Como contratar um engenheiro?

Bom dia. Construí um sobrado, na parte superior da casa dos sogros que já continha lage. O primeiro pedreiro (com contrato e recebendo o valor do serviço integral) abandonou a obra, deixando muita coisa para fazer, além do péssimo trabalho executado. Em seguida, outro empreiteiro assumiu e finalizou a obra do ponto que o primeiro deixou. A questão contra o primeiro pedreiro está na esfera judicial e aí surgiu a dúvida: Em caso de solicitação de perícia de um engenheiro cívil, como é realizado esse trabalho? Ele compara as plantas e as medida da construção? Verifica esquadro e nível de paredes? Pergunto isso pois acredito que não seria somente fazer a visita in loco e dar uma olhada e em seguida, confeccionar um laudo.

Como contratar um engenheiro?

Bom dia. Construí um sobrado, na parte superior da casa dos sogros que já continha lage. O primeiro pedreiro (com contrato e recebendo o valor do serviço integral) abandonou a obra, deixando muita coisa para fazer, além do péssimo trabalho executado. Em seguida, outro empreiteiro assumiu e finalizou a obra do ponto que o primeiro deixou. A questão contra o primeiro pedreiro está na esfera judicial e aí surgiu a dúvida: Em caso de solicitação de perícia de um engenheiro cívil, como é realizado esse trabalho? Ele compara as plantas e as medida da construção? Verifica esquadro e nível de paredes? Pergunto isso pois acredito que não seria somente fazer a visita in loco e dar uma olhada e em seguida, confeccionar um laudo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 3
VALOREN Avaliações, Perícias e Consultoria

Pelo que relatou, a pericia judicial ( se existir ) pouco será útil, pois não há o que se visto no local que foi já foi concluído por outro, correta? O Ideal era que tivesse ANTES de continuar os serviços com outro, ter contratado um engenheiro para elaboração de Laudo de Vistoria para que fosse registrado de modo legal a situação de abandono dos serviços. Com este Laudo seu advogado na demanda judicial teria muito mais chances de obter ganho da causa. Laudo é uma prova pericial.

Responder
Teddy
Particular - há 6 anos

Boa tarde, Valdenia. Por gentileza, olhe a resposta e as fotos que anexei para a SR Engenharia. Sim, quando houve abandono de obra por parte do primeiro, providenciei um laudo técnico com a engenheira responsável. Mas é que gosto de pensar sempre mais à frente. Obrigado.

Att

Francisco Hermano Ferreira Meirelles Junior

Teddy, bom dia. Tudo depende do que está solicitado na ação, judicial. É o juiz que define a necessidade de haver perícia ou não. Se sim, o perito é indicado pelo juiz e em contrapartida você pode contratar um assistente técnico para contestar ou auxiliar no trabalho do perito, como seu perito. Lembrando que as conclusões do perito judicial devem ser imparciais.

Responder
Teddy
Particular - há 6 anos

Boa tarde, obrigado. Penso sim contratar um assistente técnico. Anexei algumas fotos na resposta para a SR Engenharia. Adoro ver aquela onde tem a escada no hall de entrada :(

Att

Welson Cardoso da Silva

Bom dia Teddy,

Em primeiro lugar, precisamos saber, que tipo de processo está sendo movido contra o pedreiro que abandonou a obra, se for pelo fato de ter recebido o pagamento e não ter executado o serviço ou por outro motivo ;

Segundo ponto, o perito será designado pelo juiz que julga o processo, e ele será imparcial, verá o que de fato ocorreu, o que você pode fazer é contratar um engenheiro ou arquiteto para lhe auxiliar, quando o perito judicial for fazer a visita, o laudo que vale de fato é o que o perito designado pelo emitir.

Espero ter ajudado, boa sorte com o seu assunto, me coloco a disposição para quaisquer outras dúvidas.

Responder
Teddy
Particular - há 6 anos

Boa tarde. Notificações extra judiciais e depois, ação na justiça civil e trabalhista. Está parado no STJ, hoje, devido que ambos poderes recusaram a causa. Eu estou como "réu". Penso em fazer isso com base em seu segundo ponto. Obrigado pela resposta e anexei algumas fotos na resposta para a SR Engenharia. Att

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Teddy.

Tudo bem?

Complementando o que o Welson, o Francisco e a Valdenia lhe explicaram muito bem, a perícia técnica não será de muita serventia se não houve projetos nem o acompanhamento da obra (registro do avanço), pois não haverá base para determinar serviços e quantidades acordadas e executadas.

Também seria uma boa conduta a seu favor se a obra e os projetos (caso hajam) estiverem legalizados e aprovados pela prefeitura e demais órgãos fiscalizadores pertinentes.

É sempre importante seguir os trâmites legais para garantir a plenitude de seus direitos e evitar quaisquer questionamentos pela outra parte do processo.

A fato de você não ter a obra legalizada não impedirá seu direito de cobrar pelo que foi pago e não executado, porém não será bem visto judicialmente. Seria como cobrar na justiça um eletricista que foi pago para fazer uma ligação clandestina mas abandonou o serviço na metade.

Espero tê-lo ajudado.

Boa semana!

Responder
Teddy
Particular - há 6 anos

Boa tarde, obrigado pela resposta. O Habitissimo edita o título da pergunta e fica um tanto quanto estranho, enfim. Bem, a obra é totalmente regular, com engenheira e tudo mais. Foi liberado alvará de construção na prefeitura e já temos o habite-se, faltando mais alguns trâmites burocráticos em outros órgãos. Quanto à isso, sempre seguimos à risca. Foi elaborado pela engenheira responsável pela obra, um laudo técnico com fotos e descritivo do que teria que ser feito para finalizar a obra. Aqui estão algumas... Por isso que minha dúvida é se o perito de fato faz todas as medições... Se verifica esquadro e etc... Att

12 fotos
Zilefral Construtora
Zilefral Construção E Reforma (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Zilefral Construção E Reforma - há 6 anos

Amigo o Laudo Técnico é elaborado com a intenção avaliar as situações, resolver conflitos e problemas ou contribuir na busca por soluções técnicas. Ele irá apontar os erros na construção de seu edifício.

A pergunta é: a edificação de seu apartamento (sobrado) foi concretizada seguindo um projeto?

Não ficou bem claro se existe um projeto pelo qual seu 1º pedreiro começou a obra.

Com base no projeto o Engenheiro emitirá o laudo técnico detalhado, onde será relatado as observações e conclusões sobre a construção.

Responder
Teddy
Particular - há 6 anos

Boa tarde, sim. Toda a obra é legalizada com projeto executado pela engenheira, alvará, habite-se, recolhimento de ISSQN e outros trâmites burocráticos. O 1º recebeu integral e abandonou a construção (sim, eu sei que não pode pagar adiantado... Mas, se não pagasse, estaríamos na mesma situação judicial). Antes do 2º iniciar, foi elaborado laudo pericial pela engenheira, porém, a defesa do 1º tentará desqualificar. Anexei fotos na resposta para a SR Engenharia, veja abaixo.

Att

Markalife Engenharia   Andrade
Particular - há 6 anos

A necessidade de um laudo técnico so será necessária caso a construção apresente danos estruturais vc deve exigir na justiça os serviços que não prestados em relação ao contrato firmado.

Particular - há 6 anos

R: A visita técnica e a emissão de um laudo será feito com base na situação atual; o mesmo não poderá descrever ou relatar algo que ele não viu; Se atente a este fato, pois poderá facilmente ser contestado que o profissional que finalizou os serviços seja responsavel pelos erros, ou continuação dos erros...