parede de lousa

Gostaria de ter uma parede de lousa preta para escrever com giz em meu escritório. Usei esmalte fosco conforme sites que pesquisei porem o giz não sai da parede. Alguma sugestão?

parede de lousa

Gostaria de ter uma parede de lousa preta para escrever com giz em meu escritório. Usei esmalte fosco conforme sites que pesquisei porem o giz não sai da parede. Alguma sugestão?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Carita
Em Tudo Design (Serra, Espírito Santo) Em Tudo Design - há 8 anos

Olá! Boa Tarde!

Bom para vou falar 3 métodos:

Papel Contact, que é o mais barato e rápido de fazer:

1-Esse é o método mais rápido e prático de inserir uma parede lousa no seu projeto. Você precisa apenas de rolos de papel contact, um pano molhado e estilete. Primeiro, você deve medir a parede e calcular o quanto de papel adesivo será necessário. O ideal é que a cor seja preta e fosca. .

Deixe sua parede uniforme e passe um pano úmido antes de aplicar o adesivo.

Comece de cima para baixo, cortando as tiras do contact na altura da parede com sobras de alguns centímetros para o acabamento.

Para evitar bolhas, vá "assentando" o papel com um cartão ou pano úmido.

Corte os excessos com um estilete e não se esqueça das tomadas.

Pronto. Agora você já pode desenhar na sua nova parede lousa. O método é ideal para quem procura decorar de forma não permanente. Para tirar, é só remover o papel adesivo e a limpeza pode ser feita com um pano úmido.

O adesivo também pode ser aplicado em outras superfícies. Recomenda-se a utilização de giz plastificado, para evitar alergias.

2- Há tintas prontas para a aplicação no mercado, como a Suvinil Esmalte Verde Escolar ou Coralit Fosco Preto.

Nesse caso, o importante é que as tintas sejam foscas e apresentem uma tonalidade escura, pois só assim o giz aparece. É importante ressaltar que de forma alguma a tinta fosca pode ser substituída por opções em látex, pva, ou acabamentos com brilho.

3-Você também pode fazer sua própria mistura com tinta acrílica fosca branca misturada com pó xadrez - um pigmento a base de óxido de ferro utilizado para colorir argamassa, concreto, e no caso, uma parede lousa. Escolha a cor de sua preferência e dilua o pó na tinta aos poucos, para não errar o tom. Faça a mistura para cobrir a parede toda, pois é difícil atingir o mesmo tom duas vezes.

Responder
Vitor Magon
Ziz Arquitetura (Londrina, Paraná) Ziz Arquitetura - há 8 anos

Bem Daniela, a tinta de lousa é um esmalte fosco. Teoricamente qualquer tinta esmalte fosca funciona bem, mas por conta do giz ser claro, opte pelas mais escuras. O segredo é, depois da pintura e secagem completa, passar giz em toda a superfície, para "curar"a peça ou parede.

A tinta de lousa mais fácil de encontrar - e que funciona muito bem - é a Coralit fosca preta ou verde escolar. Menos de R$30 a lata de 900ml por aí (notar que a CeC cobra frete). Funciona direitinho, é só seguir as instruções do rótulo. Mas a Suvinil também tem a sua tinta esmalte fosca, assim como todas as outras marcas.

Responder
Douglas  Russo
DDR - Reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) DDR - Reformas - há 8 anos

Boa tarde Daniela!

Existe a opção de usar o papel contact preto fosco, que é super prático. Esticou, colou e pronto! Porém o acabamento não fica tão certinho como a parede pintada, por causa das emendas que você tem que ir fazendo quando vai colando o papel.