Como revestir uma parede com tijolinho a vista?

Tenho um studio pequeno de 30 metros e gostaria de revestir uma das paredes com tijolinho a vista. Esta parede ja tem massa corrida e pinta.

Podem me ajudar?

Qual tijolo escolher, qual marca? Coloco tijolo refratário? Ou é preferível colocar placas da Porto Ferreira que "imitam o tijolinho com acabamento"?

Muito obrigada

Como revestir uma parede com tijolinho a vista?

Tenho um studio pequeno de 30 metros e gostaria de revestir uma das paredes com tijolinho a vista. Esta parede ja tem massa corrida e pinta.

Podem me ajudar?

Qual tijolo escolher, qual marca? Coloco tijolo refratário? Ou é preferível colocar placas da Porto Ferreira que "imitam o tijolinho com acabamento"?

Muito obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Felipe e Julie
8Haus Arquitetura (Sorocaba, São Paulo) 8Haus Arquitetura - há 7 anos

Boa Tarde Maria,

uma alternativa as propostas apresentadas aqui é a utilização do Ecobrick da Santa Luzia, que possui uma variedade de cores, é de fácil aplicação, pois você mesma poderia aplicar, e de baixo custo, aqui em Sorocaba, cidade aonde atendo, pode ser facilmente encontrado por cerca de R$25,00 o m².

Abraços!

Felipe

Responder
Dagmar Baisigui
Particular - há 7 anos

Olá, há um tempo eu já fiz esse revestimento com o tijolinho que já vinha cortado ao meio (no comprimento) e ficou muito bom, porém perdendo alguns centímetros na largura da sala, mas nada muito terrível. Valeu a pena. Um abraço

Ana Luisa
Luísa Melero Engenharia (Londrina, Paraná) Luísa Melero Engenharia - há 7 anos

Você pode usar os revestimentos cerâmicos que imitam a aparência de tijolinho ou as placas da porto ferreira, que são mais rústicas e se assemelham mais ao tijolinho.

Você pode ainda construir uma parede de tijolinhos maciços em frente a parece desejada, como se estivesse assentando um revestimento.

Para não perder tanto espaço, os tijolos podem ser cortados ao meio, no sentido longitudinal. Assim ficando com cerca de 5cmX 24cm.

A imagem anexa é de um serviço realizado com os próprios tijolinhos.

Lembrando que eles não são refratários, estes são usados apenas em churrasqueiras, fornos, etc..

2 fotos
Responder
Marcia Ralima
M.r Designer (Maricá, Rio de Janeiro) M.r Designer - há 7 anos

Se deseja economia que tal fazer uso de papel de parede TNT tijolo com 10m a venda na loja leroy merlin

Responder
Cassiano Guimarães
Cassiano Guimarães - Arquiteto (Uberlândia, Minas Gerais) Cassiano Guimarães - Arquiteto - há 7 anos

Olá Maria,

Neste caso vejo duas opções. A primeira é construir uma parede com tijolinhos maciços faceada com a parede existente, entretanto, você acabaria perdendo cerca de 10 cm por toda a extensão da parede. A segunda opção (e a que acho mais conveniente neste caso) é revestir a parede existente com algum revestimento que "imite" tijolo, como você citou.

Espero ter ajudado, boa sorte!

Responder
Whillyan Barros
Whill Barros Arquitetura e Design (Mogi Mirim, São Paulo) Whill Barros Arquitetura e Design - há 7 anos

Cara Maria,

Você pode tanto optar por revestimentos cerâmicos (portobello, portinari,...) ou algo mais rústico, (palimanan, porto ferreira)

Uma dica é utilizá-los com junta seca (sem rejunte aparente)

Tijolos são peças curingas, vão bem com tudo e utilizamos sempre nos nossos projetos

Responder
Maria Angela
Particular - há 7 anos

Obrigada, vou dar uma pesquisada para entender quais as diferenças de revestimento de cada marca.

Me parece que a Porto Ferreira tem uma opção mais clara e que parece "tijolinho descascado". A Palimanan tem opções lindas mas pratica um preço mais caro.

De qq forma agradeço. Um ótima semana

Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 7 anos

Prezada Maria,

Você esta fazendo uma pergunta na qual você mesma que deve responder.

Pelo que entendi o que quer é somente mudar o aspecto visual do seu ambiente. Então procure/visite algumas lojas de materiais e veja o que mais lhe agrada, qualquer tipo ou marca é possível executar.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de designer de interiores na sua região