Porque o chuveiro esta afetando as instalações elétricas?

Ao ligar o chuveiro, em menos de 30 segundos, faltou luz em parte da casa. O chuveiro parou de funcionar, bem como a maioria das tomadas. No quadro interno, há um disjuntor exclusivo para o chuveiro. As lâmpadas da sala não foram afetadas, já as lâmpadas da parte superior da casa sim. Ao ligar o chuveiro, percebi que as tomadas que não funcionam, voltam a funcionar (as lâmpadas não). Pode ser algum curto na fiação do chuveiro?

Porque o chuveiro esta afetando as instalações elétricas?

Ao ligar o chuveiro, em menos de 30 segundos, faltou luz em parte da casa. O chuveiro parou de funcionar, bem como a maioria das tomadas. No quadro interno, há um disjuntor exclusivo para o chuveiro. As lâmpadas da sala não foram afetadas, já as lâmpadas da parte superior da casa sim. Ao ligar o chuveiro, percebi que as tomadas que não funcionam, voltam a funcionar (as lâmpadas não). Pode ser algum curto na fiação do chuveiro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 1
Wellington Elias Santos
Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Wes. Pintura Imobiliaria E Instalaçoes Eletricas. - há 6 anos

Esse problema é simples de resolver. Pelo que li percebi que tem tomadas e iluminaçao ligados no circuito do seu chuveiro. O que voce tem que fazer é. Trazer um circuito desde o quadro de distribuiçao de circuito (QDC) exclusivamente para o chuveiro. Nos fios que vao para o chuveiro nao pode nem pensar em ligar tomada nenhuma nem lampada. Por favor usar um cabo potente para instalar o chuveiro. De 6mm a 10mm. Boa sorte

Responder
Ricardo Izidio
Particular - há 6 anos

A Ecobrasil se sente honrada em poder ajudá-la.

O que está acontecendo é que não existe um circuito só para o chuveiro. Que neste caso está apagando os demais setores da casa.

Solução: criar um circuito independente para o chuveiro usando cabinho de 6 a 10mm.

Agradecido em poder ajudá-la.

Ailton
Tim Eletrica E Manutenção (Nilópolis, Rio de Janeiro) Tim Eletrica E Manutenção - há 6 anos

Esse problema e que a instalação do chuveiro foi feita da maneira errada causando transtorno para outros circuito.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Sim.. Deve ser um curto no circuito que alimenta o chuveiro... Neste caso deve-se trocar a fiação deste circuito...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região