Qual peso suportado por uma laje?

Minha casa é de 1962 e tem laje. Devido ao tempo, ela deixa vazar água para o andar debaixo. Decidi fazer um contrapiso em cima do piso anterior dela (colocando, inclusive, piso). A laje possui 100m². Pergunta: ela suporta o peso de um novo contrapiso e dos pisos?

Qual peso suportado por uma laje?

Minha casa é de 1962 e tem laje. Devido ao tempo, ela deixa vazar água para o andar debaixo. Decidi fazer um contrapiso em cima do piso anterior dela (colocando, inclusive, piso). A laje possui 100m². Pergunta: ela suporta o peso de um novo contrapiso e dos pisos?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Adalberto
Perícias E Avaliações (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Perícias E Avaliações - há 5 anos

Boa noite, Thay. Não é possível dar nenhum parecer sem uma visita técnica. Trata-se de uma construção de mais de 20 anos e certamente com o vazamento que você cita, provalvelmente comprometeu a armadura e o concreto. Contrate um engenheiro e não pedreiro, para que faça essa avaliação. Muitas estruturas entram em colapso, provenientes de umidades.

Responder
Milton Diniz  Neto
PHOENIX PLANEJAMENTO E OBRAS (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) PHOENIX PLANEJAMENTO E OBRAS - há 5 anos

Prezada Thay, primeiramente acho que seria muita pretenção minha lhe perguntar se este projeto existe. Mas de qualquer forma não me atreveria a te garantir qual carga sua laje suporta sem saber espessura e armação utilizada nesta construção. Acho também inevitável uma melhor apreciação por profissional habilitado para checar In loco as condições de sua laje, e de primeira mão não acharia prudente fazer piso sobre piso em se tratar de ama laje muito antiga.

Mas uma coisa é certa, terá que impermeabilizar está laje com urgência, visto que estás infiltrações podem prejudicar a estrutura da laje.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Somente uma visita no local para poder lhe afirmar...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Thay
Particular - há 5 anos

Breno, obrigada por responder. A laje é espessa, de acordo com o pedreiro, de um concreto difícil de quebrar. A mesma não possuía piso. Então, decidi refazer um contrapiso sobre ela, colocando piso. Quanto ao uso, ele já é bem limitado, serve somente para ver a vista. Meu medo era a casa começar a rachar, com o tempo, por causa do peso, até porque o andar embaixo dessa laje tem os tetos da cozinha e da sala muito largos.

Markalife Engenharia   Andrade
Particular - há 5 anos

Boa tarde thay hoje a tecnologia nós permite fazer uma impermeabilização sem exercer sobrepeso na sua estrutura faça uma pesquisa na internet e escolha um produto acessível para o seu projeto.

Breno
Bait Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Bait Engenharia - há 5 anos

Bom dia Thay! Existem lajes e lajes. Em geral, quanto mais espessa uma laje é, maior a capacidade dela. Mas uma laje de 15cm de espessura hoje aguenta mais que uma de 15cm em 1962. Para te dizer com certeza, somente com o projeto estrutural em mãos. Provavelmente ela aguentará o que você pretende fazer, contudo, o futuro uso dela será limitado, já que ela vai haver um sobrepeso permanente. O recomendado é retirar o piso e contra piso anterior, impemeabilizar a laje e refaze-los.

Responder
David de Lima Falcão Falcão
Particular - há 5 anos

Olá Thay!!sua casa tem 56 anos idade , temos ai problemas de infiltração, temos concentração de água que pode causar problemas graves na estrutura da sua casa ou apartamento. O correto é marcar uma visita de um profissional técnico ou até im engenheiro, para verificar o que está acontecendo no seu empreendimento. Tua segurança thaye da sua família está acima de qualquer projetos.