Perfurar parte de uma viga para passar um cano de 50mm, pode abalar a estrutura da casa?

Moro no segunda andar e precisei fazer uma obra para passar um cano de 50 mm, para fazer conexão direto com o esgoto, pois o anterior 5eve o luxo interrompido. O pedreiro ao começar o trabalho para a passagem do cano cortou parte da vida externa (espessura que dê para passar o cano e fazer uma boneca por fora da parede) para poder realizar o trabalho. Será que isso pode abalar a estrutura da minha casa?

Perfurar parte de uma viga para passar um cano de 50mm, pode abalar a estrutura da casa?

Moro no segunda andar e precisei fazer uma obra para passar um cano de 50 mm, para fazer conexão direto com o esgoto, pois o anterior 5eve o luxo interrompido. O pedreiro ao começar o trabalho para a passagem do cano cortou parte da vida externa (espessura que dê para passar o cano e fazer uma boneca por fora da parede) para poder realizar o trabalho. Será que isso pode abalar a estrutura da minha casa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Respostas úteis 3
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 5 anos

PREZADO DIOGO , NÃO FURE NENHUMA PEÇA ESTRUTURAL SEM UM LAUDO PERICIAL , QUE ATRAVÉS DO APARELHO CHAMADO PACÔMETRO OU SCANER DE PAREDE DETERMINARA O LOCAL ADEQUADO PARA O REFERIDO CORTE , SEM RISCOS DE CORTE DAS ARMADURAS DE FERRO . ESSE EQUIPAMENTO SÓ PERITOS DE ENGENHARIA LEGAL POSSUEM , E O MESMO LÊ ATÉ 15 CM PARA DENTRO DA PAREDE OU PEÇA ESTRUTURAL E TODA A IMAGEM É VISTO EM SEU VISOR DIGITAL . ESPERO TE-LO AJUDADO E NOS COLOCAMOS A DISPOSIÇÃO

DIMAIK CONSTRUÇÃO LTDA

ARQUITETO E PERITO JUDICIAL

Manoel Luis Guimarães

Responder
Luis Araujo
Engenheiro De Estruturas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Engenheiro De Estruturas - há 5 anos

Pode furar, desde que seja no meio da altura e longe dos pilares de apoio. Se houver jaje, a altura da viga inclui a laje.

Responder
Galinho de quintal
Particular - há 5 anos

Não concordo com sua opinião, sr. Luis.

Nunca é legal furar uma viga, mas já que tem que fazer, o furo tem que ser na parte inferior da viga, e não no meio como o senhor mencionou.

Em nenhuma hipótese deve ser cortado o aço.

Mas mencionei do furo ser na parte inferior da viga, pois é onde ocorre a tração e o concreto é quase nulo para resistência a tração, por isso nós recomendamos quando for furar uma viga de concreto armado, seja na parte inferior.

Joao Carlos de Freitas Nunes

Boa noite. Com certeza pode abalar porque além de provavelmente você não saber a real situação estrutural e da ferragem desta viga para saber se ela suportaria esta diminuição de concreto, pode ocorrer de furar exatamente aonde está a ferragem. Precisaria estudar uma outra forma . grato Freitas Nunes Arquitetura

Responder
Pedecon Engenharia
Projecta Serviços E Manutenção Predial (Salto, São Paulo) Projecta Serviços E Manutenção Predial - há 5 anos

Meu caro, a Pedecon não aconselha nenhum furo em peças estruturais sem a avaliação de um técnico, e essa avaliação tem que ser feita no local, qualquer resposta orientando que faça o furo sem avaliação no local, pode ser entendida como uma irresponsabilidade de quem está sugerindo que faça.

Quer fazer algo de forma correta e segura? Contrate um profissional para avaliar tecnicamente, o custo compensará o seu sossego.

Grato!

Responder
BRUNO
BMB ENGENHARIA (Foz do Iguaçu, Paraná) BMB ENGENHARIA - há 5 anos

Boa Tarde Diogo,

a NBR 6118/2014 trata este assunto com total clareza, sendo assim para realizar um furo em uma viga, as seguintes verificaçoes devem ser respeitadas simultaneamente:

* furos em zona de tração (compreende a parte inferior da vida abaixo da chamada linha neutra) e a uma distância da face do pilar ou de outra viga em que ela esteja apoiada de no mínimo 2 h, onde h é a altura

da viga;

* Dimensão do furo de no máximo 12 cm e h/3;

* Caso mais de um furo em um mesmo tramo da viga deve-se respeitar a distancia de 2h entre eles;

* Cobrimentos suficientes e não seccionamento das armaduras.

Mantendo essas verificações não terá problemas

Responder
Searom Engenharia e Construção

Na dúvida, não fure!

Se ainda assim insistir, é preciso saber que não é apenas furar, mas saber onde (detalhes matemáticos para posicionar o furo sem comprometer a integridade da estrutura) furar, e também é necessário reforçar o contorno do furo com armadura.

Responder
PMCR Construcoes & Reformas Pericias & Autovistorias

Prezado Diogo,

Caso seja necessário realmente passar a nova tubulação que possivelmente não foi previsto anteriormente, se não tiver auxilio de um engenheiro especializado, aconselho a não realizar o furo podendo usar alternativas como realizar rebaixamento ou encaminhar esta tubulação por locais mais adequados.

Responder
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 5 anos

Bom dia! meu nome é André, sou engenheiro civil e especializando em estruturas e aconselho você a não mexer em estruturas sem que um especialista acompanhe e lhe direcione a melhor solução.

mexer em estruturas sem acompanhamento de um especialista pode acarretar no colapso da sua estrutura.

levando ao desabamento.

Responder
Tiago Monteiro
Tiago Monteiro Engenharia (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Tiago Monteiro Engenharia - há 5 anos

Prezado Diogo, de fato, furos dessa magnitude em vigas de concreto normalmente não são problema, desde que feitos na posição correta, ou seja, aproximadamente na metade da altura, afastado dos apoios e fora da ferragem. Só um detalhe: a tubulação que passar neste furo não pode ser justa (tem que ser menor do que 50mm).

Responder
Basilio Jose
Pjk Construção E Reformas (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Pjk Construção E Reformas - há 5 anos

Não abala se for com Serra copo e fora da ferragens

Responder
Galinho de quintal
Particular - há 5 anos

Bom dia, sr. Basilio.

Não concordo com o senhor.

Está certíssimo, em não furar onde está as ferragens, mas se furar na parte superior da viga, estará balando a estrutura. Pois é onde ocorre a compressão. Que é a parte onde o concreto está trabalhando.

Nós recomendamos o furo na parte inferior da viga, pois é onde atua a tração e o concreto não atua bem em tração.