Como reparar piso cerâmico que esta se soltando?

Tenho um sobrado com ático. O rejunte do piso esta rachando fazendo com que as peças cerâmicas comecem a se soltar(a agua entra pelas fissuras e passa entre a manta e o contrapiso e então evapora). O que não entendo é: por que a manta q dobra sobre a parede(em torno de 20cm), esta descolando??como posso arrumar isso?? obrigada

Como reparar piso cerâmico que esta se soltando?

Tenho um sobrado com ático. O rejunte do piso esta rachando fazendo com que as peças cerâmicas comecem a se soltar(a agua entra pelas fissuras e passa entre a manta e o contrapiso e então evapora). O que não entendo é: por que a manta q dobra sobre a parede(em torno de 20cm), esta descolando??como posso arrumar isso?? obrigada

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Enoque
Particular - há 6 anos

Ah! Terá que refazer todo o revestimento novamente. A infiltração faz com que todos os pisos se soltam por evaporação. Isso acontece por falta de aderência entre a manta de impermeabilização e a argamassa. É imprescindível usar adesivo sobre a superfície impermeabilizada é assim esse fenômeno não aconteceria. Não se esqueça de usar argamassa de uso externo para tal, aplique-a sempre em seguida ao seu preparo recomendado, não demore e não dilua mais que o indicado. Boa sorte

Danilo Gomes Coelho
Dc - Soluções E Reformas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Dc - Soluções E Reformas - há 6 anos

Bom dia, Lui,

O melhor a se fazer na situação em questão é uma reforma do seu piso, incluindo refazer parte da manta, proteção mecânica, contrapiso e assentamento de nova cerâmica.

Infelizmente, se a água está passando pela manta, essa é a solução que deve ser adotada.

Se possível, seria um prazer dar um orçamento para o serviço.

No mais desejamos uma boa semana.

Responder
Lucas Umbelino
Umbelino - Projetos e Construções (Caieiras, São Paulo) Umbelino - Projetos e Construções - há 6 anos

Indico que realmente numa situação como essa, ou você retira os pisos que estão soltando e coloca um novo com nova argamassa, ou deve realmente remover todos, tratar o local e impermeabilizar e colocar um novo. Pelas condições do revestimento pela foto, eu aconselharia uma reforma mesmo.

Att

Lucas Umbelino

Técnico em Edificações / Engenheiro Civil

Responder
Claudio Costa
Studio Arya (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Studio Arya - há 6 anos

Primeiramente é preciso identificar a causa do problema. Pode ser alguma movimentação que causou dilatação e fissura, por exemplo. Identificado e corrigido o problema, aí sim faz-se o serviço de impermeabilização, assentamento e rejuntamento do piso, caso contrário, serviço perdido e dinheiro no ralo.

Responder
Lui
Particular - há 6 anos

Concordo Claudio. A causa aqui provavelmente provém de um reboco com espessura mto fina. A manta em si esta boa, não tem furos, não passa aguá para o piso inferior, porém, o descolamento da manta da parede faz com q o rodopé e a primeira cerâmica se desloquem mto, causando rachaduras no rejunte e a àgua acaba infiltrando entre o piso e a manta, fzento soltar o piso e rachar alguns por causa da baixa qualidade do piso(é uma cerâmica de baixa resistência que acabou não aguentando a evaporação da água e a dilatação do contrapiso). Pretendo aumentar a espessura do reboco colocado sobre a manta, trocar a cerâmica e tentarei usar algum rejunte mais emborrachado junto com silicone. Vamos ver se dará certo. Gostaria de saber se vc teria mais alguma idéia para tentar fixar esta manta. obrigada

Claudio Costa
Studio Arya (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Studio Arya - há 6 anos

Na troca do piso, não utilize cerâmica com base vermelha. Utilize cerâmica com base branca. É importante que todos os serviços, desde a remoção do piso existente até o rejuntamento do piso novo, sejam de primeiríssima qualidade, fundamentalmente pelo cuidado que se deve ter para não danificar a impermeabilização existente.

Avner Posner
Avner Posner Interiores (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Avner Posner Interiores - há 6 anos

Bom dia, tudo bem?

Infelizmente não há paliativo indicado para essa questão, o ideal é uma reforma que contemple refazer a manta, o contra piso e a instalação do piso. Provavelmente, a infiltração que tem acontecido pode ser culpa de um serviço ruim executado no inicio.

Responder
Particular - há 6 anos

A ScalaTécnica se sente honrada em poder ajudar com sua duvida.

R: A argamassa de assentamento já destacou... deve-se retirar e refazer a instalação e em seguida utilizar uma resina impermeavel...

Executando construções em estruturas metálicas, que lhe proporcionará agilidade na obra, limpeza, conceitos de sustentabilidade e design diferenciado, o custo da estrutura varia em torno de 300 reais / m2, e a obra acabada gira em torno de R$ 1200,00 / m2;

Executamos orçamentos sem compromisso;

A disposição;

AB | Arquitetura Integrada
AB | Arquitetura Integrada (Curitiba, Paraná) AB | Arquitetura Integrada - há 6 anos

Bom dia Lui. No que vc explica, infelizmente é retirar tudo e refazer, começando na manta. Ideal é ter a manta no mínimo a 30cm na dobra da alvenaria. Depois sobre a manta fazer oq chamamos de proteção mecânica (um contrapiso) onde vc terá o nivelamento e caimento do piso indicado. Por fim, aplique a cerâmica com argamassa para área externa, isso tem mais qualidade de característica para dilatação - pois ático sempre tem movimentação térmica e acabamento que seria rejunte em epóxi - melhor qualidade.

Importante é sempre ter todos os itens integrados - projeto, construção, reforma, especificações - assim vc terá um trabalho qualificado e com custo totalmente adequado.

Dúvidas e curiosidades, pergunte. Estamos aqui para ajudar e mesmo elaborar as suas necessidades.

Se desejar especificação, projeto e indicações de material podem ser efetuados por meio digital (email e/ou ftp) - basta enviar suas fotos, alguns detalhes e pronto. Atuamos constantemente dessa forma em todo território nacional.

Qualificados com CREA e CAU.

Consulte-nos – você irá se surpreender!

AB | Arquitetura Integrada

Responder
EMPREITEIRA RAMOS  ramos
Daniel Pinturas.me Manutenções E Instalações (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Daniel Pinturas.me Manutenções E Instalações - há 6 anos

Bom dia pra resolver só removendo tudo e trocando pois se começou a soltar então provável que solte o restante com o tempo . Isso acontece muito devido má colocação. Ex: massa ruim, não limpeza das peças que vem com pó nas costas e não limpar e lavar o contrapiso antes de fazer a colocação. Bem colocado se houver movimentação na estrutura o piso racha mais não solta.