O vizinho pode tampar a vista da minha janela?

Comprei uma casa , e no quarto dos fundos tem um pequena janela (alta de vidro) que da de fundos para o terreno do meu NOVO QUERIDO VIZINHO. A anos ele reclamava com o antigo proprietário para fechar, porem , agora ao invés de conversar educadamente , ele esta costruindo um puxado para colocar aves , fechando a minha janela, com madeira velha , além de ja ter quebrado o vidro da minha janela. O que devo fazer ??

O vizinho pode tampar a vista da minha janela?

Comprei uma casa , e no quarto dos fundos tem um pequena janela (alta de vidro) que da de fundos para o terreno do meu NOVO QUERIDO VIZINHO. A anos ele reclamava com o antigo proprietário para fechar, porem , agora ao invés de conversar educadamente , ele esta costruindo um puxado para colocar aves , fechando a minha janela, com madeira velha , além de ja ter quebrado o vidro da minha janela. O que devo fazer ??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Técnico  Luciano Freitas
L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 1 año

Tecnicamente ele não tampou a sua janela, ele construiu dentro dos limites do terreno dele, quando sua casa foi construída certamente sem projeto pois um arquiteto saberia que janelas portas e e demais aberturas técnicas devem ficar voltada para um corredor, então quem cometeu o erro foi vc. Teu vizinho não tem que se privar desconstruir mais um pavimento ou dois só pq vc inadvertidamente deixou suas janelas para o lado que não tem corredor ou recuo da sua parte.

Responder
Técnico  Luciano Freitas
L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 1 año

Tecnicamente ele não tampou a sua janela, ele construiu dentro dos limites do terreno dele, quando sua casa foi construída certamente sem projeto pois um arquiteto saberia que janelas portas e e demais aberturas técnicas devem ficar voltada para um corredor, então quem cometeu o erro foi vc. Teu vizinho não tem que se privar desconstruir mais um pavimento ou dois só pq vc inadvertidamente deixou suas janelas para o lado que não tem corredor ou recuo da sua parte.

Responder
Marcelo Langeani
Eng Marcelo Langeani (São José dos Campos, São Paulo) Eng Marcelo Langeani - há 1 año

Normalmente a abertura de vãos na linha de divisa dos terrenos são proibidas. Deve sempre haver uma distancia minima a ser respeitada. A melhor atitude é consultar a legislação junto à Prefeitura Municipal. Outra dica importante é sempre manter a boa relação de vizinhança. Um vizinho amigo é uma dadiva.

Responder
Leticia Locatelli Arquiteta
Leticia Locatelli Arquiteta E Urbanista (Rio Claro, São Paulo) Leticia Locatelli Arquiteta E Urbanista - há 1 año

Depende. A sua janela está na divisa do terreno de vocês dois? sem o devido recuo exigido pela lei? Se este for o caso, sim, ele pode tampar a sua vista sem qualquer aviso prévio.

Agora, se nos fundos do seu terreno existir um recuo (espaço entre deixado do seu terreno para iniciar a sua construção) ele não pode se quer reclamar, e nem mesmo fechar a sua janela.

Geralmente esse tipo de problema pode ser resolvido de forma amigável, mas caso não aconteça dessa forma, você pode acionar ele judicialmente.

Porém, fique atento as questões que coloque acima, se a janela estiver na divisa dos terrenos, ele tem direito de cobri-la.

Responder
Teixeira Neto Reformas
Teixeira Neto Reformas (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Teixeira Neto Reformas - há 1 año

Não, o vizinho não pode simplesmente tampar a vista da sua janela sem o seu consentimento ou autorização legal. Isso pode ser considerado como uma violação do seu direito de propriedade e de uso da sua propriedade.

Nesse caso, você pode tentar resolver a situação de forma amigável, conversando com o seu vizinho e explicando a sua situação e as suas preocupações com a construção que ele está realizando. Se não houver sucesso na negociação direta, você pode procurar ajuda de um advogado especializado em direito imobiliário para saber quais medidas legais você pode tomar para resolver o problema.

Algumas opções podem incluir notificar o vizinho por escrito para parar a construção e retirar os materiais que estão tampando a sua janela, ou buscar uma ordem judicial para que ele interrompa a obra e repare os danos já causados. É importante que você reúna evidências da situação, como fotos da construção e do vidro quebrado, para apresentar ao advogado e à Justiça, se necessário.