Como verificar se o teto é laje sem quebrá-lo?

Queremos comprar um apartamento, porém o pé direito da cozinha é muito mais baixo que do resto do apartamento (o pé direito dos outros cômodos é de aprox 2,5m e o da cozinha 2,2m).

Os donos atuais não souberam dizer se isso é o forro ou é a laje (ao toque é resistente e não faz eco, não parece gesso). O apartamento é em uma extremidade do edifício, no 14 andar, e nos andares superiores esta área é suprimida. Em resumo, queríamos saber se é possível que um cômodo tenha uma laje 30cm maior que as outras do apartamento. Essa avaliação é possível sem quebrar nada? Por onde começar a investigação e qual seria o valor?

Obrigado!

Como verificar se o teto é laje sem quebrá-lo?

Queremos comprar um apartamento, porém o pé direito da cozinha é muito mais baixo que do resto do apartamento (o pé direito dos outros cômodos é de aprox 2,5m e o da cozinha 2,2m).

Os donos atuais não souberam dizer se isso é o forro ou é a laje (ao toque é resistente e não faz eco, não parece gesso). O apartamento é em uma extremidade do edifício, no 14 andar, e nos andares superiores esta área é suprimida. Em resumo, queríamos saber se é possível que um cômodo tenha uma laje 30cm maior que as outras do apartamento. Essa avaliação é possível sem quebrar nada? Por onde começar a investigação e qual seria o valor?

Obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 3 anos

R: Se o teste do cabo de vassoura batendo na laje e nesse teto não foi suficiente para identificar pode-se tirar a luminaria e verificar atraves da caixa de luz...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 3 anos

Boa tarde!

Você pode retirar o plafunier da cozinha e verificar se há espaço entre ele e o teto...

Ou simplesmente se ele for aberto internamente onde encaixa a lâmpada você observar se ilumina por dentro...

Geralmente cozinhas são rebaixadas com gesso acartonado ou plaquinhas o que causa certa resistência...por isso o pé direito menor que outros vaos do apartamento.

Responder
Luiz Carlos Rodrigues Pinho

Pelo visto, tudo infica wue seja laje rebaixada para conter a tubulação de esgoto do pavimento superior. Esse sistema de rebaixamento da laje em 30 centímetros era muito utilizado anteriormente. Em projetos estruturais, rebaixava-se as lajes dos banheiros e cozinhas com o objetivo de acimodar as tubulações.

Responder
Venâncio Robson

Olá, uma dica que posso passar é nesse teto existe um ponto de iluminação, e através da retirada da luminária é possível verificar se realmente é um teto rebaixado ou se é a estrutura da laje, assim o único trabalho que terá e a retirada e colocação da luminária sem dano ao teto.