Qual o peso que suporta uma laje?

Estou fazendo meu banheiro e por falta de espaço optei por fazer banheira de alvenaria e granito. Uma laje piso aguenta?? Ela tem mais ou menos 12 cm.

Qual o peso que suporta uma laje?

Estou fazendo meu banheiro e por falta de espaço optei por fazer banheira de alvenaria e granito. Uma laje piso aguenta?? Ela tem mais ou menos 12 cm.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Priscila
Particular - há 4 anos

Valdirene,

muito cuidado com a tua reforma. Já vimos diversos casos de banheiros em casas e apartamentos cujas lajes desabaram por causa de banheiras não projetadas.

O peso que as lajes suportam seguem um complexo cálculo, que se baseia na norma exigida para lajes, como também nos materiais, vedações e uso da área.

Como disseram acima, se o dimensionamento da sua laje foi feita CONFORME A NORMA, ou seja, se você contratou um engenheiro na época para construir a sua casa (se você comprou a casa pronta, procure o proprietário anterior ou veja na prefeitura da sua cidade o arquivo do projeto aprovado da sua casa), consulte o PROJETO ESTRUTURAL feito para garantir que a laje foi feita seguindo os cálculos e descobrir a carga considerada para a laje.

Se a casa não tiver projeto de estrutura, sugiro que você contrate um engenheiro para realizar um teste de esforço na sua laje, e então descobrir a carga que ela suporta.

Pode ser que seja necessário realizar um reforço na laje ou, caso não seja possível, infelizmente você não poderá instalar sua banheira.

Lembrando que uma banheira de hidromassagem para UMA pessoa já exige uma carga acidental de 430kgf, então se a carga considerada para a sua laje for de 200kgf, já não comporta uma banheira.

Particular - há 4 anos

R: Para residencias geralmente se calcula 200 kg de sobrecarga adicional por m2, mas tudo dependerá do calculo estrutural que foi feito para sua laje na ocasião da construção;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.