Como proceder com meu vizinho?

Como proceder em caso de vizinho que utilizou por exemplo do meu muro instalando portão, gancho de redes e até telhado(sem autorização) mas se a minha construção não estiver regularizada , posso entrar com uma ação contra ele mesmo assim ou devo regularizar essa parte da construção que está irregular e depois tomo as medidas cabíveis?

Como proceder com meu vizinho?

Como proceder em caso de vizinho que utilizou por exemplo do meu muro instalando portão, gancho de redes e até telhado(sem autorização) mas se a minha construção não estiver regularizada , posso entrar com uma ação contra ele mesmo assim ou devo regularizar essa parte da construção que está irregular e depois tomo as medidas cabíveis?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 15
Andréa Santos
Particular - há 4 anos

Boa noite!

Primeiro passo é confirmar se o muro está realmente dentro do seu lote. Se sim, informe seu vizinho através de conversa amigável, que necessita da regularização por parte dele. Como citado nas respostas anteriores, leve uma pessoa idônea e capaz de depor a seu favor como testemunha. Pode precisar se ele não concordar com suas colocações. Neste caso, solicite ajuda de um fiscal de postura e edificações (Procure a prefeitura, geralmente ficam lotados na coletoria). Os fiscal irá notifica-lo para regularização, podendo até expedir notificação para que ele compareça perante um Juiz.

Douglas Alves Da Silva
Douglas Alves (Mongaguá, São Paulo) Douglas Alves - há 4 anos

Uma boa conversa é muito importante nessa hora, vcs são vizinhos a muito tempo?

Quando o muro foi feito vcs

chegaram em algum acordo?

O problema está bem simples um bom diálogo irá resolver com certeza e sempre com pessoas confiáveis acompanhando a conversa. Desejo que tudo se resolva na melhor maneira possível.

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 4 anos

"SE" o muro esta dentro de seu perimetro mas nada complica em sua parte apenas avise seu vizinho para que ele não mais utilize a sua parte

agora se o muro for por partes divididas tan to vc como ele tem o direito de utilizar o nuro Toda a construção que qualquer pessoa faça precisa de autorização da prefeitura se vc achar que esta sendo prejudicada pode pedir para um fiscal de obra verificar esta ocorrencia

Responder
Cleiton Roberto Brentini

No teu caso o muro esta dentro da sua divisa , o vizinho esta proibido de usar teu muro , se ele colocou, usou partes no seu muro a principio vc devera conversar com ele explicar que teu muro esta dentro da sua parte e fika restrito ele nao poder usar teu muro para nada . Pq ele nao deve saber sobre esse problema ai ele para usar as coisas deke ele devera fazer ym muro paralelo com o teu ai ele podera fazer o que kizer com o lado dele mas usar o teu muro nao pode

Nesse caso se ele nao atentar as conversas entre vc e ele ai vc entra com um processo nas pequenas causas

Mas primeiro converse com seu vizinho eu aconselho conversa ate umas 3 vezes e sempre que for conversa leva. Uma testemunha junto .

Ai se nao resolver na conversa ai vc tem as testemunhas para entra com omprocesso .

Responder
Andréa Santos
Particular - há 4 anos

Boa noite!

Primeiro passo é confirmar se o muro está realmente dentro do seu lote. Se sim, informe seu vizinho através de conversa amigável, que necessita da regularização por parte dele. Como citado nas respostas anteriores, leve uma pessoa idônea e capaz de depor a seu favor como testemunha. Pode precisar se ele não concordar com suas colocações. Neste caso, solicite ajuda de um fiscal de postura e edificações (Procure a prefeitura, geralmente ficam lotados na coletoria). O fiscal irá notifica-lo para regularização, podendo até expedir notificação para que ele compareça perante um Juiz.

Carlos Henrique Pereira Pinto
Carlos Henrique Pereira Pinto Me (Pindamonhangaba, São Paulo) Carlos Henrique Pereira Pinto Me - há 4 anos

Tecnicamente muros de divisa não precisa de regularização. O muro estando demtro da sua propriedade basta primeiramente conversa com o seu vizinho (use a diplomacia primeirente); caso não obtenha êxito entre com a ação no juizado de pequenas causas que a sentença favoravel é tamada em poucos dias.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Para efeito de propriedade basta ter a documentação em seu nome; não iram que questionar sobre a regularização e sim o historico que o muro é realmente seu, esta dentro de sua propriedade e se voce tem o historico e comprovação que o muro pertence a voce...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção muros na sua região