Qual o melhor impermeabilizante para resolver problema de umidade?

Moro em um porão,tem lage em cima e casa,só que tem uma área com cobertura mas mesmo assim umidece muito em baixo quando tem ar ligado, cai geada ou quando cozinho qualquer coisa escore as paredes incluindo os vidros. A umidade vem da lage de cima, ressalto que não há infiltração não há vazamento só umidade porque é muito quente dentro e a lage muito fria da um choque térmico porque bem a parte que pinga e umideci é meu quarto onde mofa muito e temos alergia a tanto a mofo quanto a produtos fortes tipo alvex mas sou obrigada a limpar se não o mofo toma conta. Preciso urgente resolver qual impermeabilizante resolveria? Ou seria melhor tinta emborrachada? E se eu colocar azulejo melhora???

Qual o melhor impermeabilizante para resolver problema de umidade?

Moro em um porão,tem lage em cima e casa,só que tem uma área com cobertura mas mesmo assim umidece muito em baixo quando tem ar ligado, cai geada ou quando cozinho qualquer coisa escore as paredes incluindo os vidros. A umidade vem da lage de cima, ressalto que não há infiltração não há vazamento só umidade porque é muito quente dentro e a lage muito fria da um choque térmico porque bem a parte que pinga e umideci é meu quarto onde mofa muito e temos alergia a tanto a mofo quanto a produtos fortes tipo alvex mas sou obrigada a limpar se não o mofo toma conta. Preciso urgente resolver qual impermeabilizante resolveria? Ou seria melhor tinta emborrachada? E se eu colocar azulejo melhora???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

42 Respostas

Respostas úteis 7
Valdemir Nogueira Chagas

Fabiane, bom dia!

Li atentamente todas as opiniões e sugestões, bem como as suas dúvidas. Não adianta você tentar impermeabilizar nenhuma parede, pois a umidade é resultante de uma reação química do ar que se transforma em água (H20); uma ventilação forçada seria atenuante, por exemplo, um exaustor de parede (ligado dia e noite), porém para mim o mais grave é que você está vivendo num ambiente insalubre, com pouca ventilação e iluminação solar e, ainda, poderá estar respirando o gás radônio, que é cancerígeno, muito comum em lugares tipo "porão". Economize o dinheiro desperdiçando em tentativas de uma solução que nunca será definitiva. Mude daí o mais rápido possível, para o seu bem e de sua família.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Complementando a minha opinião, estarei palestrando o Seminário VIVER BEM, no dia 08 e 09 de outubro, na cidade de Campos do Jordão - SP, onde abordaremos quais providências deveremos tomar para vivermos em ambiente saudável, com base na sustentabilidade, preservando ao máximo o meio ambiente. As inscrições são feitas pela CKS Consultores, estando aberta a todas as pessoas independente de suas formações.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Valdemir Nogueira Chagas

Fabiane, bom dia!

Sinto muito você não poder sair daí, gostaria de te oferecer uma casa, mas, também, não tenho condições. Se você entender que essa umidade é produzida pelo ar do meio ambiente, por falta de ventilação e iluminação natural, em função da diferença de temperaturas interior e exterior, provocando uma reação química que transforma o ar em água, portanto não há que impermeabilizar nada, nem parede e nem piso, pois a condensação do ar continuará, esse tipo de ambiente (porão) era usado na idade média para presos condenados à morte indiretamente. Tentei te ajudar mas a decisão será sua, viver em local insalubre por não poder financeiramente sair ou tentar outra solução. De coração não desejo essa situação para ninguém. Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Edmilsom dos Santos Dourado

Bom dia fabiane ,, para evitar a umidade é evitar que ella entre ,,,do lado de fora nas paredes e lajes ,, passe impermeabilizante e na laje voce pode aplicar manta asfaltica com alumínio que depois não gruda e reflete o calor e frio /// dentro de casa voce se voce pintar com tinta emborrachada e não consertar do lado de fora das paredes ela vai estufar do lado de dentro ,,confere se o reboco esta bom ai voce coloca revestimento ,,,, assim voce mantem no mínimo o locall limpo ,,,,// porque esse problema talvez voce sempre terá ,,porque não depende de voce é o tempo // com o revestimento se suar a parede voce passa um pano e ficara sempre limpo duvidas edmilsom pode ligar edmilsom empreiteira linear

Responder
Fabiane
Particular - há 7 anos

Poxa gostei muito de suas explicaçoes,me tirou duvidas sobre a tinta emborrachada nao imaginava que podia estufar c umidade e vou sim procurar impermeabilizar pir fora antes e ver o resultado pirque tamb acho que a chuva molha a parede e ela passa pravdentro abumidade ,Ah por favor so nao entendi oque seria o tal revestimento de que?

Edmilsom dos Santos Dourado

Oi Fabiana o revestimento que eu disse é se voce querer colocar azulejos por dentro nessa paredes ,,,sd caso ela suar por causa da temperatura do local é só passar um pano que mantem o local sempre limpo ///é natural criar esse vapor ne materiais lisos como ( vidro ,,e azulejos ) como eu disse o importante é a parede estar protegida por fora senão passa para dentro e cria vapor ai azulejo se solta / cria mofo / tinta estufa // reboco farela e fica só areia /// edmilsom obrigado

Marcelo Souza
Particular - há 7 anos

Olha olhando os comentarios vc disse que esistem tres andares. Em cima uma casa, em baixo uma padaria. E a umidade sobe de baixo para o teto provocando as vezes goteiras e principalmente no seu quarto. Vejamos; vc ja reparou como sucede uma panela con agua fria posta ao fogo? O calor do fogo em baixo produz uma elevação de temperatura provocando um aquecimento na agua probocanco vapores que conduz pequenas particulas ate a tampa. Quando vc abre a muitas goteiras na tampa correto. O ptoblema so acontece a noite quando tudo esta fechado. O que deve esta acontecendo e simples. A padaria depende de um forno pra produzir pães. Durante o dia este forno aquece o ambiente em baixo. Quando cai a noite o frio que esta do lado de fora da sua casa penetra nas paredes e o calor que esta embaixo na padaria fechada so tem um lugar pra penetrar, sua laje em baixo dos seus pes ok. Vc entendeu? O problema deve estar em baixo e nao em cima. Tente isolar a passagem de calor pela laje da padaria ate seu piso que vai resouver o problema. No caso de aver slguma parede em contato com um barranco faça uma patede com gesso hidro na frente da mesma deixando um vaco com saida de agua entre as duas. E vc resolvera seus problemas.

Fabiane
Particular - há 7 anos

Vou explicar melhor, tem uma casa em cima da minha eu moro no porao entao a padaria é no primeiro andar mas de frente pra minha casa enviarei uma foto depous nada tem a var c a padaria pois esta so fou construida a um ano e meu problema é a 6 so que fou se fazendo por baixo do barranco c lage em cima aproveitabdo o terreno muito alto

Bruno Souza
Personal Tec (Santa Maria, Rio Grande do Sul) Personal Tec - há 7 anos

Melhor solucão seria aplicar impertotal rustico laje e teto e nas paredes liso se já tiver cerâmica não tem problema pode ser aplicado sobre a cerâmica , além disso esse produto eliminaria o mofo e ainda deixaria pintado da cor que desejasse e ainda teria 5 anos de garantia com nossa aplicação.

Responder
Jorge
Particular - há 5 anos

Amigo, tive um problema semelhante e fiz de tudo.

O que resolveu definitivamente foi um produto nao me recordo o nome exato mas sei o nome da empresa ( koberlack) sao especialistas em impermebilizantes e preço muito barato em relaçao a muitos por ai.

Jorge
Particular - há 5 anos

Amigo, tive um problema semelhante e fiz de tudo.

O que resolveu definitivamente foi um produto nao me recordo o nome exato mas sei o nome da empresa ( koberlack) sao especialistas em impermebilizantes e preço muito barato em relaçao a muitos por ai.

Alexandre de Medeiros Lemos

Suas condições de moradia são insalubre. Entendo suas dificuldades financeiras em não poder trocar de imóvel, as umidades podem ser provenientes de fundações mal impermeabilizadas, pois estas umidades vão minar subindo pelas paredes, o sistema de circulação de ar tem que ser projetado para remover fungos e ácaros. Veja como pode fazer as melhorias, pois pode custar caro, mas vc precisa dar um jeito nisso aí o mais rápido possível.

Responder
Virgilio Bittencourt Neto

Boa noite percebemos que as opiniões foram desencontradas, mas posso lhe afirmar que isto é uma umidade condensada do solo para a lage e de lá retorna por diversas vias até como gotejamento, solução drenar esta umidade para fora de residencia, pelo solo, via tubo de exaustão, a custo muito baixa, umidade, não se esconde se elimina, de forma técnica, com garantia plena grato......

Responder
Fabiane
Particular - há 7 anos

De fato existe uma vertende de baixo ja drenamos ela faz poko tempo porque entrou dent ro da padaria que fica embaixo dão tres andares bem dizet um barranco bem umido eu achei que como quase não ha umidade no chão não poderia ser dali mas é uma ipotese realmente o bom é ver o local,agradesço a sua participação,obrigada!

Assepromax Restauros

Deve haver infiltração para proliferação de fungos e bolores sim. Você que não deve ter localizado. Se você não identificar a origem, nada do que fizer vai prestar. Ache, restaure e aí terá mais conforto. Qualquer coisas que fizer vai ser dinheiro jogado fora senão estancar o vazamento/infiltração.

Responder
Jl Empreiteira
Empreiteira Jl (Itajaí, Santa Catarina) Empreiteira Jl - há 7 anos

boa noite qualquer obra deve ser feita uma visita no loca nem um profissional sem olhar ou avaliar não tem como indicar um produto ou algo parecido para mostrar que não tem como indicar alguma coisa ou produtos temos varios depoimentos de clientes falando sobre isto indicam varias coisas e não resolve então uma visita e fazer um levantamento do problema.

Responder
Carlos Alberto Cruz Clipes

O seu problema não é infiltração mas sim muita humidade devido a diferença de temperatura externa em relação a interna, sugiro que coloque uma ventilação forçada para poça fazer a troca de calor/frio, se colocar piso frio ou cerâmica nas paredes não vai resolver pelo contrario ai sim que vai escorrer nas paredes a agua.

o Ideal seria marcar uma visita técnica e lhe passar as opções.

ATT: Carlos Clipes.

Responder
Fabiane
Particular - há 7 anos

Ola, mas qual seria a ventilaçao forçada,um ventilador,relato que a umidade so ocorre a noite e qndo muito frio ou geada ou tempo umido ou chuva no verao nao ha umidade e o sol bate nas paredes coisa que no inverno nao pega em parte alguma

Leandro
Roof - Construções E Reformas (Viamão, Rio Grande do Sul) Roof - Construções E Reformas - há 7 anos

Olá Fabiane, td bem? Após ler seu relato eu aconselharia o seguinte: 1) Abrir janelas. Se não for possível; 2) Comprar um desumidificador e revestir as paredes com cerâmica.

Roof - Construções e reformas.

Responder
Fabiane
Particular - há 7 anos

Janelas eu abro acontesce que esquesci devrelatar que a umidade é a noite!!Uns falaram que ceramica iria deixar a area mais fria e esvirendo mais umidade estou confusa????

André  Silva de Quadros
André Quadros Construtora (Tramandaí, Rio Grande do Sul) André Quadros Construtora - há 7 anos

Olá Fabiane Kiefer. Conforme sugerido em comentário anterior, você precisa de um visita técnica, para que não acabe tomando procedimentos que não serão eficazes. Pelo seu depoimento provavelmente você não precise impermeabilizações, você mora em um porão sem ventilação e sem possibilidade de instalar esquadrias, e a área que cita que tem cobertura não da conta de regular a umidade. Talvez alguns exaustores em locais específicos podem lhe ajudar.

Boa tarde!

Responder
José Luiz Favero de Lemos

Ola. Cada substrato possui a sua particularidade, mas o que pode resolver este problema é um produto bicomponente a base de resina + pó, semiflexível e após a sua secagem deve-se aplicar ainda uma camada de mais ou menos de 2 cm ( tipo reboco). Este método serve para áreas externas e internas.

Responder
Eduardo Borges de Freitas

Olá. Concordo com o depoimento do Luiz Euvani. A umidade que vc relata vem do próprio clima pois aqui no Sul a umidade relativa do ar é sempre alta. Como em um copo de água gelada, fica úmido por fora pq o ar mais quente ao encostar na superfície fria libera as partículas de água. Outra coisa... Abrir as janelas em dia quente com previsão de chuva piora a situação. Revestimentos ou tintas emborrachadas ajudariam no quesito mofo, pois são laváveis e permitem que vc seque com um pano a umidade. Mas te digo que porão, se pega pouco sol e tem aterro na volta das paredes, sempre será úmido. Pense nisso. Opte por algo menos caro e que ajude a amenizar.

Responder
Fabiane
Particular - há 7 anos

Sim no inverno não bate o sol em nenhuma parte mesmo so no verao e a janela do quarto abro sim mas é pequena nao é o suficiente e em dias frios se abro muito gela tudo practer uma ideia se vc entrar no inverno na minha casa parece que tem ar qnte ligado de tao termica teria que evitar que desse esse choque sabe algo para a parede nao gelar tanto a ponto de soar c o calor de dentro!Obrigada por resp

Luiz Euvani Brasiliano
Lebmaodeobras (Fortaleza, Ceará) Lebmaodeobras - há 7 anos

Ola Fabiane, bom dia, eu li seu depoimento, e é o seguinte... se você mora em porão, e você já sabe que não tem vazamento na laje, mas, a soa por baixo, então seu problema é muito fácil de resolver. basta você abrir janelas para a circulação de ar, pois, se não tem como o ar livre circular por dentro do porão onde você mora, o mofo vai continuar sim, pois toda a casa precisar de circulação de ar, se não vai ter mofo sempre. mas se você quer fazer um serviço bem seguro para acabar de vez com isso, faça uma impermeabilização com manta asfáltica, por cima da laje, e passe neutrol por baixo.

compre o neutrol e serva ele, para que ele fica bem liquido e passe ele na laje usando um trincha, para pincelar sobre a laje, e espera uns dez dias até que ele seque bem, depois passe uma leve camada de gesso ou massa corrida por cima, e abra umas duas passagem de ar livre para arejar o porão, ponto a deus mofo.

Responder
Fabiane
Particular - há 7 anos

Eu abro a janela todos os dias só que a umidade ocorre a noite que é mais frio e cai geada ou serreno de dia seca eu ligo o desumidificador eu seco as paredes mas qndo a noite chega e fecho a janela que soa e sobre passar a manta nao tem como pois em cima ja tem piso!

Ecotrafegar Pinturas
Ecotrafegar Sinalização (Canoas, Rio Grande do Sul) Ecotrafegar Sinalização - há 7 anos

Bom dia, hoje existe no mercado diversas opções para sanar esse problema, o melhor é fazer uma vistoria técnica(sem custo), para detectar a real situação.Pós, aplicar produto liquido para remoção do mofo ou manchas escuras se existentes,e partir para a resolução do problema...podendo ser com aplicação de manta asfaltica,impermeabilizantes ou outro produto pastoso que costumamos usar...Volto a sugerir uma visita ao local.Tenha a certeza que tem solução no mercado para isso.

Att

Continuamos à disposição

Adir Venes

Responder
Daniel Silbershulach
Empreiteira De Paula (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Empreiteira De Paula - há 7 anos

Olá tudo bem eu aconselharia duas propostas que iram solucionar esse problema colocação de piso frio cerâmica ou a impermeabilização com borracha liquida

Responder
Fabiane
Particular - há 7 anos

Parede ceramica não descolaria ao soar a parede?E a borracha liquida eu coloquei aqui na lage simplusmente detestei porwue mesmo depous de 12 dias ela nao secava e c o sol aquesce e gruda nos calcados descolou tanto que tive que colocar piso em cima um horror imagina na parede um produto grudento!!!

André Vidal
Vidal Impermeabilizações E Revestimentos (Caxias do Sul, Rio Grande do Sul) Vidal Impermeabilizações E Revestimentos - há 7 anos

Bom dia amiga!

Pelo que vc relatou sua umidade não é infiltração e sim choque térmico, que realmente gera mofo no interior de residensias. Tintas emborrachadas e e-poxy podem até conter um pouco dessa umidade, mas os produtos impermeabilizantes são próprios para umidades de infiltração. No teu caso seria aconselhado colocar parede fria de cerâmica.

Att.

Vidal Impermeabilizações

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de impermeabilizações na sua região