Qual o peso máximo que posso colocar sobre a laje?

Olá. Quero planejar um aquário em torno de 300 litros, que contabilizando com o móvel vai chegar em torno de uns 500 kg. Entretanto, moro em apartamento. Entrei em contato com a construtora, que me repassou que o peso máximo que posso colocar na laje é 150kg. O que não me fez muito sentido. Gostaria da ajuda de vocês. Quanto peso eu poderia colocar sobre essa laje. Ou como posso distribuir esse volume de água sobre essa laje para não ter problemas? A laje aguenta?

Qual o peso máximo que posso colocar sobre a laje?

Olá. Quero planejar um aquário em torno de 300 litros, que contabilizando com o móvel vai chegar em torno de uns 500 kg. Entretanto, moro em apartamento. Entrei em contato com a construtora, que me repassou que o peso máximo que posso colocar na laje é 150kg. O que não me fez muito sentido. Gostaria da ajuda de vocês. Quanto peso eu poderia colocar sobre essa laje. Ou como posso distribuir esse volume de água sobre essa laje para não ter problemas? A laje aguenta?

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Germano P. Sandel
Perícias E Consultoria Em Imoveis (Campinas, São Paulo) Perícias E Consultoria Em Imoveis - há 10 meses

Caro Pedro,

o mais prudente você já fez, que foi questionar a respeito a je construtora/calculista da laje por ela executada.

Segundo a ABNT, a sobrecarga mínima de uma laje maciça de concreto armado é de 150 kgf/m2, sendo que em média resiste até 200 kgf/m2 sem apresentar deformações...A resposta pra tua pergunta é: DEPENDE ...

Trata-se de uma laje de concreto armado ? É uma laje maciça ou pre-fabricada em vigotas ? Qual a medida dos vãos livres entre os pilares ? A laje executada seguiu fielmente o previsto pelo projeto estrutural ? Existem atualmente outras sobrecargas nesta laje ? Além de uma limitação específica de sobrecarga em si da laje, há que se analisar o conjunto, ou seja, o edifício em si, limitações de sobrecarga por parte de normas internas de reformas de unidades autônomas estabelecidas em.Assembleia por parte do condomínio, etc...

Assim sendo, não se pode cravar de antemão um valor absoluto de sobrecarga para tua laje, pois " tua laje " faz parte integrante do edifício, o qual é de uso coletivo.

Uma consultoria técnica com um engenheiro , com CREA ativo, elaboração de um Parecer Técnico, e emissão de uma ART seria a melhor solução.

NÃO ARRISQUE !!!

Responder
André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 10 meses

Bom dia!

Se o projeto estrutural prevê carga de até 150kg/m. É necessário a consulta ao calculista da edificação sobre uma nova sobrecarga, pois pode causar deformações nas estruturas e podendo até causar patologias e necessário intervenção na residência

Responder
Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

A resposta da construtora esta correta e atende as normas de concreto armado.

É necessário a vistoria e laudo de engenharia para definir a melhor forma de instalação do aquário.

Fico a disposição para a vistoria e laudo. Grato engenheiro.aecio

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região