Porque a pintura da parede ficou com um cheiro azedo?

Realizei a pintura do interior da casa no dia 27 de janeiro. A primeira demão foi com a tinta Futura (que já estava aberta, mas não estava diluida) e a segunda com a Suvinil Latex Premium sem cheiro. Nos primeiros dias pós pintura o cheiro estava normal de tinta, porém, começou a ficar um cheiro azedo de goiaba/chulé na casa inteira que foi ficando cada vez mais forte. Já faz quase um mês que a casa foi pintada e o cheiro está insuportável. Já tentei colocar vinagre, cebola, mas nada elimina o odor. O que pode ser? Vou precisar repintar toda a casa?

Porque a pintura da parede ficou com um cheiro azedo?

Realizei a pintura do interior da casa no dia 27 de janeiro. A primeira demão foi com a tinta Futura (que já estava aberta, mas não estava diluida) e a segunda com a Suvinil Latex Premium sem cheiro. Nos primeiros dias pós pintura o cheiro estava normal de tinta, porém, começou a ficar um cheiro azedo de goiaba/chulé na casa inteira que foi ficando cada vez mais forte. Já faz quase um mês que a casa foi pintada e o cheiro está insuportável. Já tentei colocar vinagre, cebola, mas nada elimina o odor. O que pode ser? Vou precisar repintar toda a casa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Respostas úteis 2
Paulo Sérgio dos Reis

Bom dia ,todas estas respostas não tem fundamento técnico, com trinta anos de pinturas já vi isto acontecer inúmeras vezes e em primeiro lugar vc comprou uma das piores marcas de tinta, e uma vez aberto ou se foi usado fica instalado fungos e bactérias sendo que a mesma depois de aberto dura apenas 30 dias e a solução é pintar novamente com uma só vinil ou coral,abs

Responder
Vanessa
Particular - há 4 anos

Estava pesquisando sobre tinta vencida e vim parar nessa página.

Eu estava com um galão de tinta branca acetinada da Coral com a data de validade de 2012, eu havia comprado na época e acabei não usando e ela ficou guardada até semana passada (07/09/2019).

Peguei a lata, abri e ela estava aparentemente normal, cheirei e não estava com cheiro estranho, peguei minha batedeira da cozinha e bati a tinta até ela ficar bem misturada, fiz o teste em um pequeno pedacinho da parede com 2 demãos, depois que secou o teste, cheirei para saber se ia ficar com cheiro de podre, mas aparentemente não ficou.

Então decidi usar a tinta, para cada 4 xícaras de tinta eu coloquei uma xícara de água e bati com a batedeira de cozinha.

Enfim eu usei o galão inteiro, Hoje dia 12/09/2019 Entrei no quarto e quase não senti o cheiro da pintura. Enfim a tinta que estava vencida á sete anos não estava estragada, secou perfeitamente e não ficou com cheiro. Estou compartilhando pq os post de vcs ajudaram a que eu prestasse atenção em alguns detalhes e acho que isso ajuda outras pessoas que estão pensando em renovar o ambiente com aquela tinta que está guardada a algum tempo. Façam o teste na parede antes de sair pintando tudo.

Andreia
Particular - há 5 anos

Olá..boa noite!!sobre a parede com cheiro ruim aconteceu comigo,sempre faço mistura de tintas q sempre deram certo mas dessa vez aconteceu q fiz uma mistura com uma tinta q estava ja aberta e creio q vencida. Aconteceu assim tinha uma infiltraçao na parede q tratei lixei toda parede e fiz uma mistura de tinta quando passei senti o cheiro muito ruim..ai comprei outra tinta da mesma cor e passei em cima, mas nao adiantou já se passou 2 semanas e o cheiro está muito ruim, ai to lixando tada a parede e pretendo pintar novamente com uma tinta boa..espero q resolva! Estão fica a dica pintar sem lixar não resolveu p minha parede!

Caio
Particular - há 6 anos

Olá, Vanessa, estou com o mesmo problema e nao sei o que fazer. Já faz uns tres meses que o ap foi pintado, trnho deixado tudo aberto, mas algumas paredes ainda cheiram. Vc conseguiu resolver ? Obrigado!

Carlos Eduardo dos Santos
Carlos Eduardo Serviços de Pintura de Edificios em Geral (Maricá, Rio de Janeiro) Carlos Eduardo Serviços de Pintura de Edificios em Geral - há 7 anos

Talvez pela 1ª demão que vc deu com uma tinta de qualidade ruim e creio que já estava estragada ou quase isso,quando jogou a suvinil por cima contaminou a mesma estragando-a também, por isso o cheiro.

Responder
Washington Luis de Carvalho
W.r.pinturas Em Geral. (Embu, São Paulo) W.r.pinturas Em Geral. - há 7 anos

olá Vanessa você usou uma tinta que não tem boa qualidade mais vc pode fazer um teste lixando toda parte pintada, limpar com agua e cândida e espere uns dois dia e pinta novamente com uma tinta boa ..

grato Washington espero que consiga resolver seu proplema.

Responder
Gerson  Xavier
Particular - há 7 anos

Olá

Vanessa

Melhor aguardar sair o cheiro.

Você utilizou duas marcas de tinta Futura e Suvinil o que ja é suficiente para alterar a composição e afetar a qualidade do serviço. disse que a lata estava aberta o que faz cair muito a validade da mesma uns seis meses no máximo se armazenado em condições perfeitas . devido as chuvas que caíram este mês o tempo fica úmido as paredes também o que contribui para o cheiro continuar aguarde mais uns 2 ou 3 dias agora com um pouco de sol e deixando a casa bem arejada pode estar aí a solução do contrário repintar.

Ah. fica a dica se for comprar lata de tinta nova se mais de uma verifique não só data de validade mas também o lote de fabricação

pois mesmo sendo a cor igual se o lote não for por exemplo 500601 e a outra 500603 significa que não foram feitas na mesma data e pode dar diferença de tonalidade mas se mesmo assim só tiver estas então misture as duas em um balde plástico ok.

Izaque Jatobá de Araujo ou Beth

O m2. de pintura depende do estado da parede, e do tipo ou marca da tinta, ainda depende se vai sê amaciada ou não, mais uma ideia entre 12 a 30 reais 0 m2 vai depender também do local como condomínios, prédios com elevador e fachadas.

Responder
Reginaldo Rosa Lima
Particular - há 7 anos

Esta tinta já tendo sido aberta ou com prazo de uso vencido ou com agua dentro e a lata mal tampada ja de mexer a tinta o pintor já sente o odor de azedo cheira mal.

Já imprópria para o uso.

Carlos Alberto Correia Salgueiro
Carlos Alberto Pintura Residencial (Peruíbe, São Paulo) Carlos Alberto Pintura Residencial - há 7 anos

SEM MUITOS COMENTARIOS SOBRE A TINTA UTILIZADA

PARA NAO TER PROBLEMAS FUTUROS (kkk) COM USO DE TINTAS PREMIUM ( ACIMA DE 300REAIS ) LATA ..USE FUNDO SINTTICO NIVELADOR ...DILUIR AGUA RAZ E AGUARDAR 24 H PARA PINTURA LATEX.. NAO USE SELADORA ..SÓ SE USA EM PAREDES NOVAS REBOCADAS.

Responder
Particular - há 7 anos

Pode ser reação entre as tintas ou umidade em contato com os polímeros; A disposição; ScalaTécnica

Edmilsom dos Santos Dourado

Bom dia Vanessa voce pode ter vários motivos para esse cheiro // pode ser causado pelo gesso se a parede foi revestida com gesso ,,// tem gesseiro que usa leite para retardar o endurecimento do gesso // ou até a tinta latex usada que é a base de pva e tem mais chance de ter cheiro de mofo ,, // por cima assim seria bom voce aplicar seladora e pintar novamente com tinta acrílica Premium que e lavavel e protetora /// caso tenha alguma duvida pode entrar em contato que resolveremos seu problema ,,, edmilsom empreiteira linear ,// seria bom dar um analisada no local ,, obrigado