Perfurar uma viga pode afetar sua estrutura?

Estou com a seguinte situação em uma reforma:

Foi solicitado que fossem aumentadas as saídas de água de uma calha embutida em uma viga pré-moldada.

A perfuração na peça (aprox 100mm) pode afetar a estrutura da viga é pré-moldada, uma vez que viga e calha são uma peça só?

Perfurar uma viga pode afetar sua estrutura?

Estou com a seguinte situação em uma reforma:

Foi solicitado que fossem aumentadas as saídas de água de uma calha embutida em uma viga pré-moldada.

A perfuração na peça (aprox 100mm) pode afetar a estrutura da viga é pré-moldada, uma vez que viga e calha são uma peça só?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Sebastiao
Marido Aluguel (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Marido Aluguel - há 6 anos

A dimensão a ser perfurada pode sim comprometer a resistência da viga. Considerando que a estrutura foi calculada para suportar determinada carga, torna-se desaconselhável a perfuração. Porém se houver possibilidades de consultar o calculista do seu projeto ele com certeza garantirá ou não a execução do furo. Particularmente eu desaconselho o furo. Procure desviar a tubulação e se possível cobrir ela com forro de gesso ou outra formá que garanta futura manutenção desse tubo.

Responder
Jean Carlos de Farias Pereira

A área superior da seção da viga pode ser aquela que recebe esforços de compressão, ao se reduzir esta área pode-se comprometer a estabilidade da peça, e por seguinte, toda a estrutura. Sugere-se uma outra solução, possivelmente, instalar uma nova calha, com maior capacidade de vazão, sobre a viga. Esperamos ter contribuído.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Outra opção e fazer um reforço estrutural com vigas metálicas, caso venha a afetar a parte estrutural, assim garantirá a estabilidade, antes de fazer este serviço;

A disposição;

Particular - há 6 anos

R: Se houver armadura nesse trecho que pretenderia utilizar, sim... deve-se consultar o projeto / projetista estrutural que executou essa peça;

A disposição;

Fernando Santos
Fernando Santos (Ribeirão Preto, São Paulo) Fernando Santos - há 6 anos

Sem ver o tipo de viga fica difícil dizer mas se for uma viga com projeto verifique onde está passando as ferragens sem ver o que posso dizer que o furo em si não afetará considerando que se falar em furo imagino um furo com uma boca feito a furadeira o preocupante seria o que seria preso a essa viga podemos furar sim uma viga pra passear um conduíte ou até um cano dependendo de como a viga foi executada é sempre bom procurar um profissional habilitado que possa ver o trabalho de perto

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região