Pergunta sobre a amperagem do disjuntor geral de uma residência de 127 volts de tensão

De quantos amperes tem que ser o disjuntor geral, quando a casa é de 127 Volts de tensão e tem 2 chuveiros elétricos, cuja potencia é de 5500 Watts e os condutores de energia dos chuveiros é de bitola 10 mm? Outro detalhe. Não tem quadro de distribuição na casa. As circuítos do chuveiros são ligados diretamente na rede. E, portanto, só tem a chave geral de disjuntor. A que fica no poste do padrão.

Pergunta sobre a amperagem do disjuntor geral de uma residência de 127 volts de tensão

De quantos amperes tem que ser o disjuntor geral, quando a casa é de 127 Volts de tensão e tem 2 chuveiros elétricos, cuja potencia é de 5500 Watts e os condutores de energia dos chuveiros é de bitola 10 mm? Outro detalhe. Não tem quadro de distribuição na casa. As circuítos do chuveiros são ligados diretamente na rede. E, portanto, só tem a chave geral de disjuntor. A que fica no poste do padrão.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

34 Respostas

Respostas úteis 3
Osny Magalhães de Oliveira
Eletcon Serviços E Soluções Elétricas (Contagem, Minas Gerais) Eletcon Serviços E Soluções Elétricas - há 7 anos

A melhor opção é substituir o padrão por 220V...na verdade as concessionárias tem que rever esse padrão de sempre colocar disjuntor de entrada de 40A...Os chuveiros de 5500W estão sendo os mais comprados ultimamente...desta forma já comprometeu a demanda...

Responder
Eng. Luan Carlos
Omega Solution Manutenções e Instalações Prediais e Condominiais (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Omega Solution Manutenções e Instalações Prediais e Condominiais - há 8 anos

Olá francisco, é importante que saiba a bitola de seu cabo alimentador, entrada de energia (poste) para residencia, primeiro proteja este cabo EX.: Cabo 25mm² proteção = 100A Cabo 16mm² protecão 63A, Ok. Agora dentro de sua residencia é prudente criar um quadro de força para distribuir suas instalações com circuitos de tomadas TUG (Tomada de uso geral) e iluminação, sobre os pontos de força que são os chuveiros com 5500W/127V=43A, Ok o cabo 10mm² suporta esta carga, agora para proteger seu cabo deverá ser instalado um disjuntor de 50A pois o limite de corrente do 10mm² e de 57A (dependendo do fabricante) instalando esta proteção você utilizará o chuveiro e o disjuntor não cairá pois está dimensionado acima da corrente consumida e estará protegendo o cabo pois está inferior ao limite de corrente caso ultrapasse os 50A ele irá desarmar. Caso tenha mais dúvidas estamos aqui para lhe ajudar!

Omega Solution.

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Para poder usar os dois chuveiros ao mesmo tempo você precisaria de um geral de no mínimo 100A. Porém esse disjuntor não é comercializado no monofásico. Você precisa solicitar um aumento de carga na sua residência diretamente na concessionária. É um processo demorado e demanda projeto e ART. MAs é

O correto a se fazer.

No projeto estará previsto o quadro de distribuição.

Os diajuntores individuais são definidos com base na carga de cada disjuntor e não podem ser maiores que a capacidade do condutor de cada circuito.

Você não tem outra saída a não ser procurar um profissional com CREA. se precisar de alguém e estiver em BH MG procure a iCan soluções técnicas.

Abraço.

Responder
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

Amigo, vc vai fazer uma mão enorme e gastar bastante dinheiro só por causa de 2 chuveiros de baixa potência? Mais vale vc instalar aquecimento à gás e não se estressar mais. Além disso, peça rede bifásica que facilita a vida.

Osmar Baere
Particular - há 6 anos

Não vai adiantar nada ele colocar um Disjuntor de 50A para alimentar a carga se no Relógio tem um de 40A, ele vai desarmar.

João
Particular - há 7 anos

eu posso colocar no meu padrão de entrada monofásico um disjuntor de 63a monofásico e um cabo 16mm indo até o quadro de distribuição e um neutro de 16mm vindo do padrão de entrada até o barramento de neutro , depois do quadro eu levaria fase/neutro de 10mm até meu chuveiro que é 127v 5500w e também dividiria a partir do quadro os outros circuitos da casa

Nilson Gabriel
NSG Suporte Técnico e Instalações (Ferraz de Vasconcelos, São Paulo) NSG Suporte Técnico e Instalações - há 8 anos

Francisco, boa noite. Pela sua descrição, a instalação não está de acordo com as normas técnicas. O mais aconselhado é fazer uma revisão, instalando um quadro de distribuição e dividindo o sistema, separando chuveiros, tomadas e iluminação. Dimensionar a capacidade do disjuntor, neste caso, é inadequado e seria apenas chute, pois depende também de saber quais os aparelhos você tem (ou terá) em casa, tais como geladeiras, televisores, aparelhos de ar condicionado, equipamentos eletrônicos, fornos elétricos, etc. etc.

Responder
Cesar Di Salvi
Firenze Serviços Técnicos (Campinas, São Paulo) Firenze Serviços Técnicos - há 8 anos

Olá Francisco.

Bem no seu caso é como foi comentado, você vai precisar fazer a instalação de um quadro de distribuição para instalar os disjuntores. No caso de sua pergunta a resposta é simples, vc voce divide a potencia pela tensão (5500/127=43a) ou (5500/110=50a)

Espero ter lhe ajudado

Responder
Bruno Lobato
Lobato Elétrica (Salvador, Bahia) Lobato Elétrica - há 8 anos

Francisco, lembrando que quando se dimensiona o alimentador geral da sua casa, não se pode somar a sua carga instalada da sua casa, dividir pela tensão de 127 V e achar a corrente de entrada da sua residência. O fator de demanda de 2 chuveiros elétricos é de 75 %, além disso o senhor considera iluminação e tomadas. Vamos supor que apresente de carga instalada para uma residência de 200 m², 8000 W de iluminação e tomadas (demanda de 4500 W) e os dois chuveiros elétricos de 5500 W (demanda de 8250 W), resultando num total de 12750 W de demanda. Para uma entrada individual monofásica com uma tensão de fornecimento de 127 V seria necessário um disjuntor de no mínimo 100 A.O ideal é solicitar para concessionária uma tensão de fornecimento de 220 V (Fase-Fase-Neutro), ramal de entrada com 4 condutores de 10 mm², 2 disjuntores termomagnéticos monopolar de 70 A e ou um disjuntor termomagnético bipolar de 100 A.

Responder
Francisco de Assis de Oliveira
Particular - há 8 anos

O que daria no total 72A na chave geral, não é? Ocorre que aí eu teria que mexer em toda a fiação da casa. Pois a rede de distribuição é direta e não tem caixa de distribuição e o condutor é de 10mm. E igualmente teria que trocar os chuveiros de 5500W para os de menor potência. O que nas lojas de materiais elétricos isso é uma raridade, logo, os chuveiros de 5500W tornou-se padrão para 127Volts na minha região. É muito complicado. De qualquer forma o meu muito obrigado.

Francisco de Assis de Oliveira
Particular - há 8 anos

Olá, Marcio. Na verdade, o disjuntor do padrão onde fica o relógio não é de 50A, E sim de 40A. E isso já é o suficiente pare haver queda constante, quando se usa os dois chuveiros. E a tensão da rede é de 127V e não de 220V. E sem contar que tem um chuveiro cuja bitola de condução não é de 10 mm e sim de 06 mm. E a potencia dos dois chuveiros é de 5500W. Ou seja há muita irregularidade.

Francisco de Assis de Oliveira
Particular - há 8 anos

Olá, Laércio Chagas. Na verdade, o disjuntor do padrão onde fica o relógio não é de 50A, E sim de 40A. E isso já é o suficiente pare haver queda constante, quando se usa os dois chuveiros. E a tensão da rede é de 127V e não de 220V. E sem contar que tem um chuveiro cuja bitola de condução não é de 10 mm e sim de 06 mm. E a potencia dos dois chuveiros é de 5500W. Ou seja há muita irregularidade. É que foi feita a instalação de acordo com os recursos do momento. E acabou ficando assim. Mas, vejo que é hora de haver alteração para o aperfeiçoamento. Por isso lancei as perguntas para corrigir as falhas. E contratar de fato um especialista.

Laércio chagas
Particular - há 8 anos

Olá, é importante observar que normalmente la no relogio medidor vc tem 2 disjuntores de 50A portanto voce tem um limite de 50A... se seus chuveiros sao de 220v eles precisara de 25A e no caso de 2 voce precisa de 50A Asim voce atingira o limite sem dizer que alem dos chuveiros avera varias outras coisas ligado....é importante que sua instalação esteja em dias para não haver vazamentos e os disjuntores ficar desarmando... por que os 50A LA NO RELÓGIO VC NÃO PODE ALTERAR...

Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Olá bom dia. sr Francisco o correto é fazer um levantamento geral da sua carga. Só dps disso é que é possivel chegar a corrente para dimencionar os cabos é disjuntor. Sem isso fica no campo da especulação. lembrando que em qualquer imovel não existe apenas chuveiros purisso a nescecidade do levantamento de carga

Responder
Wilian Angelo  a tonieto
Waa Instalações E Manutenções Eletricas (Americana, São Paulo) Waa Instalações E Manutenções Eletricas - há 8 anos

boa tarde. o disjuntor geral seria de 63 amperes q e a entrada do poste. A sua rede teria q ser o cabo 16mm. M as mesmo assim o disjuntor geral ia cair quando o sr. ligase os dois chuveiros. O mais certo seria q o sr. mudase a entrada do poste para 220 voltes assim os seus chuveiros tambem 220 voltes o disjuntor geral ia suportar. ok espero ter ajudado.

Responder
Weber
Particular - há 6 anos

Nunca. O padrao monofasico normalmente liga no maximo disjuntor de 70 cabo 16.... No manual do chuveiro 5500 pede cabo 10 disjuntor de 50. Te oriento usar resistencia de 4400 que o disjuntor mono de 70 com cabo 16 no padrao suportara....

Rafael Meneghini
Particular - há 8 anos

O ideal seria individualizar os chuveiros mais no mínimo seria disjuntor 63 Amperes e no máximo 100 Amperes teria que medir consumo real da rede com amperímetro, o problema é com curtos pequenos ele não iria desarmar e também não poderia usar os dois chuveiros ao mesmo tempo para não sobrecarregar a fiação elétrica

Aconselho a montar um quadro de distribuição na entrada da casa e individualizar os chuveiros, tomadas e lâmpadas para uma maior segurança.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região