Leonne
Parte Elétrica no Gesso

Boa noite, estou começando agora no ramo de Eletricista, apesar de já ter trabalhado a alguns anos atrás eu voltei agora, estou um pouco desatualizado no ramo, então gostaria de saber.

Vou fazer uma parte Elétrica em uma casa que será colocada o gesso no teto.

Queria saber como fixar os fios na parede, tendo em vista que será 9 circuitos independentes?

Parte Elétrica no Gesso

Boa noite, estou começando agora no ramo de Eletricista, apesar de já ter trabalhado a alguns anos atrás eu voltei agora, estou um pouco desatualizado no ramo, então gostaria de saber.

Vou fazer uma parte Elétrica em uma casa que será colocada o gesso no teto.

Queria saber como fixar os fios na parede, tendo em vista que será 9 circuitos independentes?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 5
Arnaldo
Particular - há 7 anos

Olá Leonne, sempre que vc fizer uma instalação elétrica (ou qualquer outro serviço) procure trabalhar SEMPRE dentro da melhor técnica e pensando no futuro, seu e seu cliente, desta maneira, o seu guia será a NBR5410, todos os circuitos devem estar protegidos por tubulação, pois vc não terá acesso aos mesmos após a instalação do gesso, caso vc precise lançar um cabeamento novo vc não vai conseguir guiar os cabos na ausência dos dutos, espero ter te incentivado a fazer o que é tecnicamente certo e fugir do apenas funcional e aceitável.

Marcelo Faria
Mf Soluções Eletricas (Santos, São Paulo) Mf Soluções Eletricas - há 7 anos

Há várias maneiras, sempre pensando numa futura manutenção, o correto e colocar conduíte no teto antes do gesso. O conduíte pode ser presso por braçadeiras aparafusadas no teto. Na minha casa eu prendi o conduíte com gesso. Alguns eletricista, realmente, só colocam o gancho no teto, porém quando for fazer uma manutenção será necessário quebrar o gesso.

Responder
Leonne
Particular - há 7 anos

Concordo amigo, porem aqui na minha cidade e na cidade vizinha o pessoal está usando apenas ganchos no teto e fazem um chicote com os fios, passam até 20 fios juntos um ao outro e prendem no teto, porem se precisarem de manutenção nesses fios não terá como sem quebrar o gesso.

Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 7 anos

bom dia sua pergunta não está bem formulada.

a forma como se faz instalações eletricas é a mesma para qualquer situação independe de ser gesso ou não

Responder
Leonne
Particular - há 7 anos

Amigo bom dia, na minha cidade eu procurei saber e o pessoal faz o seguinte, eles furam o teto da casa com uma furadeira e colocam buchas e guanchos para fixar os fios no teto, ao mesmo tempo fazem um chicote com esses fios usando abraçadeiras dividindo assim os circuitos. Você acha isso correto?

Leonne
Particular - há 7 anos

Amigo, aqui na minha cidade o pessoal coloca as caixas de passagem apenas nas paredes com as mangueiras até encostar no teto, porem não passam as caixas de teto como é feito antes de bater a lage. Eles deixam os fios amarados em chicote fixados no teto, como se fosse uma telha de aranha, achei muito estranho a forma que eles trabalham aqui quando usam gesso na casa.

Gilvan M. Machado
Gcs Elétrica e Serviços (Araraquara, São Paulo) Gcs Elétrica e Serviços - há 7 anos

Leonne bom dia,

Se já tiver um tubulação embutida que saia da porta de entrada Principal até o centro do teto do cômodo, vc pode utilizar a mesma, caso não tenha terá que cortar a parede para colocar uma, depois é importante manter passando os fios sempre por conduítes até o local de cada luminária, para não deixar os fios encostar na estrutura metálica do forro se for em Draywall.

Seja bem vindo ao ramo.

Responder
Leonne
Particular - há 7 anos

Amigo bom dia, na minha cidade eu procurei saber e o pessoal faz o seguinte, eles furam o teto da casa com uma furadeira e colocam buchas e guanchos para fixar os fios no teto, ao mesmo tempo fazem um chicote com esses fios usando abraçadeiras dividindo assim os circuitos. Você acha isso correto?

Natanael  Ferreira Sampaio
Particular - há 7 anos

Mas já tem a caixa de distribuição ?mas não entendi a pergunta

Leonne
Particular - há 7 anos

Amigo, tem somente o quadro de distribuição e as caixas de parede para interruptor e tomadas, agora as caixas no teto não tem, o pessoal aqui na minha cidade usa e fixar os cabos nos guanchos e colocar no teto. Achei estranho o modo que eles trabalham pois se no futuro eu precisar de incluir ou tirar um cabo como vou fazer? Por isso fiz essas perguntas.

Valdemir Nogueira Chagas

Leone, bom dia!

Normalmente programo a distribuição de circuitos pela parede fazendo o corte da mesma com uso de makita, colocação de conduíte e caixas de luz, e fixação com gesso. Após secagem você poderá passar os fios. Espero ter ajudado.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Leonne
Particular - há 7 anos

Amigo bom dia, na minha cidade eu procurei saber e o pessoal faz o seguinte, eles furam o teto da casa com uma furadeira e colocam buchas e guanchos para fixar os fios no teto, ao mesmo tempo fazem um chicote com esses fios usando abraçadeiras dividindo assim os circuitos. Você acha isso correto?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região