É importante saber, que nenhum profissional correto irá lhe dizer que você pode derrubar uma parede sem avaliar o local. Para a sua segurança e para evitar futuros problema, é importante que um profissional avalie e de um laudo para esta ação.

Não é o fato da parede não ser estrutural que define exclusivamente se esta pode ou não ser derrubada.

Portando, aconselho fazer uma avaliação com um profissional (arquiteto, engenheiro, técnico em edificações) para que a sua obra ocorra sem qualquer aborrecimento.

Estamos a sua disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Luiz Uriarte

Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

É importante fazer um laudo de reforma e verificar o impacto que isso terá na garantia do imóvel além de implicações técnicas.

Peça garantia pelo serviço e a responsabilidade sobre os danos que isso poderá causar a terceiros. Conheço caso que as paredes do andar superior e inferior fissuraram e o caso foi parar na justiça.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região