A perfuração das vigas ou colunas, para a passagem de tubulações para fiações elétricas, pode comprometer a estrutura da minha casa?

Bom Dia, me chamo Alzira. Minha casa tem dois andares, gostaria de saber se a perfuração das vigas ou colunas, para a passagem de tubulaçães para fiações elétricas. Pode comprometer a estrutura da minha casa, pois meu Pai vive furando as Vigas e colunas para qualquer coisa, pendurar vasos de plantas e outros. Obrigada

A perfuração das vigas ou colunas, para a passagem de tubulações para fiações elétricas, pode comprometer a estrutura da minha casa?

Bom Dia, me chamo Alzira. Minha casa tem dois andares, gostaria de saber se a perfuração das vigas ou colunas, para a passagem de tubulaçães para fiações elétricas. Pode comprometer a estrutura da minha casa, pois meu Pai vive furando as Vigas e colunas para qualquer coisa, pendurar vasos de plantas e outros. Obrigada

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 3
Jean Guilherme dos Santos Fernandes Fernandes

Perfurações para passagem de tubulações em vigas e pilares podem trazer problema para a estrutura. Esse serviço somente poderá ser efetuado com o acompanhamento de um engenheiro que identificará o local mais adequado para a realização dessa atividade. A execução por pessoa desqualificada pode trazer prejuízos irreversíveis.

Responder
Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 7 anos

Bom dia Alzira,

A furação de vigas e pilares, para a passagem de tubulação, pode sim comprometer a sua estrutura.

Normalmente, pilares não podem ser furados para essa finalidade.

Em vigas, pode ser possivel, e o furo deve ser feito preferencialmente com máquina do tipo perfuratriz, mas depende de avaliação de um engenheiro calculista. Na dúvida NÃO faça.

Quanto aos furos para pendurar objetos, normalmente não tem problema, é só ficar atenta aos excessos de cargas.

Sds,

Ricardo Carvalho

Eng. Civil

Responder
Luciano Araújo Rego

Todo elemento estrutural é dimensionado levando em consideração sua área total seja de concreto armado, seja de aço, furos podem gerar pontos de fragilidade na estrutura e se forem feitos sem os equipamentos adequados isso poderá ser letal, existe a necessidade do parecer técnico em questão, em regra não se deve mexer em nenhum elemento estrutural sem a opinião do especialista.

Responder
Particular - há 7 anos

Depende onde é feito o furo, a dimensão em relação ao elemento estrutural (pilar ou viga), etc... Deve-se considerar toda a estrutura em volta de onde foi ou será feito tais perfurações, assim como o metodo da perfuração que muitas vezes acaba abalando mais do que propriamente o furo; A disposição. ScalaTécnica

Sergio Franco de Sá
Franco Ribeiro Construtora Consultiva (Belém, Pará) Franco Ribeiro Construtora Consultiva - há 7 anos

Instalações elétricas são maleáveis em seu encaminhamento, seria interessante verificar se existe outro caminho possível sem que haja a necessidade de se perfurar uma estrutura de sustentação evitando, desta forma, problemas futuros.

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 7 anos

Se os furos estão sendo feitos com furadeiras de pequeno porte(domésticas) para fixação de parafuso com bucha de plástico, para pendurar vasos de plantas ou televisores, não vejo problema. Esses furos são pequenos e não são capazes de interferir em uma estrutura bem executada. Furos com grandes dimensões para passagem de tubulações devem ser executados em locais onde acontecem menor esforço. Nesses casos a orientação de um profissional é o mais adequado.