Paredes piso superior

Tive que reforçar o andar inferior da casa para construir outro em cima, minha dúvida é se as paredes superiores tem mesmo que seguir as inferiores? Em um cômodo gostaria de inserir uma parede diferente que iria "cortar" este cômodo ao meio, isso é possível?

Paredes piso superior

Tive que reforçar o andar inferior da casa para construir outro em cima, minha dúvida é se as paredes superiores tem mesmo que seguir as inferiores? Em um cômodo gostaria de inserir uma parede diferente que iria "cortar" este cômodo ao meio, isso é possível?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 2
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 8 anos

Bom dia, Maria.

Não existe regra para se colocar paredes superiores no alinhamento das paredes inferiores, mas devido as cargas das paredes superiores, o correto é fazer sim no alinhamento, pois essa carga das paredes superiores pode danificar a laje que não foi calculada para essa carga adicional, no entanto seria bom você contratar um Engenheiro Civil para avaliar a situação e dar soluções mais adequadas. Atenciosamente, Bruno.

Responder
Aloísio  Chaves da Silva

Bom dia, Maria.

o ideal sempre é contratar um profissional qualificado, nesses casos as lajes de baixo são dimensionadas para suportar a carga de uma nova parede. se não foi o caso.

uma solução seria usar alvenaria de polipropileno expandido(Isopor) ou drywall. mas isso não exime a necessidade de um profissional habilitado.

Att

Responder
Camila Cardoso
Camila Cardoso Arquitetura + Interiores (Curitiba, Paraná) Camila Cardoso Arquitetura + Interiores - há 8 anos

Maria, você pode trabalhar com drywall que são mais leves que paredes convencionais, porém não deixe de contratar um profissional habilitado para avaliar o seu imóvel, as vezes a estrutura já esta tão saturada que mesmo sendo uma carga leve pode comprometer todo o resto.

Responder
Glauco Medeiros
Cadmo Engenharia De Soluções (Brasília, Distrito Federal) Cadmo Engenharia De Soluções - há 8 anos

Maria, houve um projeto estrutural para reforçar a estrutura inferior assinada por um engenheiro civil? Sua pergunta é pertinente, como bom conselho, recomendo contratar urgentemente um engenheiro civil que considere toda a situação para correta avaliação da sua situação.