Há algum problema em fazer a divisória de um cômodo com parede de alvenaria, sem que haja uma viga feita em cima?

Bom dia colegas. alguém sabe me dizer se há algum problema em fazer a divisória de um cômodo com parede de alvenaria, sem que haja uma viga feita em cima? seria apenas a parede encontrando a laje já pronta em cima. Porém essa parede estaria apoiada numa viga baldrame previamente projetada para isso. Só não teria a viga em cima no encontro com a laje. Obrigado

Há algum problema em fazer a divisória de um cômodo com parede de alvenaria, sem que haja uma viga feita em cima?

Bom dia colegas. alguém sabe me dizer se há algum problema em fazer a divisória de um cômodo com parede de alvenaria, sem que haja uma viga feita em cima? seria apenas a parede encontrando a laje já pronta em cima. Porém essa parede estaria apoiada numa viga baldrame previamente projetada para isso. Só não teria a viga em cima no encontro com a laje. Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 5 anos

R: Se for so divisoria, não tem problema, mas veja se consegue usar drywall é mais pratico e barato...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Avante Engenharia e Serviços Eireli

Prezado André, se a parede for feita corretamente com tijolos na diagonal, prumo e traço de argamassa 1:3 e bem travada. não há problema! É aconselhável a utilização de drywall, pois é mais leve, rápida instalação, limpa, menor custo e baixa carga na estrutura.

Responder
Alexandre Silva Soares
Ass Engenharia (Mauá, São Paulo) Ass Engenharia - há 5 anos

Olá, é uma honra poder compartilhar nosso conhecimento!

Não há problema algum, sua viga baldrame é essencial para suportar sua parede não deixando haver trincas futuras, é importante que sua parede esteja bem amarrada em todos os lados, inclusive nas duas verticais. Há diversas maneiras de fazer este tipo de amarração vertical. Pode ser quebrado as paredes de encontro alternando um tijolo sim e um não para que os tiljolos possam ser chumbados nas duas laterias. Pode também pregar (de preferência com pistola de pressão) telas fixadas 20 cm na parede de encontro vertical encontrando com a parte de cima do tijolo da parede em construção 20 cm, podendo também ser alternado em uma fiada sim e outra não, ou de forma mais inferior, bater pregos no encontro das paredes.

Espero ter ajudado a tirar dúvidas para próximos trabalhos caso ja tenha realizado o mesmo em discussão !!!

Responder
JOSÉ RENATO KALIL OHL

Não há problema, desde que voce faça um encunhamento com tijolinho comum, assentado na diagonal.Essa parede será apenas de vedação, não servindo nem de apoio da lage ou de qualquer carga sobre esta.

Responder
Delfim arlindo teixeira
Particular - há 5 anos

Pode sim, eu fiz no meio da minha laje da sala e ficou muito seguro. O IMPORTANTE É VOCÊ COMPRAR UM PERFIL DE FERRO EM I, PROPRIO PARA ISSO.(Não é caro), IMPORTANTE É NÃO APOIAR ELA NA LAJE, DEIXAR UNS 3 CENTIMETROS AFASTADO, APOIAR SOMENTE NAS VIGAS. Depois de toda a parede pronta poderá fechar com massa. Outra coisa que fiz, foi antes de colocar o perfil pintar com resina asfálica e colocando areia para aderir a massa com o tijolo. Na própria loja que vende os perfis poderão ter prestar a altura do perfil de acordo com o tamanho da parede.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região